TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

Por:   •  1/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

ENSAIO ACADÊMICO: A RELEVÂNCIA DA GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

INTRODUÇÃO

No final do século XIX e nas duas primeiras décadas do XX houve um enorme desenvolvimento econômico e industrial, juntamente com o da tecnologia produtiva, onde iniciou o surgimento da máquina a vapor atrelada em diversos tipos de manufatura e siderurgia à tecelagem. Isso aumentou a sofisticação do trabalho e exigiu habilidades variáveis dos trabalhadores. Mas o trabalho era mecanizado, a seleção oportunista e subjetiva. A gestão era centrada apenas no Departamento de Pessoas e este, não era estruturado1. Foi somente a partir da década de 50 que o panorama mudou. As organizações passaram a privilegiar os currículos mais amplos e já começaram a reconhecer a importância dos profissionais, a partir de uma visão holística e multidisciplinar2.

Lidar com pessoas nas organizações é uma responsabilidade de crescente complexidade. O objetivo principal da área de Gestão de Pessoas é administrar as relações da organização com as pessoas que a compõe. Essas pessoas são consideradas hoje como parceiras de negócios e não mais como recursos empresariais. Em plena era da informação e tecnologia, esse cenário passou a ser um grande desafio interno das empresas, já que essa responsabilidade não pode permanecer centralizada e monopolizada, deve ser incluída em todos os setores da empresa2.

Tendo a Gestão de Pessoas a responsabilidade de se preocupar com o bem-estar humano, compete-lhe estar à altura dessa expectativa ao compreender que existem relações positivas entre a satisfação do funcionário e seu desempenho e entre o desempenho social da empresa e o desempenho financeiro3. O gestor, de forma estratégica, precisa garantir que todas as necessidades dos colaboradores e da empresa sejam atendidas. Além disso precisa administrar todo o time com eficiência, para que se evite conflitos e a cultura organizacional possa ser gerida. Treinamento de colaboradores, desenvolvimento e incentivo dos planos de carreira também são de fundamental importância.

Os relacionamentos entre as pessoas galgam desejos e anseios pessoais e profissionais com o intuito de crescimento e desenvolvimento capaz de demonstrar o potencial humano como uma máquina pensante de geração de renda, isso desde que estejam comprometidas as qualificações necessárias.

FUNDAMENTAÇÃO

O ambiente em que as organizações operam hoje está mudando rapidamente, impondo a todas organizações a necessidade de flexibilidade, a capacidade de responder às mudanças no ambiente e de procurar proativamente possíveis inovações em potencial. Tendências atuais, como o processo de globalização, grande fluxo de informação e o desenvolvimento de tecnologia impõem constantemente a necessidade de adaptação a um ambiente turbulento, mas, por outro lado, também é necessário desenvolver e adquirir novos conhecimentos e habilidades, que se tornam cruciais em todas as áreas4. A área de gestão pessoal ou recursos humanos passou de um simples departamento pessoal para um agente de transformação, provocando mudanças em toda a organização5.

Antes, o papel da Gestão de Pessoas era baseado em controlar rigidamente a carreira dos funcionários, manter as escalas salariais em segredo e manter como tarefas exclusivas do RH a avaliação de potencial, a manutenção do clima organizacional e fazer com que os custos de pessoal não digam respeito à área de RH, mas sim a cada setor.

Hoje, o novo papel da Gestão de Pessoas propõe a definição e garantia de um conjunto de normas e procedimentos alinhados com os princípios empresariais e de acordo com a legislação trabalhista. Dentre essas normas está a criação e operação de sistemas que permitam que as oportunidades de emprego e desenvolvimento de carreira estejam disponíveis a todos.

É nova responsabilidade do GP também dar suporte às demais unidades da empresa no recrutamento e desenvolvimento de pessoas, criar, propor e administrar instrumentos que possibilitem uma remuneração competitiva a todos os funcionários, buscar sempre a diversidade, com o objetivo principal de aumentar o capital intelectual, dignificando o trabalho e o ser humano6.

Fortalecer o capital intelectual, significa entender a importância das pessoas na organização, não apenas como "recursos humanos", mas como colaboradores que possuem competência e comprometimento, conscientes de seus direitos e deveres. O gestor com visão contemporânea e estratégica, se esforça e investe para fortalecer seus colaboradores e parceiros, defendendo o capital intelectual da empresa.

Uma organização com visão contemporânea de Gestão de Pessoas, deve possuir clareza estratégica, fazendo com que a "missão, visão, valores e objetivos" sejam assimilados e praticados por todos os colaboradores de forma consciente, criando alinhamento e cooperação para atingir objetivos em comum.

Nas organizações contemporâneas destaca-se também a descentralização dos recursos humanos. Essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com