TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  10/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

Psicologia Organizacional

1) Embora existam várias teorias sobre motivação, elas envolvem 4 elementos: ativação, direção, intensidade e persistência. O que significa cada um deles? Responda pontualmente e exemplifique.

Ativação: podemos dizer que um estado inicial em que o indivíduo se encontra, a forma como a motivação começa, que leva alguém a fazer uma determinada coisa, que pode ser definida por intrínseca ou extrínseca fatores do ambiente que o rodeia. Por exemplo, em um escritório alguém acende uma luz, a ativação se deve à necessidade de ver, o que pode ter levado a essa necessidade pode ser a pessoa que achou o ambiente escuro, ou pode ser que percebeu que um colega próximo porta tem dificuldade em ver algo que está lendo devido à pouca luz.

Direção: que pode ser entendida como um alvo ou objetivo da ação, o que nos leva a buscar compreender o nível de consciência do indivíduo durante a escolha dessa direção, bem como na ativação os motivos que comandam a escolha desta. a meta pode estar dentro ou fora do indivíduo. Usando o mesmo exemplo acima, a pessoa pode ter acendido a luz porque achou necessário, um fator interno, ou a gerência do escritório pode ter indicado que ao chegar deveria acender a luz, um fator externo.

Intensidade: a força de ação e poder diferenciar quando se aceita que tal força depende de um estado anterior de necessidade ou objetivo a ser alcançado, isto é, se atua por necessidade ou não espera por um resultado, a luz acende porque estava escuro ou porque tinha que estar claro; A força necessária a ser usada na ação do indivíduo para acender a luz vai depender de qual fator eles considerem mais importante, se é simplesmente acabar com a escuridão ou precisar ver.

A persistência, que pode ser entendida como a motivação da ligação entre outros sotaques, sua manutenção está ligada a fatores pessoais ou ambientais, assim como cada sotaque em separado. Com isso, portanto, a motivação, embora intrínseca ao indivíduo, pode ser gerada, afetada ou direcionada, não só por fatores internos a ele, mas também pelo ambiente e influências externas à pessoa, o que nos leva a acreditar que a motivação em uma determinada pessoa pode ser ativada ocasionalmente. Por exemplo, cabe aos gestores, ou àqueles que desejam despertar essa motivação em alguém que conhece, o que realmente motiva o outro e o que é necessário para gerar tal interesse ou necessidade, assim como terceiros se sentem motivados por sua necessidade ou interesse.

2) Embora sejam estudadas há vários anos, por ser um fenômeno relativamente complexo, as teorias de motivação carecem de maior validação. Contudo, elas trazem ou apontam elementos que possuem com maior respaldo até hoje. Quais são esses elementos citados no vídeo?

Estabelecimento de metas, o ajuste do indivíduo e seu ambiente, feedback de processo e auto eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com