TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  9/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL NORTE DE PARANÁ – CCP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Professor: Edimar de Souza

 Curso: Psicologia Organizacional

Alunas: Ane Caroline da Costa Rangel 1°A

             Ariadine Marques Caroba de Souza 1º A

             Rafaela Almeida de Carvalho 1º A

             Deise Vimaana Santos de Souza Simões 1ºB

             Paula Karolina Lima 1° B

Atividade em grupo, equipe 03.

  1. Como os conceitos do comportamento organizacional se relacionam com as funções, papéis e habilidades dos executivos?

      Os executivos precisam unir suas funções, papéis e habilidades para gerir uma gestão eficiente e seu bom desempenho com habilidades humanas garantem sucesso em sua carreira.

  1. Defina comportamento organizacional. Relacione isto com administração.

É uma área de estudos que investiga o impacto que os indivíduos têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar essa ideia para melhorar o desempenho organizacional, sendo o campo que se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como isso afeta a empresa e também visa ser de grande importância para a área da administração

    3. O que é uma organização? Uma família pode ser considerada uma organização? Explique.

Organização pode ser definida com uma unidade social conscientemente coordenada, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente continua para atingir um objetivo comum. Sim, a família é um modelo de organização, pois temos hierarquia, funções definidas e objetivos de viver em harmonia e sucesso de convivência.

   4. Identifique e compare os três principais papéis dos executivos.

Papeis de relacionamento interpessoal: O executivo desempenha tarefas de caráter cerimonial, de liderança e ligação entre pessoas

Papeis de informação: todos os executivos obtém de algum modo, informações de outras organizações e instituições sobre mudança nos gostos dos consumidores ou sobre concorrências que são obtidas de diversas maneiras. Além de monitoras, disseminar e servir de porta-voz quando representam suas empresas em eventos.

Papeis de decisão: papel onde os executivos buscam melhorias para suas empresas, tomando atitudes e decisões que vem solucionar quaisquer complicações que possam ocorrer. Deste modo também exerce o papel de empreendedor, gerenciado de conflitos, destinador de recursos e negociador.

   5. O que é a "abordagem contingencial" no estudo do comportamento organizacional?

 Contingência quer dizer alguma coisa incerta ou eventual, que pode ou não acontecer. O comportamento organizacional adapta uma abordagem contingencial. Procura identificar as diferentes situações organizacionais para que se possa lidar com elas e extrair o máximo proveito delas.

   6. Compare as contribuições da psicologia e da sociologia para o estudo do comportamento organizacional.

A psicologia foca sua atenção sobre os indivíduos. Tem contribuído para o comportamento organizacional em nível micro, analisando problemas que estejam comprometendo a produtividade do funcionário, seu desempenho e assim tentar modificar comportamento da pessoa, contribui também para aprendizagem, a emoção o estresse profissional e etc.

Já a sociologia está mais envolvida no estudo da relação das pessoas entre si sendo que a maior contribuição da sociologia foi no estudo comportamental de grupos. E também a dinâmica de grupos, o desenho de equipes de trabalhos, a cultura organizacional, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com