TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Qualidade na Logística

Por:   •  27/2/2021  •  Resenha  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Nome: Geovâni da Silva Tobias - Cód.: 302072

Curso: MBA EM GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE LOGÍSTICA

Disciplina: Qualidade e Produtividade na Logística

Título: Qualidade em Logística

Um sistema de qualidade em logística contribui na padronização de processos, na satisfação dos clientes e no aumento da produtividade dos serviços, tornando-se um instrumento valioso para as empresas de logística maximizando os resultados. São numerosas as ferramentas de qualidade que podem ser utilizadas para uma melhora em cada processo, estas ferramentas tem por objetivo avaliar os pontos do processo, identificando possíveis falhas, que ao serem identificadas podem ser tratadas, de maneira que o serviço ou produto seja entregue conforme o acordado com o cliente, ou seja sem nenhuma não conformidade.

A logística em si, preza pela adequação e planejamento por parte da empresa, com o intuito de satisfazer seus consumidores, (produto certo, na hora certa, na quantidade certa, com o menor custo possível), para que isso ocorra é necessário aplicar recursos voltados para esta finalidade, afinal no cenário em que nos encontramos, existem cada vez mais alternativas de substituição, os clientes estão cada vez mais intolerantes em relação a qualidade oferecida nos produtos/serviços e se levarmos em conta este fato, empresas que não ofereçam um sistema de qualidade altamente rigoroso, não poderão obter um diferencial competitivo, devido a esta exigência de seus clientes.

Por que é importante a implementação da qualidade em logística como um objetivo afinal?

Estamos em um mundo globalizado onde o mercado se faz cada vez mais competitivo, desta forma, qualidade, agilidade e eficiência se fazem características obrigatórias para demarcar o sucesso de qualquer negócio, a gestão de qualidade nos processos logísticos deve figurar como uma preocupação constante. É necessário que gestores estejam cientes da necessidade de aprimorar procedimentos de distribuição e, para isso, engajem-se na seleção de ferramentas e métodos que favoreçam (e endossem) a alta performance logística.

Porém é necessário identificar os obstáculos que impeçam a implementação de um processo de qualidade eficiente, pois tais obstáculos podem ocasionar em erros fatais e prejuizões que se arrastariam por inúmeros pontos da cadeia.

Abaixo estão listados 5, dos principais problemas enfrentados na gestão da qualidade logística        

  1. Falta de planejamento: É muito importante a implementação de uma gestão de qualidade, todavia, ela precisa ser muito bem estruturada para que não se torne ineficiente em seus processos, ocasionando perdas de tempo e dinheiro. Para que ela dê certo, é necessário estabelecer um planejamento altamente detalhado de cada processo fazendo um acompanhamento deste para garantir que o planejamento está sendo cumprido.

Partindo desta premissa, os gestores precisam alinhar bem quais são suas metas, objetivos e até mesmo seus índices de qualidade esperados, pois desta forma irão definir os caminhos que precisem ser percorridos para atingir seus objetivos, por meio destes fatores se constrói o planejamento estratégico (o mapa de sucesso da empresa).

  1. Falta de indicadores de desempenho: É vital que a empresa tenha estes indicadores, pois estes refletem os processos da empresa, que por sua vez demanda um grande conhecimento dos processos internos, para facilitar essa prática é interessante estabelecer alguns indicadores principais para abarcar as metas estratégicas da empresa, tais como: índices de prazos de entrega; níveis de satisfação dos clientes; taxas de rupturas operacionais; índices e controles de ociosidade; níveis de custos operacionais, dentre outros indicadores.

  1. Falta de profissionais de supply chain qualificados: Uma empresa que apresenta a falta de profissionais qualificados para desempenhar suas funções afeta diretamente a competitividade, a falta destes profissionais dificulta a busca por eficiência ou por redução de desperdícios, existem muitos fatores inclusive internos que dão indícios desses elementos, como por exemplo, o problema com a educação e formação, existe a questão da falta de horizontalidade (mão de obra não qualificada em cargos altos devido a não exigência da empresa e funcionários com boa capacitação em níveis mais baixos por falta de uma avaliação correta de capacidade (falta de indicadores), junto a isso, os salários são extremamente diferentes para cargos parecidos. Ou seja, não existe um padrão e isso com certeza, complica ainda mais a situação do setor, tendo em vista que muitos profissionais as vezes sentem-se desmotivados com o setor e não buscam especializações.
  1. Falta de agilidade no transporte de cargas: Com a ausência de uma infraestrutura eficiente para o transporte das cargas, uma empresa pode sofrer não somente com os atrasos em suas entregas devido à falta de agilidade, como também com outros problemas, características como imperícia, imprudência e negligência, são fatores que podem impactar diretamente nessa falta de agilidade, apesar de parecerem sinônimos, são bem diferentes, a imperícia está relacionada a falta de habilidade do profissional, que por falta desta competência pode de alguma forma “travar” os processos relacionados ao transporte das cargas, da mesma forma que é interessante observar trabalhadores antigos com determinados “vícios”, estes são responsáveis muitas vezes por imprudência, o excesso de confiança por executar as mesmas ações a muito tempo, onde por sua vez temos a negligencia que ocorre por descuido do mesmo, é importante a implementação de um gerenciamento de risco, para evitar problemas como esses, além da padronização dos processos de manuseio e transporte de cargas, aumentando a eficiência no transporte além de sua segurança e agilidade.
  1. Falta de tecnologia especializada: Toda e qualquer instituição que procura sucesso deve investir em tecnologia especializada para obter os melhores resultados, por meio de um mapeamento de processos eficiente, ela será capaz de um melhor controle de sua empresa. Tendo em vista o gigante número de informações produzidas diariamente que são envolvidas ao longo dos processos de toda a cadeia logística, é quase inviável o entendimento mais profundo de tal situação sem tecnologia especializada, o controle sobre esses processos implicam em uma visão mais sistematizada sobre todas as operações do empreendimento, recursos tecnológicos e novas metodologias — a exemplo do Supply Chain Management — possibilitam não só visualizar, mas gerenciar toda a cadeia de suprimentos, garantindo a integração necessária para o sucesso das operações, o que gera maior agilidade, uma redução de custos operacionais (tendo em vista a otimização das atividades e automatização de processos), em resumo o uso ineficaz da tecnologia especializada acarreta em diversas perdas para uma empresa, seja em agilidade, seja financeiramente, ou até mesmo na qualidade de seu produto ou serviço (fator de decisivo aos olhos do cliente).

Com o progresso da tecnologia e dos sistemas de produção, existe também o alongamento das exigências do cliente. Por este motivo, as empresas devem focar no desejo de seus consumidores. Fabricando, artigos, únicos, personalizados e produzindo apenas o que é preciso para comercializar em curto prazo. Porém, para que isso ocorra, toda a cadeia de suprimentos deve ter a mesma missão, que seria manter todas as necessidades niveladas. Consequentemente, isso acarretará em um aumento de agilidade dos processos e otimização das entregas. Além, da redução do consumo de matéria-prima e término dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com