TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Participação e a Situação Atual da Mulher no Mercado de Trabalho.

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 3

A participação e a situação atual da mulher no mercado de trabalho.

A participação da mulher no mercado de trabalho a décadas tem sido alvo de uma grande desigualdade social, embora atualmente não esteja no topo da mídia, a inclusão do gênero feminino no mundo profissional sempre foi um assunto de grande discussão. Porem mesmo com tamanha dificuldade a mulher vem ganhando espaço nesse meio, através de muitas lutas que na maioria das vezes deixaram marcas na vida de milhares delas.

Um dos grandes fatores que contribuíram para que a mulher começasse a ganhar lugar no mundo profissional foi a revolução industrial, no qual permitiu que as mulheres saíssem de suas casas para as industriais. Independente da dificuldade, foi um acontecimento que contribuiu para que uma nova era fosse formada, que de forma geral permitiu que fosse conquistado um novo degrau rumo ao fim desta desigualdade.

No dia 25 de março de 1911 um grande desastre industrial tirou a vida de 146 mulheres de forma cruel e desumana. O fato aconteceu devido a uma reivindicação em que elas pediam uma diminuição na carga horaria de serviço para 10 horas, entre outros pedidos, mas esses pedidos foram respondidos de uma forma que elas jamais imaginariam, onde foram trancadas na fábrica em seguidas queimadas vivas.

Entre tantos acontecimentos, com o passar dos anos as mulheres adquiriram muitos direitos trabalhistas, leis que garantem melhores condições de serviços entre vários outros benefícios. Entretanto atualmente ainda existe uma grande discriminação em relação as mulheres serem inseridas neste meio, principalmente quando se refere a um nível hierárquico mais elevado em uma organização, pois muitos empregadores acreditam que as mesmas não são capazes de ocupar tal cargo, embora várias empresas já estejam adotando uma melhor política para a inserção de forma com que tenham seus direitos da maneira em que as leis a ditaram, empresas essas que, ao fazerem isso se tornar realidade, tem um maior reconhecimento pela sociedade.

A mulher no mundo profissional pode ser discriminada de variadas as maneiras, seja ela direta ou indiretamente, e que algumas das vezes são feitas por elas esse próprio julgamento, ao qual muitas se limitam a fazer coisas que são capazes, mas que por ser algo já conceituado pelas mesmas que aquela tarefa supera suas qualificações, fazem com que essa barreira seja ainda mais longa de ser ultrapassada.

No mundo atual em que vivemos, cada vez mais um número maior de mulheres vem lutando de forma gradativa para conquistar seu lugar nas organizações, tanto que no Brasil mais de 55% das mulheres já estão trabalhando, embora a minoria em cargos mais elevados como gerencia, presidências entre outras áreas de nível superior, pois se for considerado o ritmo atual, a equidade dos gêneros nas empresas levara 80 anos para ser alcançada em escala global.

Embora ainda exista diversas barreiras de discriminação, desigualdade social para este assunto, e que ainda levara algumas décadas para tornar essa dificuldade extinta, ser levarmos em consideração os avanços e os conquistas realizadas pela luta das mulheres por seus direitos seja no mundo profissional ou até mesmo em sua vida social, já está havendo uma grande vitória se comparando com os séculos passados, e como foi citado anteriormente não vai ser dias nem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com