TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produtividade em tempos de crise

Por:   •  21/4/2018  •  Artigo  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 9

PRODUTIVIDADE COM QUALIDADE EM TEMPOS DE CRISE

Tatiana Soares Bandeira dos Santos[1] 

Normando Moreira[2] 

RESUMO

Esse projeto de pesquisa trata da proposição de um estudo, a ser apresentado no formato artigo científico, sobre a aplicação da inteligência emocional como estratégia em alcançar os objetivos nas atividades laborais. O estudo está organizado de forma lógica e sua execução prevê uma distribuição que segue uma ordenação de planejamento: a) a definição de um problema, ou seja, o desenvolvimento de uma questão norteadora e o estabelecimento de um objetivo geral que dará um foco à pesquisa. b) a fim de estabelecer uma perspectiva de análise mais consistente o projeto prevê o desdobramento da questão indagadora em três segmentos denominados objetivos específicos que, na pesquisa, será denominado referencial teórico, pois visa descrever o estado da arte ou o que há de mais recente sobre o tema estudado. c) o projeto apresenta também uma proposta de delimitação para o estudo bem como apresenta hipóteses que servirão para confrontar os resultados da pesquisa em termo de confirmar refutar o que já foi publicado sobre estudos com intenções semelhantes a esta proposta. d) apresenta-se, também, uma justificativa para o estudo proposto e ao final descreve-se de forma rudimentar uma proposta metodológica para o desenvolvimento da pesquisa podendo ganhar contornos mais significativos no momento de decisão de sua inicialização.

Palavras-Chaves: Crise Econômica, motivação, reconhecimento, psicologia nas organizações, resultados. 

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo mostrar que a motivação no ambiente de trabalho tem se provado fator de extrema importância no incentivo dos funcionários, possibilitando uma sinergia maior entre equipes e um desempenho melhor em trabalhos individuais. Embora ainda não seja aplicada em parte das grandes empresas, as estratégias de incentivo podem ajudar bastante na hora de reformular e aperfeiçoar grupos de trabalho, trazendo bons resultados para gestores, funcionários e a própria empresa, ao mesmo tempo.

Neste processo de motivação, é importante que o gestor saiba, sempre quais são os grupos e funcionários com melhor desempenho em suas tarefas, podendo desta forma identificar por onde começar os processos para implantação dos métodos de motivação escolhidos. O foco principal deste processo é indicar como as empresas podem reduzir desperdícios e aumentar sua produtividade, gerando inúmeros benefícios para que deste modo continuem sendo competitivas no cenário econômico atual.

Cada método adotado seja entrevista individual dos gerentes com os funcionários, entrevista de reconhecimento, premiações por desempenho; tem por objetivo além da redução de custos, a otimização do tempo, maior qualidade nas tarefas e aumento da satisfação dos clientes. Independente do processo adotado pelas empresas, estes passam necessariamente pela gestão, onde percebem que não basta apenas cortar os custos ou diminuir investimentos, mas sim buscar mais resultados de onde isso possa ocorrer.

Processos e pessoas são os pilares fundamentais para que todas as empresas que estejam passando por crise financeira aumentem sua produtividade.

  1. ESTRUTURA E PROPÓSITO DA PESQUISA

Esta parte deste relatório final apresenta a estrutura projetual desenvolvida como proposta de pesquisa a fim de demonstrar o percurso escolhido de tal modo que restasse assegurado o propósito inicial apresentado na questão indagadora inicialmente proposta.

2.1- Apresentação do Problema

Resultado da curiosidade intelectual do autor desse projeto a questão indagadora deriva de seu interesse em estudar a aplicação dos fatores psicológicos que influenciam no alcance de resultados organizacionais. Assim, formulou-se a seguinte questão-problema a fim de satisfazer as intenções de pesquisa: Quais fatores psicológicos podem afetar o desempenho das pessoas em sua atividade laboral?

2.2 Objetivo Geral da Pesquisa

O estudo proposto tem como objetivo identificar e descrever quando um funcionário deixa de produzir com a mesma eficiência, principalmente quando a empresa tem seu patrimônio financeiro em risco, seu capital diminuído com a crise financeira que ocorre no país, trazendo assim prejuízos de alto impacto, que são estes: perda de cliente e perda de capital considerável, e por isso neste momento a empresa para de bonificar o funcionário da forma como o mesmo estava sempre "acostumado".

Dessa forma, o estudo proposto visa identificar e descrever, de que forma “Motivação Interna” desenvolvida pelos gestores pode fazer com que a produção de seu pessoal, aumente ou mantenha-se no mesmo padrão de qualidade. As ações de desempenho, o potencial, a motivação, as condições de trabalho, o comportamento do líder e as características da empresa, os quais pode exercer influência sobre as tarefas diárias de cada indivíduo. Dessa forma, o estudo proposto visa identificar e descrever, de que forma o comportamento do ser humano e os processos mentais são capazes de afetar os resultados organizacionais.

2.3 Delimitação do Tema

O recorte que se pretendeu dar ao estudo passa pela seguinte abordagem: Mostrar que seguindo uma abordagem individual de cada gestor, o funcionário pode voltar a ter sua produtividade e eficiência retomada.

Descrever a reação e como os funcionários na empresa recebe a motivação e a aceitam de forma positiva, mudando assim seus comportamentos Descrever os desdobramentos da psicologia organizacional entre os níveis estratégico, tático e operacional das organizações, que investem em clima organizacional como estratégia para fidelização de seus colaboradores e alcance de bons resultados.

      Descrever a cultura e clima organizacional como uma condição de motivação a fim de verificar as influencias no comportamento dos colaboradores e das empresas nos mercados em que estão inseridos. Visando a satisfação das necessidades dos funcionários e ajudá-los a crescer junto com a organização.

2.4- Apresentação das Hipóteses

a) Com a crise, acontece  redução do quadro de funcionários, sendo assim passam a ser delegadas mais funções para uma mesma pessoa. Esse acontecimento lhes assegura muito mais trabalho do que para o que foram contratados inicialmente, gerando em alguns a insatisfação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com