TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia Organizacional.

Atividade Avaliativa 1 (Ad1) – Prazo Máximo de Postagem: 14/02/2014

Tendo em vista o que foi lido sobre a teoria de Taylor aplicada às fábricas no início do século XX, disserte sobre a relação da Psicologia Organizacional (denominada Psicologia Industrial àquela época) com esse contexto taylorista.

Procure usar artigos científicos, livros, reportagens, revistas científicas  e afins de modo a enriquecer seu texto.

Não esqueça de fazer as devidas citações e lembre-se que esse texto não deve se basear em “achismos” ou pensamentos do senso comum. Você deverá se basear nos veículos literários descritos acima.

Mínimo de três páginas.

OBS: ao corrigirmos as ads estaremos atentos a qualquer tentativa de plágio ou uso abusivo de produção alheia.

Bom Trabalho!!

No inicio do seculo XX  a revolução industrial já estava em plena consolidação, e é nesse cenário que a Psicologia Organizacional surge associada ao interesse das industrias, instrumentalizando algumas suposições Taylorista, mas para entendermos esse contexto vamos inicialmente compreender o modelo de administração desenvolvido pelo  norte-americano Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915) , Engenheiro Mecânico  que é considerado  o pai da administração científica. Ele acreditava que cada trabalhador  produzia apenas um terço daquilo que realmente poderia produzir.  Assim Taylor  desenvolveu um sistema de organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa ,sendo que o planejamento, a verificação do trabalho, o conhecimento do processo produtivo e as ações corretivas só poderiam ser executadas pela administração, que também seria o fiscal do tempo destinado a cada etapa da produção a fim de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade, devendo o empregado exercer sua tarefa no menor tempo possível durante o processo produtivo, de forma resumida esse sistema visava à racionalização extrema da produção e, consequentemente, à maximização da produção e do lucro.

“Desta maneira, ele contribui para a desumanização do processo de trabalho, transformando homens em máquinas, afastando-se profundamente da lógica de otimização da organização produtiva. Ampliou o abismo entre uma elite administrativa pensante e um proletariado "ignorante", reforçando a divisão social e técnica do processo produtivo, levando à degradação do trabalho” (KATZ, 1995).

Uma outra característica foi a padronização e a realização de atividades simples e repetitivas. Só que este modelo  recebeu uma forte oposição dos sindicatos que acusava Taylor de exercer uma exploração desumana do empregado aumentando a intensidade do seu trabalho, com a automatização dos movimentos e retirando deles qualquer controle sobre seu próprio processo de trabalho. Taylor Também elaborou a famosa “Lei da fadiga”, segundo ele existe  uma relação inversa entre uma carga erguida e o tempo em que esta mesma carga é suportada. Essa lei tem um caráter simplista, além de não levar em conta diferenças entre os indivíduos, ele com esta lei reduz a fadiga a um problema exclusivamente fisiológico, quando na verdade se trata de um fenômeno psicofisiológico.

Ainda no âmbito da engenharia, Frank(1868-1924) & Lilian Gilbreth ( 1878-1972) , casal que estudava junto com Taylor, aperfeiçoaram as ideias de Taylor, estudando maneiras de desempenhar tarefas eficientemente,nos seus estudos eles observaram que um pedreiro abaixava, pegava o tijolo, levantava e colocava no lugar devido. Para melhorar o tempo, eles colocaram algo na altura da cintura da pessoa, assim ela não precisaria se abaixar para pegar o tijolo, além de produzir mais em menos tempo, também contribuíram para que a fadiga física fosse menor.  

É  nesse contexto que a Psicologia Organizacional (Industrial) começa a tomar impulso, inicialmente se resumia a utilização de teste psicológicos para a seleção dos profissionais, além da orientação vocacional que visava aumentar a produtividade fundamentado em testes e em estudos sobre condições de trabalho. Alguns estudos buscavam também medir o limite de esforço dos trabalhadores, para elaborar quotas de produção. Sobre este aspecto surge o primeiro livro de Psicologia Industrial : Psychology and industial efficiency, de Hugo Münsterberg, e apresentava o estudo da produtividade em função do esforço.

Em 1924, em Hawthorne, Chicago, a fábrica da Western Eletric Company,uma fabricante de equipamentos  telefônicos,financiou uma pesquisa em suas instalações   industriais, como parte de uma ampla assessoria para ajudá-la a sanar problemas  comportamentais e de queda de produtividade. Assim o Sociólogo Georges  Elton Mayo (1880-1949),  teve a grande chance de liderar uma experiência sem igual. A experiência de Hawthorne, como ficou conhecida, tinha o objetivo de detectar a relação entre a intensidade da iluminação e a competência dos operários, medida por meio do ritmo de produção.

Segundo a sua tese, quanto maior fosse a iluminação maior seria a produtividade do trabalhador. Então para a pesquisa instalou lâmpadas com várias intensidades em diferentes salões onde estavam os equipamentos de trabalho. Em alguns salões a iluminação era intensa, enquanto em outros era reduzida até a penumbra. O objetivo era estudar a relação entre a eficiência do trabalho e a iluminação.

Mayo se surpreendeu com o resultado, pois foi constatado que a produtividade do trabalhador tinha muito pouco ou nada a ver com o grau de iluminação. A produtividade cresceu tanto com a iluminação intensa  quanto com a penumbra, pior foi constatar que nos salões onde a iluminação permaneceu inalterada que e o desempenho também tinha aumentado. Por fim se constatou um efeito onde, o simples fato dos trabalhadores terem o conhecimento de que estavam participando de uma pesquisa, já melhoravam o desempenho. Esse efeito ficou conhecido como efeito Hawthorne. Essa pesquisa foi um marco na Psicologia Organizacional pois acabou sendo uma resposta ao Taylorismo. A ideia principal da chamada Teoria das Relações Humanas era que os fatores humanos influenciavam na linha de produção da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com