TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PSICOLOGIA

ORGANIZACIONAL

Maio – 2014

URUÇUI – PI

[pic 2]

Profª.

DIANNA CARVALHO

ATIVIDADE EXTRA

Disciplina:

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Aluna:

RAINARA CARDOSO NASCIMENTO

Maio – 2014

URUÇUI – PI

Resumo

Conforme Gil ( 2009, p.17), “Gestão de Pessoas é a função  gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais, quanto individuais”.

“ O termo Administracao de Recursos Humanos é muito restrito, pois implica a concepção das pessoas que trabalham numa organização apenas como recursos, ao lado dos recursos matérias e financeiros” ( Gil, 2009, p. 18).

Sabemos que a psicologia organizacional, como a ciência do comportamento andam lado a lado, pois ambos ficam à disposição do Administrador.

A psicologia nesse contexto será majoritariamente uma ponte de comunicação entre os interesses de “patrões e empregados”

Introdução

        Psicologia Organizacional são conhecimentos da psocologia aplicados na empresa. Ou seja, dentro da visão Humanista, é definido como uma atividade que corresponde ao artificialismo a existência humana. Não se restringe a gestão de pessoas, também da atenção a saúde do trabalhador e da organização.

        O trabalho tem como finalidade suprir as necessidades humanas sejam elas financeiras, sobrevivencia e/ou existênciais, pois o trabalhoforma a identidade do individuo.

        A organização como um todo buscam um estado de equilibrio interno para enfrentar os desafios do ambiente externo. A Psicologia Organizacional cada vez mais cumpre uma papel importante e decisivo na formação de pessoas e de um ambiente organizacional favorável para lidar com a adversidade.

A Psicologia Organizacional suegiu atravez de duas divisões principais: a psicologia industrial, o ramo mais antigo, que por meio de recursos humanos busca gerenciar a eficiência da organização. Já parte organizacional se desenvolvel a partir do monumento de relações humanas dentro das organizações, preocupada em compreeder o comportamento individual e aumentar o bem estar no ambiente de trabalho.

        Os psicólogos organizacionais lidam com os assuntos relacionado a saúde dos indivíduos no ambiente de trabalho, desde sua seleção (contratação), treinamento, desempenho, motivação e segurança. Tem um campo de aplicação de principios cientificos dentro deste ambiente.

A Psicologia Ornanizacional, inicialmente como Psicologia Indusrial, estuda os fenômenos psicologicos presentes nas organizações. Mais especificamente ligados à gestão de recursos humanos (ou gestão de pessoas).

23,6% dos psicológos  trabalham ma área organizacional, o que o torna a segunda maior área da psicologia.

A psicologia esta ligada a empresa atualmente, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, até mesmo nas emoções geradas num ambiente de trabalho.

        Tradicionalmente, as principais áreas da psicologia organizacional são: recrutamento, seleção de pessoal, treinamento e diagnóstico organizacional.

        

Algumas das principais atividades do psicologo organizacional:

  • Analizar cargos e salarios;
  • Realizar seleção e recrutamento de novos funcionários;
  • Aplicação de testes psicologicos ( atividade exclusiva para psicologia);
  • Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários;
  • Organizar o treimaneto de abilidades dos profissionais;
  • Organizar um clima organizacional mais eficaz;
  • Resolver situações de conflitos entre funcionarios;
  • Projetar sistema de avaliação de desempenho;
  • Avaliar a eficácia de uma pratica específica;

O psicologo Organizacional deve buscar alcançar níveis de exelência de qualidade por toda organização.

Sabemos também que, gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos de humanos, conhecida pela ssigla ‘RH’ é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas conhecidas como o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção  dos objetivos e metas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (310.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com