TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Previdência Social

Por:   •  9/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

Até 1930 (economia agroexportadora)

-economia produção e exportação de poucos produtos primarios(descaque para o ciclo do café)

-modelo de desento voltado pra fora

problemas: vulnerabilidade, concentração de renda, ciclicidade dos preços das exportações, deterioração dos termos de troca

mecanismos utilizados: desvalorização cambial(mascarava os indicios do mercado provocando tendencia a superprodução)-  socialização das perdas, pois inflacionava os produtos importados) e politica de estocagem  (acentuava a tendenca a superproduçaõ, pois tbm escondia os sianis de mercado, baixa previsibilidadde para controle de investimentos. essa politica tbm aumentava a concorrencia internacional para o café)

crise dos anos 30

forçou o brasil a repensar o modelo agroexportador trazendo a necessidade de se industrializar para superar os constrangimentos externos e o subdesenvolvimento. A industrialização passa a ser prioridade da politica economica.

Teoria dos choques adversos - conforme haviam crises internacionais e alta de preços para importar, o setor nacional era impolsionado a produzir internamente para tentar suprir a demanda

Industriaização induzida por exportações - impulso a industrialização é dado na abundancia financeira nas altas de exportações do café.

Portanto, ocorria expansão industrial nas duas teorias, ora investindo em capacidade produtiva(quando se tinha divisas para importar máquinas) , ora se utilizando dessa capacidade para produzir ( quando as importações estavam com preço elevado e o mercado interno produzia para suprir essa falta).        

Verificar palavras chave e estuda-las.

___________________________________________________________________________

 Processo de subst. de importações (1930 - 1960)

Visa alcançar o desenvolvimento e autonomia com base na industrialização. No processo a industria vai se diversivicando diminuindo as necessidades de importação em relação ao abastecimento domestico

crise dos anos 30 desencadeada pela quebra dos EUA e sua repercussão internacional, fazendo com que houvese uma alta queda na demanda/preço do café. Ela tm trouxe uma reversão no fluxos de capital(dec 20: aundancia financeira capital externo/ dec 30: inverso disso)

Década de 30 era tida como a do deslocamento do centro dinâmico da economia brasileira.(elemento essencial do nivel de renda rasileira passa ser atividade voltada ao mercado interno)

a crise não foi tão acentuada no Brasil como nos Eua devido as polticas adotadas:1- Manuntençãod a renda 2- Deslocamento da demanda

1-reforçoda politica de defesa do café, queimas de café(crédito e emissão de moeda, garantindo um preço minimo e manuntenção do efeito multiplicador do setor cafeeiro na economia)

2- o que entrava de moeda estrangeira tinha sua utilização regulada no pai. fortalecimento dos produtos naciionais devido a dificuldade de importação(produtos nacionais sustituindo produtos de fora para atender a demanda)

portanto a demanda mantida pelas politicas de estoque e queima de café passou a ser deslocada de produtos internacionais para produtos naciionais, entre eles, muitos produtos industtrializados.

O café passa a declinar e estagnar a produção enquanto a industria possui um crescimento sustentado

Industrialização por subst. De importações. Caracteristicas:

Industrialização fechada- incentivo a produção interna para o consumo interno, protecionismo

  • Estrangulamento externo: escassez de divisas devido a crise cambial
  • Novo estrangulamento externo devido ao crescimento da demanda
  • -ciclico

Esses estrangulamentos funcionavam como estimulos e limites ao investimento industrial

Daí vem a industrialização por etapas pois, a medida que um setor crescia, os elementos que antes eram importados para compor a cadeia, passam a receber atenção para serem produzidos internamente.

 Mecanismos de proteção:

Desvalorização real do câmbio – aumento do preço dos produtos importados frente aos nacionais, contudo tbm aumenta-se o preço da materia prima importada. Mas observa-se effeitos posiviso sobre o setor exportador. Principais peças da politica de Getulio para sair da crise cambial de 30.

Controle de cambio- tbm feito para diminuir importaões para proteger a industria nacional. Problema de corrupção para obtenção de licenças.

Taxas multiplas de cambio – uma taxa diferente para cada mercado

Elevação das tarifas aduaneiras – mexe-se nas tarifas de importação simplesmente. E não no cambio

Dificuldades de implementação do PSI:

Tendencia ao desequilibrio externo – elevada demanda por importações, politica cambial e industria sem competitividade

Aumento da participação do Estado

Aumento da concentração de Renda – exodo rutal(legislação trabalhsta só para a popoulação urbana) e desincentivo a agricultura. Ou seja, exedente de mao de obra>baixos salarios x protecionismo e altas margens de lucro para os detentores de capital

  • Carater da insduatrialização não permitia grande geração de emprego no setor urbano

Critica: baixa eficiencia das industrias, pois estas se aproveitavam dos mecanismos de proteção para extender o periodo de lucros sem uma pressão de concorrencia.

Escassez de fontes de financiamento – devido a isso ocorreram consequencias como o endividamento externo.

papel da agricultura na industrialização: transferencia de mao de obra, fornecimento de materias primas e abastecimento das cidades(só possivel com o aumento de produtividade por trabalhador), transferencia de capital,GERAÇÂO DE DIVISAS(mantidas através da exportação... compras de maquinas e equipamentos necessarios a industrialização), mercado consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com