TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia e Arte

Por:   •  21/10/2020  •  Resenha  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 4

5. Comentar o filme "Caravaggio", de Derek Jarman

O filme relata a história do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio, A história é relatada a partir das recordações que Caravaggio tem em seu leito de morte. Na sua juventude ele atraiu a atenção de alguns possíveis patrocinadores de suas artes que o levaram ao cardeal Del Monte, o cordeal resolveu fazer dele seu projeto pessoal.Com o apoio do cordeal Del Monte, Caravaggio cresce e aprimora sua arte. Sua vida foi regada por excessos de bebidas, episódios de violências e luxuria. Os modelos de seus quadros eram pessoas com baixas condições financeiras, dois modelos passam a ser mais próximos de Caravaggio, o Rannuncio e a Lena, ele se envolve amorasamente com Lena e começa a treina-la para o acompanhar nas festas da alta sociedade. Em uma dessas festas Lena começa a se relacionar com Scipione. Posteriormente, Lena descobre que está grávida, Ranuncio se descontrola e a mata ocasionando sua prisão. No entanto ele se declara inocente, Caravaggio então intercede em sua defesa e consegue liberta-lo. Ao descobrir que Ranuncio era o verdadeiro assassino, Caravaggio o mata. No leito de morte Caravaggio se vê criança e morre nos braços de seu amigo Jerusaleme.

6. Fazer uma síntese de "Édipo Rei", de Sófocles.

O filme relata a história de Édipo Rei uma obra clássica da mitologia grega. Laio casado com Jocasta foi advertido pelo oráculo que não poderia ter filhos e caso ele não seguisse esse mandato ele seria morto pelo próprio filho e seu filho se casaria com a mãe. Contrariando as orientações do oráculo Laio teve um filho com Jocasta, após o nascimento do filho ele arrepende-se e abandona a criança para que ela morresse. A criança foi encontrada por pastores que a levaram ao rei de Corinto que o criou como filho, Édipo foi o nome escolhido.Ao chegar à idade adulta Édipo consulta o oráculo para saber sobre o seu destino. O oraculo revelou que seu destino era matar seu pai e casar-se com a sua mãe. Após esta revelação Édipo deixa a cidade de Corinto e vai em direção a Tebas, no caminho ele encontra com Laio e após um desentendimento ele o mata. Após matar seu próprio pai, Édipo encontra a Esfinge que o propõe um enigma, depois de Édipo acertar o enigma a esfinge se mata. A população de Tebas aclamou Édipo pela morte da Esfinge e o consagram novo rei, consentindo Jocasta como sua esposa. Posteriormente ao casamento uma peste atinge a cidade e Édipo decide consultar o oráculo, sua resposta foi que a peste não teria fim, enquanto o assassino de Laio(antigo rei de Tebas) não fosse castigado. Ao decorrer das investigações, a verdade foi esclarecida e Édipo provocou a própria cegueira, enquanto Jocasta se enforcou.

Esta metáfora foi utilizada por Freud para exemplificar sua teoria psicanalítica, o complexo de Édipo que é um fenômeno psicológico resultante do comportamento emocional do triângulo filho-mãe-pai.

7. Listar as idéias principais de "Mito e Psicanálise", de Ana Vicentini de Azevedo,

Os mitos foram essenciais na construção da teoria de Freud, vários personagens da mitologia grega contribuíram para as construções de teorias freudianas como os personagens de Édipo e Narciso, respectivamente as teorias do Complexo de Édipo e o Narcisismo. O mito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com