TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  5/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense

Curso: Administração Pública

Campus: Campo Grande

Aluna: Danielle da Silva Bourbon Guanabara

Matrícula: 19113110132

Disciplina: Psicologia Organizacional

De que maneiras a APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL pode vir a ser um instrumento de grande valor para a gestão pública.

R: O conceito de aprendizagem possui um amplo espectro de definições, sendo os seus pilares definidos pela UNESCO como aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. Tais conceitos foram aplicados com total propriedade por Paulo Freire, mesmo 50 antes de serem definidos. Em um ambiente organizacional, a aprendizagem também engloba diversos fatores, tais como a cultura da organização, o comportamento de seus líderes, as experiências profissionais e pessoais dos indivíduos que fazem parte da corporação, treinamentos educativos, tudo como forma de criar o que pode ser aprendido naquele local.

A aprendizagem organizacional está intrinsecamente ligada às organizações que aprendem, duas vertentes de um mesmo campo de ação. No mundo atual, o contínuo aprendizado é a melhor maneira para manter uma instituição em crescimento, em desenvolvimento e competitiva. A capacidade de aprender é essencial no mundo organizacional moderno. Tal, não pode ser diferente em um ambiente organizacional público.

O aprender de uma organização encontra pode ser definido de diversas formas conforme o entendimento de seus principais percursores, sendo tidas como individuais, grupais ou organizacionais, mas considerando que as organizações são feitas por pessoas, podemos identificar que nada mais é que o aprender das múltiplas peças que fazem parte desse todo, ou seja dos indivíduos que as formam. Em um ambiente de gestão pública, esse aprendizado está ligado com o conceito de servidor público. A maneira que o servidor é apresentado e as diversas normativas a que tem que seguir, aliadas ao que representa a instituição da qual faz parte fazem do aprendizado nestas condições algo complexo. Podemos acrescentar aos fatores já apresentados, a diminuição contínua de recursos financeiros que dificultam, ainda mais, a aplicação de algumas formas de aprendizado.

Contudo, exatamente por termos estas dificuldades na aplicação de treinamentos e ambientes que favoreçam o aprendizado nas instituições públicas, a aprendizagem utilizando-se dos outros fatores pertinentes é imprescindível para que as instituições públicas possam se renovar e prestar serviços de excelência ao seu público alvo. O fator humano, como agregador de conhecimento, é um dos maiores ativos das instituições públicas, mas ao mesmo tempo, a cultura normativa de um órgão público pode ser um complicador na transmissão e na vontade de receber o aprendizado. A renovação das mentes e da força de trabalho através da captação de conhecimento é imprescindível para a formação dos gestores públicos, a aprendizagem organizacional como um processo que gera novos conhecimentos e forma novos conceitos para a organização, transformando o ato contínuo de aprendizagem em novas maneiras de expandir a aplicação dos talentos que fazem parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com