TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA DE ÔNIBUS INTEGRAÇÃO TRANSPORTES/CUIABÁ

Por:   •  20/9/2016  •  Seminário  •  3.860 Palavras (16 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT[pic 1]

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

CHARLES ZORZIN JUNIOR

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA DE ÔNIBUS INTEGRAÇÃO TRANSPORTES/CUIABÁ


CUIABÁ- MT

2016

CHARLES ZORZIN JUNIOR

A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA DE ÔNIBUS INTEGRAÇÃO TRANSPORTES/CUIABÁ

Projeto de pesquisa apresentado no curso de Bacharelado em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no 6º Semestre, como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina MPA II.
Professor: Kader Carvalho Assad

CUIABÁ- MT

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

1.1TEMA        

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA        

1.3 PROBLEMÁTICA        

1.4 HIPÓTESES        

1.5 OBJETIVOS        

1.5.1 OBJETIVO GERAL        

1.5.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

1.6 JUSTIFICATIVA        

2. REFERENCIAL TEÓRICO        

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        

4. CRONOGRAMA        

5. ORÇAMENTO        10

6. REFERÊNCIAS        

1. INTRODUÇÃO

A qualidade de vida no trabalho das pessoas em seus respectivos empregos é um assunto que desde antigamente vem sendo discutido (Taylor, por exemplo, na postulação da Teoria Científica da Administração começou a tratar esse fator com mais importância, mas restringiu-se a falar principalmente de incentivos financeiros como algo que melhore a QVT das pessoas, deixando outros aspectos de lado), entretanto ultimamente apresenta-se com grande destaque entre as organizações. Em síntese, pode ser definida como o alinhamento de valores entre o todo (organização) e os indivíduos.

A grande competitividade gerada entre as organizações, causada principalmente pela globalização, faz com que essas tentem se sobressair uma frente às outras e para isso, em sua maioria, exploram grandemente os seus colaboradores. Ou seja, não os veem como seres sociais (humanos) e sim como um elemento produtivo para o alcance dos objetivos e metas traçados por elas.

Quem ainda reluta em investir na QVT não sairá muito bem hoje em dia. A qualidade de vida dos trabalhadores está relacionada diretamente com o sucesso (eficácia) de uma empresa, por exemplo. Pois, um funcionário que tem ambiente agradável pra executar se serviço, recebe um bom salário e que não precisa se desgastar por longas jornadas de trabalho consequentemente será mais produtivo do que aqueles que são infelizmente explorados e pouco ou nada valorizados.

Esse projeto vem explorar essa questão (QVT) na empresa de ônibus Integração Transportes/Cuiabá, para posteriormente demonstrar e confirmar que investir nessa área não é uma perda de tempo, e sim de fundamental relevância no que se diz respeito ao sucesso do todo e das partes envolvidas.

1.1TEMA 

A qualidade de vida no trabalho dos funcionários da empresa de ônibus Integração Transportes/Cuiabá.

1.2 PROBLEMÁTICA 

Existe relação entre a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores da empresa de ônibus Integração Transportes/Cuiabá com o estilo de liderança de seus superiores? Como se apresenta a qualidade de vida no trabalho para estes funcionários?

1.3 HIPÓTESES

O modelo de Gestão de Pessoas na empresa Integração Transportes/Cuiabá (quanto ao estilo de liderança) influencia negativamente na qualidade de vida de seus colaboradores.

A remuneração não está condizente com a função desempenhada pelos funcionários.

A empresa Integração Transportes/Cuiabá não desenvolve programas eficientes relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL 

Apontar se a Gestão de Pessoas na empresa Integração Transportes/Cuiabá tem relação com a qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores.

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar quais fatores leva um funcionário a sentir-se satisfeito com a qualidade de vida no trabalho dentro da empresa.

Verificar como é a rotina de trabalho desses funcionários.

Conhecer se os líderes da empresa Integração Transportes/Cuiabá aplicam políticas de incentivo motivacional para seus funcionários.

1.5 JUSTIFICATIVA

Num contexto de mundo capitalista, as organizações que oferecem serviços à sociedade objetivando o lucro tendem a supervalorizar os mecanismos de produção em detrimento do ser humano. Ou seja, a qualidade de vida no trabalho não está tendo o destaque ou importância necessários dentre grande parte dessas organizações.
Este projeto vem explorar o ambiente organizacional a fim de reconhecer esse contexto.

Pretende-se com a pesquisa induzir reflexão quanto ao modelo de Gestão de Pessoas de forma a procurar mudanças tanto para o pesquisador, na contextualização de seu conhecimento, quanto para a organização nos benefícios provenientes da melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores.

O projeto em questão apresenta e é de grande importância na área de administração. Pois através dele as organizações irão adquirir o conhecimento necessário para que elas alcancem seus objetivos e metas em parceria com os seus colaboradores, isto é, tratando-os como seres humanos e não apenas como meros elementos produtivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com