TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa de Campo

Por:   •  24/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

- MACRO AMBIENTE Volkswagen

• Ambiente Econômico:

A Volkswagen é pautada por seu crescimento momentâneo na Europa e América Latina, tida como a maior produtora de veículos com 8 milhões de carros vendidos até 2011. Já aqui no Brasil mais especificamente com 59 anos de “vida”, já foram produzidos mais de 19 milhões de automóveis dentre carros de passeio e comerciais leves. Com a vinda de muitas montadoras chinesas para o Brasil trazendo na bagagem carros com preços "mais em conta" e completos de fábrica, possuindo: (ar-condicionado, direção, conjunto elétrico, rodas de liga leve etc.), e ainda contendo garantia que vai de 3 a 5 anos, faz com que a Volkswagen vê seu mercado ficar mais acirrado por conta dessas concorrentes, obrigando-a a buscar estratégias para manter-se com a imagem mais buscada no mercado. Outros fatores podem preocupar a queda da montadora, uma delas é o aumento de IPI (imposto sobre produtos industrializados) forçando assim o público a comprar veículos seminovos.

• Ambiente Social e Cultural:

A Volkswagen atualmente visa a excelência em seu mercado atuante, o respeito com o colaborador, proximidade com o cliente, capacidade de renovação tanto da marca como dos automóveis, alto desempenho e sustentabilidade, possuindo uma forte fixação no mercado brasileiro de que a Volkswagen é bem aceito entre os consumidores por ter preços de peças acessíveis desde o lançamento dos seus primeiros carros o Fusca e a Kombi. A empresa conseguiu cativar seu cliente ao longo da história como “O Carro do Povo". Hoje a montadora prega para seus consumidores a importância do Pós Venda, conseguindo emplacar com este conceito e ao longo do tempo com trabalho de marketing a menor desvalorização de um seminovo, ou seja, é o carro que menos desvaloriza aqui no Brasil, elevando ainda mais o seu poder de compra e venda do 0 km para os consumidores.

• Ambiente tecnológico e Geográfico:

A montadora desde sua instalação aqui no Brasil já possui 5 fábricas em todo o território nacional e no mundo inteiro são 62, 15 em países europeus, e em 7 países do continente americano, asiático e africano. Toda essa expansão se deu devido à forte investimento na área tecnológica. A Volkswagen corre junto com a aceleração tecnológica do mercado, foi a pioneira a lançar o carro Total Flex, onde o cliente pode escolher entre álcool ou gasolina para o combustível do carro, sabemos que não é mais novidade, mas foi uma das montadoras que começou a produzir controle de bordo pelo volante. Com o lançamento de novas linhas de automóveis desde 2009 a tecnologia continua ao lado da montadora, suas últimas invenções são a tecnologia ACC (Adaptive Cruise Control) tecnologia de segurança que mantem o carro a uma distância segura do veículo a frente, como também "SENSOR DE FADIGA " que analisa o comportamento do motorista e monitora o seu nível de atenção alertado no painel até a parada do automóvel que faz com que os carros da montadora além de ganho em status também excelência em segurança. É nítido que nos tempos de hoje só falamos de sustentabilidade, meio ambiente (preservação da natureza) e a Volkswagen não fugiu das suas responsabilidades, onde além de criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com