TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reengenharia de Processos

Por:   •  7/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  17.782 Palavras (72 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 72

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFROBRASILEIRA - UNILAB

BACHARELADO EM ADMINISTAÇÃO PÚBLICA

GUSTAVO LUAN DE JESUS RIBEIRO

MÉRCIA NEVES COSTA

NOELMA DE OLIVEIRA SANTOS

RIVISON COUTO DE ALMEIDA

RIZIO COUTO DE ALMEIDA

        

REENGENHARIA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA GESTÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR (RMS) – BA

SÃO FRANCISCO DO CONDE

2016

GUSTAVO LUAN DE JESUS RIBEIRO

MÉRCIA NEVES COSTA

NOELMA DE OLIVEIRA SANTOS

RIVISON COUTO DE ALMEIDA

RIZIO COUTO DE ALMEIDA

REENGENHARIA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA GESTÃO DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR (RMS) – BA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração Pública, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro—UNILAB, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Administração Pública.

Orientador: Prof.  Dr. Paulo Proença.

Coorientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida Silva

São Francisco do Conde

2016

Aos nossos familiares, nossos portos seguros nos momentos de violentas tempestades nessa jornada de formação na UNILAB.

"Felizmente para as corporações-dinossauro, o código genético de uma empresa pode ser alterado de várias formas. Na verdade, uma empresa incapaz de fazer periodicamente a reengenharia de seu código genético ficará tão à mercê das revoluções ambientais."


Hamel & Prahalad

AGRADECIMENTOS

A Deus, autor da vida e sentido maior da existência.

Às nossas famílias pela compreensão e apoio constantes ao enveredar-nos nessa caminhada em busca de novos conhecimentos.

 

À Profª. Dra. Maria Aparecida Silva que nos fez caminhar por “caminhos nunca dantes navegados” e com competência repartiu conosco a riqueza de novos saberes.

Ao ex-Tutor Presencial Anderson Luis da Paixão Café pelo acompanhamento, apoio e comentários que proporcionaram maior aprofundamento e reflexão às questões abordadas na pesquisa.

Aos Secretários da Administração pesquisados por disponibilizar um tempo em sua agenda, com tantas atribuições de sua pasta, para nos receber, pela atenção e paciência durante a pesquisa.

Ao Prof. Dr. Paulo Proença pelas observações e contribuições durante o processo de construção do trabalho.

A Jaciara Coordenadora do Polo EAD do Campus dos Malês pelo carinho, atenção e encaminhamentos feitos durante os quatro anos de formação.

Aos colegas de equipe que se empenharam na realização deste trabalho nos momentos de reflexões e discussões e pela motivação ao trilharmos um caminho que se desvelou a cada passo.

Por fim, a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Administração Pública.

RESUMO

Esta pesquisa visa propor a implantação da reengenharia de processos administrativos na gestão de uma Instituição Pública, localizada na Região Metropolitana de Salvador, no Estado da Bahia, em virtude da necessidade de modernização do Estado frente às demandas advindas pela contemporaneidade. A metodologia Pesquisa-Ação guiou a atuação dos pesquisadores no interior da instituição possibilitando uma aproximação, não apenas do objeto de pesquisa, mas dos processos administrativos a serem estudados e a efetivação do Plano de Intervenção; o alinhamento com a Metodologia MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) direcionou o olhar e a ação para o alcance do objetivo principal desta investigação de propor um novo fluxo nos processos de licitação e compras. Os instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevista semiestruturada, observação e registros etnográficos levaram-nos a perceber que não existe um manual de procedimentos administrativos que direcione as etapas dos processos de licitações e compras, levando a centralização e burocratização resultando em atrasos de matérias, causando carência de insumos para a execução das tarefas diárias dos setores e ineficiência dos serviços ofertados à comunidade. A proposta de (re) desenho dos processos administrativos de licitação e compras foi dificultada pelas substituições de secretários municipais causou descontinuidade nas ações da SEAD e na realização da pesquisa, tronado possível apenas a reengenharia do processo de licitação.  Concluiu-se que existe a necessária um conhecimento mais profundo da Metodologia do MASP pelos gestores públicos, pois, muitas vezes, uma noção profunda dos problemas e ações/ferramentas de gestão podem dirimir as dificuldades diárias da instituição.

Palavras-chave: Reengenharia de Processos. Administração Pública. Licitação. Compras.

 

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Quadro 1: Compras de Licitações e Contratos        26

Figura 1: Elaboração primária a partir das abstrações teóricas        28

Figura 2: Ciclo de Shewart ou Ciclo de Deming        30

Figura 3: MASP – Método de Análise e Solução de Problemas        30

Quadro 2: Identificação dos problemas        40

Figura 4: Análise do Problema        40

Quadro 3: Matriz GUT        41

Quadro 4: Plano de ação        43

...

Baixar como (para membros premium)  txt (122.7 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (959.9 Kb)  
Continuar por mais 71 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com