TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  14/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A Zona de Desenvolvimento Proximal pode ser esclarecida como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, onde para Vygotsky as funções que ainda não estavam amadurecidas, que estavam em processo de maturação, que futuramente amadurecerão por se encontrar em um estado embrionário. As contribuições do soviético Lev Semionovitch Vygotsky (1896-1924) para psicologia e educação consistem na relação que apresentava sobre desenvolvimento e aprendizado, considerando o homem no meio em que vive a capacidade do mesmo se produzir, tornando se determinante no curso na história.

Neste contexto o aprendizado e desenvolvimento trilham juntamente o mesmo caminho, pois o desenvolvimento do ser humano como ser histórico se dar através da aquisição de conhecimento adquirido ao longo de sua vida, por meio de diversas informações que são absorvidas em um estado anterior. Neste processo de mudança a aprendizagem, que é resultante de experiência ou prática anterior pode ou não ter um comportamento perceptível manifestado. Em suas teorias denominadas vygostskyanas, Vygotsky defendia que aprendizagem e o desenvolvimento se darem a partir das relações estabelecidas no meio social nas atividades humanas, estabelecendo assim que a aprendizagem e desenvolvimento estão totalmente relacionados. Dentro das teorias acima mencionadas, duas vertentes merecem destaque dentro na Zona de Desenvolvimento Proximal, que são balizadas pela Zona de Desenvolvimento Real, onde são caracterizadas pelos conhecimentos concretos, ou seja, aquilo que o homem consegue realizar sozinho, e do outro lado temos a Zona de Desenvolvimento Potencial, que se caracteriza pelo fato de se realizar alguma coisa em função de uma orientação de outra pessoa mais experiente.

A Zona de Desenvolvimento Proximal dentro de um ambiente organizacional apresenta um aspecto importante no que diz respeito ao ensino e aprendizagem, onde pelo lado do ensino fornecem a oportunidade às pessoas mais experientes a desenvolverem metodologicamente de transmitir seus conhecimentos e por outro lado a aprendizagem favorece a todos os indivíduos a oportunidade de se aproximar e interar com as outras pessoas, e consequentemente potencializar suas habilidades e capacidades profissionais. Se uma organização busca aperfeiçoar seus funcionários a fim de aperfeiçoar seus objetivos, a ZDP através do aprendizado bem organizado consegue desenvolver um processo mental, dispondo vários processos de desenvolvimento, que de outra forma, seria quase que impossível, observando sempre uma determinada atividade sobre a seguinte ótica que o indivíduo já sabe e o que o mesmo é capaz de fazer sobre orientação e o que poderá vir a realizar amanhã sozinho. Em um ambiente de trabalho de uma organização a ZDP nos faz perceber as capacidades de cada indivíduo onde verificamos as aptidões de cada um, que vão se formando na medida em que as mesmas estão sendo desenvolvidas principalmente com o auxílio e suporte de pessoas mais experientes dentro da Organização.

De acordo como tudo o que fora mencionado acima, podemos considerar que as organizações podem aplicar a Zona de Desenvolvimento Proximal no cotidiano de suas atividades para que os objetivos e metas sejam contemplados por meio do aprendizado e desenvolvimento, uma vez que o ser humano adquire

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com