TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  22/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

Para responder este exercício os alunos deverão fazer grupos de 4 pessoas e utilizar os livros Psicologias – Ana Mercês Bock - Capitulo 1 – e o livro Comportamento Organizacional do Robbins - capitulo 1 mais transparências enviadas por mim.

Valor: 5,0 pts.

1. Defina comportamento organizacional. Relacione este conceito com a administração e a sua importância para a mesma.

De acordo com o livro “Comportamento Organizacional” de Stephen P. Robbins, o comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

É certo que o comportamento dos executivos e seus funcionários afetam o desempenho das empresas, de modo que o estudo deste comportamento pode ajudar a influenciar positivamente a administração de uma empresa.

Isto porque, é essencial na administração de uma empresa que se perceba a importância de se conhecer sobre o comportamento humano, sendo que tal conhecimento tem papel significativo no sucesso de uma empresa, visto que seu funcionamento depende da capacidade dos executivos em trabalhar e se comunicar com outras pessoas, possibilitando a manutenção de um ambiente de trabalho saudável, bem como a manutenção de funcionários com alto nível de desempenho.

2. “O comportamento humano é geralmente previsível, não havendo necessidade de ser estudado formalmente”. Esta afirmação está incorreta? Por que?.

A assertiva acima descrita encontra-se incorreta. Isto porque, ao nos deparamos com um assunto tão complexo como o comportamento humano, devemos estudar e analisar diversas situações, como por exemplo o fato de que cada indivíduo possui a sua personalidade, personalidade esta influenciada por diversos aspectos ao longo da vida, sendo tais questões externas e internas, tornando o comportamento humano imprevisível.

3. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.

Senso comum pode ser definido como um conhecimento baseado em experiências construídas durante a vida, sendo tal passado de geração a geração.

Um exemplo seria a instrução de que Ameixa e mamão ajudam a regular o intestino.

4. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?

A psicologia deve ser definida como área da ciência que busca analisar e entender os processos mentais dos indivíduos. Dessa forma, tal campo científico tem como objeto o homem, sua personalidade e seu comportamento (consciente e inconsciente).

5. O que é subjetividade?

A subjetividade importa na existência de um sujeito, ou seja, um individuo que possui o seu modo de pensar, falar e agir. Partindo desta premissa, constate-se que a subjetividade deve ser tratada como o mundo de ideias de um individuo, sendo tais ideias o resultado do desenvolvimento deste, bem como de suas experiências da vida sociocultural, sendo assim determinante em seu modo de agir.

6. Qual a importância para o administrador em conhecer a subjetividade humana e como lidar com ela dentro das organizações?

Ao conhecer a subjetividade humana, o administrador de torna mais eficaz, uma vez que diante de seu conhecimento, poderá estimular a produtividade de seus subordinados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com