TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  23/7/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 6

 UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE[pic 1]

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD

Polo de Educação a Distância Maria Luciana de Almeida

Bacharelado em Administração Pública

Disciplina: Psicologia Organizacional

2ª WEBQUEST

Indivíduos e Organizações - Motivação e Liderança

Grupo:

MÔNICA MARIA DOS SANTOS

Tabira-PE

2023


2ª WEBQUEST –

Indivíduos e Organizações - Motivação e Liderança

Trabalho apresentado a professora Maria Luciana de Almeida da disciplina de Psicologia Organizacional, do Bacharelado em Administração Pública da Universidade do Estado de Pernambuco – UPE, com fins avaliativos.

Tabira-PE

2023

Existem várias teorias de motivação e liderança nas organizações. Nesse trabalho será apresentado algumas dessas teorias.

Teorias de motivação:

  • Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow: Esta teoria propõe que as necessidades humanas são organizadas em uma hierarquia de cinco níveis, que vão desde as necessidades fisiológicas até as necessidades de autorrealização. A satisfação das necessidades em um nível inferior é necessária para as necessidades do nível superior sejam ativadas.
  • Teoria da Expectativa de Vroom: Esta teoria propõe que a motivação é o resultado da expectativa de que o esforço levará a um desempenho melhor e que o desempenho melhor levará a recompensas mais valiosas.

Teorias de liderança:

  • Teoria dos Traços: Esta teoria propõe que os líderes possuem traços pessoais específicos que os tornam eficazes em sua função. Esses traços incluem inteligência, autoconfiança, determinação e integridade.
  • Teoria Situacional: Esta teoria propõe que o estilo de liderança mais eficaz depende da situação em que o líder se encontra. O líder deve adaptar seu estilo de liderança ás necessidades específicas da situação.

   A teoria da hierarquia das necessidades de Maslow é uma teoria da psicologia que explica as causas da motivação humana com base na busca de cinco categorias de necessidades, que são: fisiológicas, segurança, afeto, estima e autorrealização. Essa teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas e no topo as mais elevadas. Essa teoria sugere que o comportamento humano é motivado e influenciado por essas necessidades, que devem ser satisfeitas em um determinado momento. A medida que o indivíduo vai suprimindo suas necessidades, novas outras vão surgindo, e este processo é cídico, ou seja, as pessoas nunca estarão totalmente satisfeitas.

Já a teoria da expectativa de Vroom é uma teoria motivacional desenvolvida por Victor Vroom. Essa teoria busca explicar os fatores determinantes das atitudes e dos comportamentos no local de trabalho. Segundo ela, o desempenho de um colaborador é baseado em fatores individuais como habilidades, conhecimento e personalidade. A teoria das expectativas de Vroom sustenta que a motivação depende de três fatores: expectativa, instrumentalidade e valência.

A liderança e a motivação são dois conceitos que estão intimamente relacionados. A liderança é uma habilidade que permite que um indivíduo influencie e oriente um grupo de pessoas para alcançar um objetivo comum. Já a motivação é o processo que leva uma pessoa a agir de uma determinada maneira para alcançar um objetivo específico. A liderança pode influenciar positivamente a motivação dos funcionários de várias maneiras, como por exemplo:

  • Fornecendo feedback positivo e reconhecimento pelo trabalho bem-feito;
  • Oferecendo oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional;
  • Criando um ambiente de trabalho positivo e colaborativo;
  • Estabelecendo metas claras e desafiadoras;
  • Proporcionando autonomia e liberdade para os funcionários tomarem decisões.

Por outro lado, a motivação dos funcionários também pode afetar a liderança. Quando os funcionários estão motivados, eles tendem a ser mais produtivos e engajados em seu trabalho, o que pode levar a melhores resultados para a empresa. Além disso, os funcionários motivados são mais propensos a seguir as orientações do líder e trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns.

   A psicologia organizacional é uma área da psicologia que se concentra no estudo do comportamento humano no ambiente de trabalho. Ela ajuda a manter a qualidade de vida dos profissionais, contribuindo para a sua produtividade e, consequentemente, para o sucesso da empresa. A psicologia organizacional pode ajudar as empresas a alcançar seus objetivos de várias maneiras, como por exemplo:

  • Identificando as necessidades e expectativas dos funcionários;
  • Desenvolvendo programas de treinamento e desenvolvimento para melhorar as habilidades dos funcionários;

A liderança adequada também pode contribuir para o desempenho e produtividade dos funcionários. Um líder motivado pode influenciar positivamente a motivação dos funcionários, fornecendo feedback positivo e reconhecimento pelo trabalho bem-feito, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional, criando um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, estabelecendo metas claras e desafiadoras e proporcionando autonomia e liberdade para os funcionários tomarem decisões.  Quando os funcionários estão motivados, eles tendem a ser mais produtivos e engajados em seu trabalho, o que pode levar a melhores resultados para a empresa.

Existem muitas empresas que utilizam práticas de motivação e liderança eficazes para melhorar o desempenho e a produtividade dos funcionários. Aqui estão alguns exemplos:

  • A Google é conhecida por suas práticas de liderança inovadoras e motivadoras. Eles oferecem aos funcionários um ambiente de trabalho criativo e colaborativo, com muitas oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. Eles também incentivam a criatividade e a inovação permitindo que os funcionários trabalhem em projetos pessoais durante o horário de trabalho.
  • A Zappos é outra empresa que é conhecida por suas práticas de liderança eficazes. Eles têm uma cultura empresarial única que se concentra em fornecer um excelente atendimento ao cliente. Eles incentivam os funcionários a serem criativos e inovadores em sua abordagem ao atendimento ao cliente, o que ajuda a melhorar a satisfação do cliente e o desempenho da empresa.
  • A Apple é outra empresa que é conhecida por suas práticas de liderança eficazes. Eles têm uma cultura empresarial única que se concentra em fornecer produtos inovadores e de alta qualidade aos clientes. Eles incentivam os funcionários a serem criativos e inovadores em sua abordagem ao desenvolvimento de produtos, o que ajuda a melhorar a satisfação do cliente e o desempenho da empresa

      A motivação e liderança são fundamentais para o sucesso empresarial. A motivação dos funcionários pode levar a um aumento da produtividade e do desempenho, enquanto a liderança eficaz pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo. A psicologia organizacional pode ajudar as empresas a alcançar seus objetivos, identificando as necessidades e expectativas dos funcionários, desenvolvendo programas de treinamento e desenvolvimento para melhorar as habilidades dos funcionários, criando um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, estabelecendo metas claras e desafiadoras e proporcionando autonomia e liberdade para os funcionários tomarem decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (485.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com