TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE[pic 1]

Campus Universitário de Irati

Setor de Sociais Aplicadas – SESA/I

Departamento de Administração

Nome:

Atividade de Psicologia Organizacional

A proposta desta atividade é que você estabeleça uma relação entre os principais conceitos das aulas sobre Grupos e Equipes com a animação “É mais inteligente trabalhar em grupo”, disponível no youtube no link <https://www.youtube.com/watch?v=2luAkrMyvLM> e também no Moodle. Você pode utilizar os textos de apoio que estão no Moodle e outros materiais que considerar importantes. Lembre-se de referenciar os textos e respectivos autores que utilizar nesta atividade. (mínimo 1 página).

Inicialmente é importante compreendermos a definição conceitual de Grupos e Equipes; Grupo é um simples conjunto de pessoas ou uma simples reunião de indivíduos que se juntam em prol da realização de um objetivo.

O que existe é um compartilhamento de informações para ajudar cada membro com sua própria responsabilidade.

Diferentemente segundo Kurt Lewin (1978), um grupo é mais do que a soma de seus membros: consiste numa totalidade dinâmica que não resulta apenas da soma de seus integrantes, tendo propriedades específicas enquanto totalidade, princípio da Escola da Gestalt. Possui estrutura própria, objetivos e relações com outros grupos. A essência de um grupo não é a semelhança ou a diferença entre seus membros, mas sua interdependência. Lewin caracteriza um grupo como sendo um todo dinâmico, o que significa que uma mudança no estado de uma das suas partes provoca mudança em todas as outras.

Desta forma para Lewin as realizações dos objetivos grupais criam no grupo uma interação entre as pessoas, que se influenciam reciprocamente e pode haver a produção de novos significados e metas.

Entretanto Equipe é caracterizado por um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas. Em uma equipe deve haver a interação entre seus membros e especialmente o reconhecimento da interdependência entre seus membros no atingimento dos resultados da equipe, desta forma favorecendo também o resultado das demais equipes que compõe a instituição ou organização, obtendo resultados como um todo, um conjunto.

Segundo Chiavenato (1998) as equipes de trabalho operam de modo participativo na tomada de decisões. Um aspecto fundamental é a habilidade multifuncional. Cada participante do grupo possui várias habilidades afim de desempenhar diferentes tarefas e são responsáveis por atingir resultados. Existe autonomia para decidir sobre a distribuição das tarefas entre si, a programação do trabalho, treinam uns aos outros e cooperam em coletividade, avaliam a contribuição de cada um e são responsáveis pela qualidade do trabalho em grupo e pela sua melhoria permanente.

Em uma equipe a responsabilidade de erros ou acertos não é individualizada, não se procura culpados ou ganhadores, os méritos ou consequências são de todos, assim os esforços produzidos por cada individuo integrante resultam em um desempenho maior do que dos caminhos ou métodos individualistas.

Segundo ALBUQUERQUE (2004), nos grupos cada um se responsabiliza pelos resultados de maneira individual e nas equipes, a responsabilidade pelo resultado final é compartilhada por todos

Neste contexto, podemos afirmar que em um trabalho em equipe, pessoas inspiram umas às outras a serem melhores do que seriam se estivessem trabalhando individualmente.

Colocando grupos e equipes em lados opostos, fica mais clara a visualização das diferenças nos métodos de trabalho.

Responsabilidade: Nos grupos a responsabilidade é individual, é sempre mais “fácil” encontrar e apontar o culpado. Diferentemente nos trabalhos em equipes, onde não existem culpados, a responsabilidade é coletiva, vencer ou perder pertence a todos.

Habilidades:  Em grupos as habilidades e talentos são individualizadas, e pelo fato de não dependerem um do outro entre si, estas habilidades não atingem seu potencial máximo, pois elas não se somam com as dos outros integrantes. Em uma equipe as habilidades são compartilhadas e impulsionadas a melhorar a cada instante através do relacionamento entre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (190.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com