TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional na Administração

Por:   •  5/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Questão: Tendo em vista o que você já estudou sobre a importância da Psicologia Organizacional para a Gestão Pública, argumente sobre a contribuição da Teoria da Motivação para essa gestão.

É de fato perceptível, o quão importante é a psicologia organizacional para a Gestão Pública, isto porque, traz consigo maneiras para a melhoria e aprimoramento para o desenvolvimento tanto das atividades estabelecidas quanto para o bem-estar do funcionário, este que engloba os recursos humanos, no entanto, a ideia de que, não é preciso se preocupar com as condições estabelecidas para o empregados é de origem totalmente errônea, visto que para um bom desempenho nos serviços, o mesmo precisa ter seus direitos acertados, para que assim, se sintam empenhados e motivados a exercer aquela atividade. “Uma organização pública, como qualquer empresa do setor privado, é constituída por pessoas, e, para bem cumprir a sua missão, estas pessoas precisam ser tratadas como tal. Como lembra Gil (2001, p,15)”.

Cabe destacar uma visível situação corriqueira na contemporaneidade, a qual necessita de reparos, por meio, a reduzir a insatisfação e reconstruir a propensão dos funcionários, uma vez que, há um déficit quanto as suas necessidades básicas, entendidas, por fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização, por motivo, o qual na maioria das vezes, o responsável por gerenciar e organizar a empresa, não se enxergar na obrigação de propor tais medidas.

No mais, vale ressaltar que existem diversas teorias, umas independentes e por hora, outras que servem até mesmo como complemento, isto quando ocorre de uma ideia dar continuidade a outra, podendo citar exemplos, como a teoria behaviorista, a teoria cognitivista ou da motivação consciente, a motivação intrínseca, e outras, as quais buscam explicar a maneira, conforme funciona os fatores externos juntamente com a mente humana, porém cada uma com seu ponto de vista, para que mais tardiamente, possam encontrar uma resposta, a qual irá justificar e compreender tudo que estiver relacionado

com o desemprenho de tal serviço, cargo, empresa, visando achar e situar seus pros e contras. Logo, não é correto se fixar somente a essas teorias, pelo fato de que, é preciso originar novas ideias, por razão de que, as coisas mudam ao decorrer no tempo.

Portanto, retomando tudo o que foi dito anteriormente, é essencial que haja a psicologia organizacional em todos os setores, seja tanto na gestão pública quanto na privada, uma vez que para um bom desempenho é preciso que se tenha planejamento e estruturamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com