TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RIQUEZA DAS NAÇÕES

Por:   •  1/6/2015  •  Artigo  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 9

2.1 Introduções

O consenso da Teoria Econômica de forma sistematizada, iniciou se com o trabalho dos fisiocratas na França, mais publicada com a Obra do escocês Adam Smith com A RIQUEZA DAS NAÇÕES, em 1776. Anteriormente a atividade de econômica era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética.  Os conceitos de troca, em Aristóteles, e preço juto, em SÃO Tomás de Aquino, a condenação dos juros ou da usura encontravam sua justificativa em termos morais, não existindo um estudo sistemático das relações econômicas. Que no século XIX, a ciência econômica era conhecida como Econômica Política, designação que tendeu a desaparecer a partir do início do século XX.

2.2 Precursores da Teoria econômica

2.2.1 Antiguidade

Na Grécia Antiga, as primeiras referencias conhecidas à Economia aparecem no trabalho de Aristóteles (384 – 322 a.c.), encontramos também considerações da ordem econômica nos escritos de Platão (427 – 347 a.C.) e de Xenofonte (440 – 335 a.C.).

2.2.2 Mercantilismo

A partir do século XVI observa se o nascimento da escola econômica:

O mercantilismo, com alguns princípios de fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas, acumulando metais preciosos, aumentando o poder e tendo o aparecimento de relatos da moeda.

2.2.3 Fisiocracia

 No século XVIII, os fisiocratas em uma escola francesa sustentavam que a terra seria a única fonte de riqueza, para a felicidade dos homens. O trabalho de maior parte foi do Dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique, o primeiro a dividir a economia em setores, mostrando a relação entre eles. Pode se dizer que o Tableau Économique de Quesnay está na origem do sistema de circulação monetária input-output criado no século XX (anos 1940) pelo economista russo, naturalizado norte-americano, Wassily Leontief, da Universidade de Harvard.

Para os fisiocratas, a riqueza se consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “Regras da Natureza”) em atividade econômicas como lavoura, a pesca e a minerações. Somente a terra tinha a capacidade de multiplicar a riqueza. Os (Fisiocratas) associaram conceitos da Medicina à Economia (o Quesnay, era médico): Circulação, fluxo, órgãos, funções.

2.2.4 Os Clássicos

Adam Smith (1723 – 1790)

Considerado o percursor da moderna teoria econômica, Smith já era um renomado professor quando publicou sua obra A Riqueza das Nações, em 1776. Em uma visão harmônica do mundo real, Smith entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guiada por uma “Mão Invisível”.

Seus argumentos baseavam se na livre iniciativa, no laissez-faire. Considerava se que a causa da riqueza das nações é o trabalho humano (chamada teoria do valor –trabalho) e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão de trabalho, isto é, os trabalhadores deveriam especializar se em algumas tarefas. Assim é necessário que os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas e o papel do estado na economia, deveria se corresponder apenas na proteção da sociedade, contra eventuais ataques.

David Ricardo (1772 – 1823)

Parindo das ideias de Smith, Ricardo desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial políticos. Com a tese que todos os custos se reduzem a custo do trabalho, e mostra que a acumulação do capital acompanhada de aumento populacionais provoca uma renda da terra (período neoclássico).

A teoria das vantagens comparativas, com o comercio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção. Com os estudos de Ricardo, deu se origem a duas correntes antagônicas: A corrente neoclássica, por suas abstrações simplificadoras, e a corrente marxista, pela ênfase dada a questão distributiva e aos aspectos sociais na repartição da renda.

John Stuart Mill (1806 – 1873)

Sua obra consolida o exposto por seus antecessores e avança ao incorporar mais elementos institucionais e ao definir melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.

Jean-Baptiste Say (1768 – 1832)

Retomou e ampliou-a a obra de Adam Smith, criando a lei de Say “sua oferta cria sua própria procura”, ou seja, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços. A lei sendo um dos pilares da macroeconomia clássica, sendo contestada apenas em meados do século XX.

Thomas Malthus (1766 – 1834)

Malthus deu apoio à teoria dos salários de subsistência, pois para Malthus, a causa de todos os males da sociedade residia no excesso populacional: Enquanto a população crescia em progressão geométrica, a produção de alimentos seguia em progressão aritmética. Malthus advogou o adiamento de casamentos, limitação voluntária de nascimento nas famílias pobres, e aceitava a guerras como solução para interromper o crescimento populacional. Deixando de lado as possibilidades de crescimento na agricultura nem as técnicas de controle de natalidade que se seguiriam.

2.3 A teoria neoclássica

Os neoclássicos sedimentaram o raciocínio matemático explícito inaugurando por Ricardo, procurando isolar os fatos econômicos de outros aspectos da realidade social.

Alfred Marshall (1842 – 1924)

Com seu livro, Princípios de economia, publicado em 1890, serviu como obra básica até a metade do século XX. Outros teóricos importantes foram: William Jevons, Léon Walras, Eugene Bohm-Bawerk, Joseph Alois Shumpeter, Vilfredo Pareto, Arthur Pigou e François Edgeworth.

Evoluindo muito, pois o comportamento do consumidor era analisado em profundidade, assim como o do produtor (medidos por curvas, o grau de satisfação do consumidor e a capacidade de produção). Essa corrente é chamada de Teoria Marginalista.

Deve se destacar também a analise monetária, com a criação da teoria da moeda, que relaciona a quantidade de dinheiro com níveis gerais de atividade econômica e de preços.

2.4 A Teoria Keynesiana

A era Keynesiana iniciou se com a publicação da Teoria Geral do Emprego, dos juros e da moeda, de John Maynard Keynes (1883 – 1946), em 1936. Muito autores descrevem a contribuição de Keynes como a revolução Keynesiana, tamanho o impacto de sua obra.

Para entender o impacto da obra de Keynes, é necessário considerar sua época. Na década de 1930, a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecida como a Grande Depressão. O principal fator responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou afetiva. Invertendo a lei de Say (a oferta cria sua própria procura). Fim da crença no laissez-faire como regulador dos fluxos real e monetário da economia, e é chamado princípio da demanda afetiva. Debates teóricos sobre aspectos de seu trabalho duram até hoje, destacando três grupos: Os Monetaristas (Privilegiam o poder da moeda e o baixo grau de intervenção do Estado), os Fiscalistas ou Keynesianos (Recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado) e os Pós – Keynesianos (Enfatizam o papel da especulação financeira e, como Keynes, defendem um papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com