TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política e Redes Sociais

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.678 Palavras (7 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

POLÍTICA E REDES SOCIAIS

A Problematização das Redes Sociais

Campinas

2018

Natália Miranda Barbosa da Silva / R.A: 201160248

Édison Junior Donizette / R.A: 102170229

 Thomás Moreira/ R.A:

POLÍTICA E REDES SOCIAIS

A Problematização das Redes Sociais

Trabalho final, apresentado a Faculdade ESAMC como parte das exigências para a obtenção de aprovação na disciplina de Ciência Política.

Campinas

2018

RESUMO

Este trabalho surgiu para fomentar a problemática da Fake News no cenário atual, tanto político como social. Ao ter apresentado a possibilidade de ser escolhido o tema, todos os presentes do grupo concordaram que debater tal problemática era uma pauta justificável dado ao fato de que cada vez mais podemos observar o poder que essas notícias falsas têm, desde eleger um presidente, até mandar prender um ex-presidente. Ao decorrer deste trabalho iremos discorrer todo esse problema, apresentando fatos históricos, acontecimentos e dados, sempre procurando citar as devidas fontes para sustentar os dados.

Palavras-chave: Comunicação. Redes Sociais. Política. Liberdade de Expressão.

1 INTRODUÇÃO

        O termo “fake news” ganhou destaque nos últimos anos, principalmente nas redes sociais, incentivando pesquisas jornalísticas sobre o tema e criando discussões nas mídias em geral. O termo inglês que, em tradução livre, significa “notícias falsas”, contribuiu para a divulgação de diversas matérias explicando o impacto das informações falsas propagadas e como evita-las.

        Historicamente, a sociedade utiliza a informação como o alicerce do conhecimento. Quem detém as fontes de propagação informativa possui enorme influência no conhecimento.  O intuito desse trabalho é analisar a problemática causada pelas notícias falsas, a desinformação e os impactos da busca de conhecimento em redes sociais e fontes não confiáveis ou “paralelas”.

Devido a crescente utilização das redes sociais e o constante aumento de número de usuários (estudos realizados pela eMarketer em 2016 apontaram o Brasil como o país que mais usa redes sociais na América Latina, com 93,2 milhões de usuários ativos), a importância das redes aumentou exponencialmente na formação das perspectivas políticas da população. O problema central é que a grande maioria dos usuários não possui o senso crítico para averiguar a fonte e definir se a notícia é falsa ou verdadeira. Dessa forma, o “jornalismo preguiçoso” e informações falsas tornam-se argumentos em assuntos delicados.

        Navegando nas redes sociais, é fácil de localizar diversas discussões políticas, geralmente polarizadas, provando que as plataformas tornaram-se campos de batalhas ideológicas entre diferentes grupos, principalmente após a divulgação de acontecimentos relacionados à política, propostas governamentais, corrupção, etc.


2 O QUE É FAKE NEWS?

Esse termo ainda é muito recente, pois alguns pensam que são “uma história deliberadamente fabricada por um meio de comunicação” ou que é uma informação com algum erro, ou uma historia tendenciosa, etc. Entretanto, não é tão simples assim a definição.

Fake News são noticias falsas que as imprensas usam com intenção de persuadir uma massa de leitores, fazer acreditar nos boatos, fazem isso a fim de obter ganhos financeiros ou políticos, geralmente as manchetes são sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção. Essas notícias costumam ser presente em websites, mídias sociais, nos meios de comunicação por ter apelo mais popular, às vezes não colocam fonte e quando a colocam não é confiável.

“Michael Radutzky, um produtor do show 60 Minutes da CBS, disse que seu show considera notícias falsas como "histórias que são comprovadamente falsas, têm um enorme tração [apelo popular] na cultura, e são consumidas por milhões de pessoas". Ele não inclui notícias falsas que são "invocadas por políticos contra os meios de comunicação sobre as histórias ou comentários que eles não gostam”. Guy Campanile, também produtor de 60 Minutos, disse: “Estamos falando de histórias que são fabricadas do nada”. “De forma geral, criadas deliberadamente e que qualquer por qualquer definição sejam mentira.” A intenção e o propósito por trás das notícias falsas são importantes. Em alguns casos, o que parece ser uma falsa notícia pode ser, na verdade, notícias de sátira, que usa o exagero e introduz elementos não verdadeiros com o objetivo de divertir ou fazer um ponto, em vez de enganar. “Propagandas também podem ser falsas notícias.”

COMO EVITAR AS FAKE NEWS?

Para identificar noticias falsa, olhar as fontes, referencias das noticias não é suficiente, por serem boatos, etc., nem sempre é confiável também, pois como as imprensas usa as fake news com intenção de enganar para ganhos financeiros e políticos, também inventam de colocar fontes falsas ou fontes desconhecidas.

        Como esse fenômeno na internet é bem presente por ser atingido em massa, há alguns sites que identificam quais são as falsas e as verdadeiras e atualiza sempre para as pessoas.

        "O Facebook se comprometeu a ajudar seus usuários a identificar as notícias falsas, e adicionou em certa de 14 países uma seção com dicas sobre como reconhecer notícias falsas. Os leitores também estão se tornando mais céticos e atentos: uma pesquisa mostrou que mais de 3 em cada 4 leitores de notícias verificaram fatos em uma notícias de independente, enquanto 70% reconsideraram compartilhar uma matéria por receio de que ela pudesse ser uma notícia falsa."

A figura abaixo mostra algumas dicas de como identificar Fake News:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (60.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com