TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  2/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL – 02 de julho de 2020

Acadêmico(a): __Millena da Silva Farias__________________________________

ATIVIDADE – Gestão de conflitos

Acesse o artigo “Imparcialidade nos conflitos organizacionais: um estudo na unidade SESC de RS 2018” (disponível pelo link https://riuni.unisul.br/handle/12345/5487 ) para responder às perguntas a seguir:

Leia a situação-problema:

Mérida tem pouco mais de quarenta anos e trabalha há dez numa empresa de consultoria. Ela é respeitada por seus pares e é conhecida como uma pessoa calma, assertiva e muito competente. Contudo, algo mudou desde o início do ano, quando Mirna (com pouco mais de trinta anos de idade) foi promovida a chefe do setor. Desde então, Mérida não tira da cabeça o que considera uma injustiça, já que Mirna não teria tempo de casa nem experiência suficientes para tal cargo.

- É ridículo ter que obedecer a uma mocinha assim! (pensa Mérida consigo mesmo, já que nunca expressou isso a seus colegas ou superiores, por temer julgamentos).

Por mais que tente ser simpática a profissional, Mérida notou que sua motivação e sua satisfação diminuíram muito, e se sente incomodada por prestar contas a Mirna.

1. Analisando a forma dessa situação-problema, o conflito aí envolvido seria melhor classificado como percebido, experienciado ou manifestado? Justifique.

R: Experienciado, pois Mérida não tem uma boa aceitação sobre a promoção da colega de serviço, acaba achando que por conta de ter pouca idade e tempo de casa pode ser que não tenha capacidade de tal cargo, então com isso ela caba ficando com um sentimento de raiva e injustiça.

2. Analisando a causa principal desse conflito (páginas 6 a 7 do artigo), você o classifica como conflito de relação, de informação, de interesse, estrutural ou de valores? Justifique.

R: Conflito de relação, por que Mérida não aceita que uma pessoa menos experiente tenha um cargo melhor e então ela pode estar se equivocando.

3. Compare a situação-problema com a principal causa de conflitos apontada pelos participantes da pesquisa: Houve semelhanças? Justifique.

R: Sim houve, muitas vezes pode nem ser o cago aonde a pessoa ganha uma promoção, pode também não ser ou ser a pessoa menos experiente, é que muitas vezes acaba tendo um pré-julgamento, ou a pessoa não gostar da outra por algum motivo com isso acaba afetando alguém como na situação problema.

4. Você – ou algum(a) conhecido(a) – já vivenciou uma situação importante de conflito no trabalho? Descreva brevemente esse conflito e diga como foi o seu desfecho.

R: Vivenciei em trabalho por conta de horário, aonde eu trabalho não temos a opção de escolher o horário e por conta disso uma funcionaria sempre conseguia mudar, isso resulto em um conflito entre colegas de serviço, pois ela sempre escolhia o horário em que queria ficar, ganhando regalias,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com