TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA ESTRATEGIA EMPRESARIAL

Por:   •  24/6/2019  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA

DADOS GERAIS

Disciplina

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL  -

MBA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL – Turma: GQT 36 – UFF/LATEC

Professor

Bianca de França Tempone Felga de Moraes, MSc

Aluno

Graziela dos Santos Leonardo

Matrícula

Data

29/05/2015

Análise do Texto
Título do Texto

Gestão de processos como estratégia de negócios

Autor (es)

Sonia Monfil Cardona

PALAVRAS-CHAVES DO TEXTO ( no máximo 4 palavras )

Gestão

Processos

Supply

logística

DESCRIÇÃO DO ASSUNTO ( no máximo 50 palavras )

Multinacional farmacêutica reformula toda a sua cadeia de suprimentos, aplicando o modelo de gestão completa, desde o planejamento até a distribuição, tendo como base de desenvolvimento a gestão de processos, criando um novo departamento e centralizando as operações, obtendo resultados excelentes de performance junto aos clientes.

APRECIAÇÃO CRÍTICA INDIVIDUAL ( no máximo 300 palavras )

A percepção da necessidade de uma reestruturação levou a Altana Pharma a adotar um modelo estratégico de negocio baseado na  gestão de processos que possibilita à organização atuar com eficiência nos recursos e com eficácia nos resultados otimizando esforços: no atendimento às necessidades do cliente; direcionando o foco no trabalho, no processo; na simplificação e agilidade na realização das tarefas; mantendo a visão integrada da organização; identificando indicadores de desempenho medindo as melhorias do processo.

As inúmeras falhas no processo da cadeia de abastecimento (supply chain), a falta de integração existente, já afetavam os negócios da empresa e consequentemente sua visibilidade no mercado. As atividades do supply chain estavam distribuídas em departamentos diferentes e que não ser comunicavam, gerando perdas e falta de controle da produção.

O problema principal era centralizar as atividades sob a gestão de um departamento, que ficaria responsável por toda cadeia desde o planejamento ate a distribuição do produto acabado. Feito isso, seguiram-se a estruturação do departamento e a definição de alguns ajustes no sistema, otimizando-o, de forma a atender ao novo modelo definido pela nova gestão.

Os ganhos obtidos pela empresa ao final de 2004 já podiam ser percebidos pois todos os indicadores e metas estabelecidos (KPI) foram alcançados, e atualmente a empresa investe ainda mais na otimização da cadeia através de novos sistemas que permitem respostas mãos ágeis as demandas do mercado.

PARALELO COM A REALIDADE

Investir em mapeamento de processos não é só fazer um simples desenho de como funciona determinado processo / atividade. Significa identificar atividades que podem ser aprimoradas e que vão otimizar e ampliar os ganhos de uma empresa. Além disso, preserva e retém o conhecimento dentro da organização. 

As empresas de estrutura familiar e entidades de classe têm investido pesadamente em formas de geração de auto sustentabilidade, investindo em processos mais ágeis que ofereçam aos seus clientes serviços de qualidade e credibilidade.  Processos automatizados, com respostas rápidas e que podem ser medidos e monitorados, tem sido o foco destas organizações. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com