TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Possibilita ao homem projetar a si nos futuros possíveis

Por:   •  16/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.906 Palavras (28 Páginas)  •  2.156 Visualizações

Página 1 de 28

RESPOSTA AS I

1. Leia as seguintes afirmações sobre o pensar humano:

I    Possibilita ao homem projetar a si nos futuros possíveis, orientando as ações humanas em direção ao futuro mais desejado – e evitando o menos desejado.

II    O pensamento e situações podem se repetir e, se isto ocorrer, o indivíduo não precisa realizar a mesma reflexão com o mesmo grau de profundidade, uma vez que dessa situação retirou aquilo que chamamos de experiência.

III    O homem pode partilhá-la com os outros, ensinando sobre a experiência vivida e transmitindo o conhecimento gerado para esse tipo de situação para aqueles que fazem parte de seu convívio social.

É VERDADEIRO o que se afirma em

        

 A.  I e II, apenas.        

 B.  I, apenas.        

C.   I, II e III.

 D. II e III, apenas.

E.  I e III, apenas.

2. É o sistema integrado de padrões de comportamento aprendidos, os quais são característicos dos membros de uma sociedade e não o resultado de herança biológica. Não é geneticamente pré-determinada; é não instintiva. É o resultado da invenção social que é transmitida e apreendida somente através da comunicação e da aprendizagem (HOEBEL; FROST, 1976, p. 4).

Trata-se da

        

A. cultura.        

B.  raça.        

C. dialética.

D. antropologia.        

E. humanidade.

3. Em relação à transmissão da experiência humana, leia as seguintes afirmativas, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:

I    A transmissão da experiência humana se dá por meio de uma linguagem em construção e de sistemas culturais em movimento de perene transformação.

II    A maioria da população no mundo tem uma cultura global e que muda a todo instante, por isso a cultura não é permanente.

III    A linguagem permite ao homem acumular a experiência, bem como sua inteligência abstrata lhe permite elaborar símbolos.

IV    Já os animais obedecem a reflexos condicionados, nos quais há aprendizado, mas por meio de uma inteligência concreta, que lhes permite tão somente programar índices.

As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:

        

A.  V, F, V, V.

B. F, F, F, V.        

C.  V, V, F, F.        

D.  F, F, V, V.        

E. F, V, F, V.

4. A linguagem, como instrumento maior de cumulação e difusão de experiências e trocas culturais inerentes ao humano, permite-nos identificar também sintomas de desumanização, no enfraquecimento da possibilidade de expressão, que revela graus decrescentes de consciência sobre os resultados das ações humanas, conformando identidades sociais vazias de sentidos, significados e de repertórios morais.

Considerando a linha de raciocínio acima, leia atentamente as seguintes assertivas:

I    Trata-se de um sintoma de desumanização, produzido pela sociedade de consumo de massa, aquela em que o psicólogo alemão Erich Fromm identificou, no livro Ter ou ser, como os valores do consumo determinando as identidades sociais.

II    O capitalismo ocidental teria falhado em criar valores morais, aprofundando processos de desumanização que levam a constituições culturais mais de aparência do que de essência, na vigência dos valores acríticos das sociedades de consumo de massa e do espetáculo, onde se é aquilo que se tem.

III    O capitalismo trouxe oportunidades para as culturas se diversificarem e criarem mais solidariedade e sentido de comunidade.

É FALSO o que se afirma em

        

 A. I, II e III.

B. I, apenas.

C.  III, apenas.

D. II e III, apenas.        

E. II apenas.

RESPOSTA AS III

1. Em relação à cultura e suas formas de existência, assinale a alternativa INCORRETA:

 A. A agricultura era, de fato, uma expressão da cultura dos povos que, ao domesticarem plantas, em sua relação com a natureza, criaram a cultura alimentar que distingue um povo do outro – ainda atualmente. Quando mencionamos, por exemplo, culinária italiana, indiana, japonesa, mineira etc., estamos tratando dessa dimensão da cultura alimentar.         

B.  Com o passar do tempo, cultura passou a ser empregada como conceito que exprimia o modo de vida, em um primeiro momento dos camponeses – do homem que produzia e praticava agricultura – e depois em um sentido e conotação mais ampla, como a cultura dos homens e seus modos de vida, hábitos e costumes.         

C.   A cultura tem relação com o biótipo e a cor da pele, sendo um elemento racial. Por isso, existem várias raças e culturas pelo mundo.                 

D.  A palavra cultura foi usada primeiramente com o termo agricultura – como prática do campo –, tais como cultura do trigo, do milho e assim usada no sentido dessa prática primordial.         

 E.  Os modos de alimentação evoluíram com as diversas formas que tornaram a sociedade mais complexa. De homens e mulheres coletores, pescadores e caçadores, que tinham grande grau de dependência da natureza e cujas técnicas eram rudimentares e locais, o ser humano passou a domesticar animais e plantas, de forma sistemática e em escala mais ampla, no que viria a ser chamado de agricultura e de pecuária.

2. Analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:

Não existe uma só cultura, mas uma diversidade de culturas pelo mundo, que vão sempre mudando ao longo do tempo, considerando as mediações da família, da sociedade de cada época, da natureza, da escola, entre outras interações, as quais acabam por alterar os modos de vida, as formas de existência e, assim, a própria cultura.

LOGO

Um indivíduo imerso em uma determinada cultura nunca tem total conhecimento da qual, tanto porque esta muda, quanto porque certos traços lhe escapam. Mesmo fazendo parte de um grupo com o qual nos identificamos, não somos todos iguais em todos os aspectos dessa cultura, principalmente no mundo de hoje e aos que vivem nas grandes metrópoles, onde há multiplicidade de informações que nos chegam, diversidade de eventos que nos trazem diferentes maneiras de pensar, de viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (198.9 Kb)   docx (318.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com