TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação entre Treinamento e desenvolvimento Organizacional

Por:   •  20/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  3.550 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]ATIVIDADE AULA 01 e 02

ATIVIDADE AULA 01

  1. Conceitue Treinamento.

Processo de preparação, e educação de pessoas para melhor desenvolvimento de tarefas, com objetivo de maximizar a produtividade, para atingir os objetivos da organização.

  1. Qual a Relação entre Treinamento e desenvolvimento Organizacional? Justifique sua resposta.

Inseridas na área de recursos humanos da organização, o Treinamento e desenvolvimento são duas palavras fundamentais para o sucesso de uma organização. Ou seja, proporcionam uma grande transformação e desponta diretamente no processo de agregar pessoas, ou seja, transformá-las com que se tornem mais competitivas, comprometidas com a organização.

È um novo e grande potencial dentro dos recursos humanos no mundo organizacional e que os seus novos referencias alteram profundamente o processo de ações referentes às tomadas de decisões a cerca de T&D.

03. Avaliar o desempenho humano é uma atitude estratégica da organização? Comente seu ponto de vista.

Sim, pois a importância e a necessidade de sua aplicação para obter vantagem competitiva no mercado, além de avaliar a contribuição de seus colaboradores para alcançar os resultados esperados, proporcionam à empresa uma visão melhor de suas estratégias e de como elas estão sendo aplicadas, além de identificar as deficiências de cada área. A avaliação de desempenho é um instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em determinado período e área específica (conhecimentos, metas, habilidades, atitudes, entre outras).

ATIVIDADE AULA 02

  1. Para ter êxito no processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas, é essencial estabelecer alguns passos que estão diretamente ligados à Política de Remuneração da empresa, e que perpassa por vários setores, dando dinamismo e possibilitando assim a Gestão do Conhecimento do Capital intelectual. Idalberto Chiavenato, em seu livro, Gestão de Pessoas (2010), nos traz quatro passos importantes. Liste os passos citados pelo autor.
  1. O primeiro passo está no mapeamento das competências para alinhar devidamente as competências individuais com as competências funcionais e organizacionais.
  2. O segundo passo é definir uma hierarquia de competências: as competências organizacionais e as competências funcionais de cada área da organização de modo que estas forneçam as bases para aquelas

3) No terceiro passo, tratar das competências gerenciais necessárias para que a gestão de pessoas possa ser praticada pelos gerentes como gestores de pessoas.

4) Em quarto lugar, ponderar as competências individuais da mesma maneira como tratamos os fatores de avaliação de cargos. A partir daí, o tratamento das competências segue o mesmo caminho da avaliação e classificação dos cargos.

02. Costacurta Junqueira e Ferreira Vianna (1999), destacam quatro importantes pontos do processo de treinamento e gerenciamento da Gestão do Conhecimento ligados ao Capital Intelectual das empresas. Liste e comente sobre eles.

1. Empresas vão operar cada vez mais em redes (networks): Em progressão geométrica, pequenos núcleos de grandes cérebros serão capazes de criar negócios de grande porte através de sua capacitação de concertação , formação de empresas em rede e desenvolvimento de marca. O ativo tangível destas networks será uma parcela cada vez menor do valor do negocio estruturado.

2. Os serviços serão cada vez mais importantes na formação do PIB: As previsões podem ser aterradoras, mas devem ser levadas em consideração. Estarão acontecendo mudanças consideráveis em alguns países onde muitos estarão produzindo  produtos físicos que a nação necessita. Com isso, o trabalhador aumentará cada vez mais o valor agregado a produção, incorporando inteligência e não capital físico aos empreendimentos.

3. Megasoftwares virão revolucionar a organização das empresas: Mesmo a parte tradicional remanescente das organizações sofrera uma brutal revolução ficando a atividade burocrática humana praticamente zerada.

4. No mundo da infinitização do comercio virtual, a logística com base em forte capacitação informática será cada vez mais um efetivo de sucesso: No momento em que o ponto mais distante de um pais e do mundo for possível comprar produtos e a competitividade exigir custos compatíveis, empresas estruturadas verticalmente ou em rede deverão dominar o fator critico de sucesso de logística.

03. Como a Gestão do Capital Intelectual pode ser Estratégica? Justifique sua resposta.

O Capital Intelectual que está na mente das pessoas, atualmente é considerado o recurso mais importante que uma organização pode ter. Admitindo a importância do Capital Intelectual, este é denominado como a nova vantagem competitiva, ou seja, um diferencial na obtenção de sucesso e recursos de uma instituição. Pode-se dizer que é através do capital intelectual que uma empresa consegue se desenvolver e se destacar no mercado em que atua, porém, isso não deixa de lado os demais recursos. A gestão do capital intelectual dentro das organizações tornou-se crucial, revelando a necessidade de buscar recursos para incentivar os funcionários a compartilharem conhecimento, abarcando desde cargos de diretoria á chão de fábrica. Desta forma, a instituição retém o know-how e obtém idéias para possíveis melhorias e redução de custos.

04.A modalidade EAD de formação é um “caminho sem volta” segundo especialistas. E isso prova a legalidade da modalidade de ensino. Esse processo tem fortalecido as organizações, pois agrega valor ao capital intelectual. De que forma esse aspecto pode ser considerado como um diferencial de competitividade? Justifique.  

As empresas, para manter-se no mercado competitivo da atualidade, exigem profissionais cada vez mais especializados. O antigo trabalhador passa a ser um colaborador, com visão globalizada dos problemas e soluções. As tarefas cada vez mais complexam necessitam de reciclagem constante e compartilhamento das informações num todo. Nesse aspecto a EAD aparece como um sistema de apoio para facilitar os meios de aprendizagem na Educação Corporativa, objetivando desenvolver pessoas e talentos humanos, por meio da interatividade, autonomia e flexibilidade.

A EAD via Web passa a ser uma excelente opção para minimizar a dificuldade das empresas em identificar os seus profissionais de hoje,  prepará-los para a liderança eficaz de amanhã, reciclando continuamente seus conhecimentos numa cultura de aprendizagem continuada voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional. A pessoa torna-se um profissional dinâmico, com visão sistêmica e, ao mesmo tempo, empreendedor, com conhecimentos práticos para criação e resolução de questões mercadológicas. O profissional diferencia-se por seu conhecimento técnico e poder de visualizar o mercado com amplitude, atendendo às demandas e necessidades do consumidor. O professor destaca ainda que, ao finalizar o curso, o aluno poderá aturar em diversos segmentos das organizações, pois conhecerá desde o funcionamento do setor de vendas até a análise e observação do mercado.

BOM TRABALHO! 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (181.6 Kb)   docx (71.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com