TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REVOLUÇÃO 4.0 E OS IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  24/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

RAFAEL GOMES DE SOUZA

2037197

A REVOLUÇÃO 4.0 E OS IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES

MACAÉ, 2020

SUMÁRIO        

1 INTRODUÇÃO        2

REFERÊNCIAS        7

1 INTRODUÇÃO

A Revolução 4.0, também conhecida como Indústria 4.0, já é realidade entre nós, sendo marcada pelos avanços tecnológicos, que de acordo com Klaus Schwab – engenheiro e economista alemão - alterará fundamentalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, com grandeza, amplitude e multiplicidade.    

Toda revolução industrial é marcada por mudanças profundas e transformações em nossa sociedade.

A primeira revolução industrial veio com a máquina a vapor e uso do carvão como combustível permitindo aos artesões aumentarem a sua produtividade; a segunda revolução caracterizou-se pela chegada da energia elétrica e a conseqüente produção em massa e a terceira revolução nos apresentou a computação através dos primórdios da inteligência artificial.

Na quarta revolução industrial (revolução 4.0) observamos o que muitos chamam de tecnologia disruptiva, ou seja, tecnologia que tem o poder de transformar um mercado existente, oferecendo simplicidade, conforto, baixo custo e fácil acesso à produtos e serviços.

Cabe destacar que essas tecnologias disruptivas, interagem entre elas de forma sinérgica, onde teremos uma cadeia produtiva totalmente conectada (manufatura avançada), em que os processos se adaptam às necessidades da produção, os recursos são usados com maior eficiência e os produtos customizados de acordo com a necessidade de cada cliente.

Dentre essas tecnologias disruptivas, também conhecidas como habilitadoras, destacam-se:

BIG DATA E ANALYTICS

É o conjunto de ferramentas e métodos com o objetivo de coletar, organizar e analisar um grande número de dados para descobrir padrões e identificar outras informações úteis para o negócio.

Exemplos: Pesquisadores na ciência, que através desta ferramenta, estão decodificando o DNA humano e identificando genes responsáveis pelo surgimento de doenças.

Nas empresas, utiliza-se a ferramenta para levantamento e análises de informações sobre clientes, traçando assim seu perfil, para implementação de estratégias de vendas e marketing.

 ROBÔS AUTÔNOMOS

Os robôs autônomos são máquinas programadas para mover, manipular objetos e realizar os diversos tipos de trabalho, sem a interferência ou controle humano.

O nível de autonomia vai depender da estrutura do robô e da sua atividade a ser desempenhada.

Podem realizar tarefas que necessitam de esforços repetitivos; precisão; resistência; rapidez e força.

A sinergia entre robôs e humanos tem o potencial de aumentar a velocidade e eficiência da produção, além de otimizar o trabalho dos humanos.

Exemplos: Fábricas de automóveis que utilizam-se do mesmo na linha de montagem.

SIMULAÇÃO

Reproduz virtualmente ambientes e processos que acontecem dentro da fábrica. Com isso é possível aproximarmos o mundo físico do mundo virtual para análise de dados, monitoramentos e aprimoramento de processos.

Busca eliminar ou reduzir desperdícios gerados pelos mais diversos processos da empresa, trazendo grandes benefícios como uma maior produtividade e conseqüentemente aumento do seu nível de competitividade.

Exemplos: Aplicação em processos logísticos – Lead Time – e estoques – Pontos de Ressuprimento –

REALIDADE AUMENTADA

Permite reunir em um mesmo dispositivo, informações visuais que irão auxiliar na tomada de decisões em tempo real, integrando o ambiente industrial com as projeções virtuais

Através da projeção de cenários virtuais sobre o mundo físico, a utilização da realidade aumentada permite uma integração em tempo real com informações e dados obtidos através da integração de dados provenientes de sistemas industriais, tais como GPS, câmeras de vídeo e internet.

Permite também o acompanhamento virtual de dados de processo, incluindo a operação de máquinas pelos operadores, o acompanhamento da produção em tempo real por parte dos gestores.

A Realidade Aumentada torna o ambiente inteligente. Assim, é possível monitorar condições em tempo real e controlar e/ou personalizar processos e capacidades produtivas - tudo isso de forma remota e ágil

Exemplos: O operador de um determinado equipamento através de um smarthfone ou tablet consegue ter acesso aos conteúdos pertinentes ao equipamento, como modo de operar ou manutenção, acesso à biblioteca virtual.

Transportadoras conseguem rastrear suas cargas em tempo real, fazendo uso dessas tecnologias.

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS

A integração de sistemas tem como objetivo conectar as diferentes áreas da indústria, com intuito de extrair dados e informações que serão usadas para realizar melhorias contínuas em todo o processo produtivo.

Dentre as vantagens da utilização da integração de sistemas na indústria, podemos citar: melhoraria da qualidade e confiabilidade de um projeto de integração; conhecimento sobre como gerir riscos do projeto e a determinação do melhor hardware e software para a aplicação desejada.

A integração de sistemas pode ser Horizontal ou Vertical, conforme abaixo:

Integração Horizontal - Conexão entre a fábrica e toda cadeia de suprimentos, a partir da definição de um fluxo de trabalho desenhado e integrado.

Possibilita as indústrias visualizarem oportunidades de inovação e tomadas de decisões, pois têm acesso a informações do chão de fábrica que antes não chegavam até os gestores.

Integração Vertical - Permite que todos os níveis da fábrica estejam conectados através de uma hierarquia: do chão de fábrica até os executivos.

A integração vertical é como se fosse uma pirâmide – integrando as partes mais operacionais até as grandes estratégias da indústria - em que informações são transformadas em relatórios, sistemas e processos, para futuramente virarem oportunidades de melhoria.

MANUFATURA ADITIVA

A Manufatura Aditiva, também conhecida como impressão 3D, caracteriza-se pela confecção de objetos de geometria complexa a partir de um desenho elaborado no computador.

A elaboração de uma peça por meio da manufatura aditiva é semelhante ao de uma impressão comum, em 2D. Mas ao invés de tinta, é utilizado uma espécie de pó, gel ou algum filamento de metal ou plástico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (310.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com