TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e Desenvolvimento Organizacional

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

  1. INTRODUÇÃO

1.1 Conceito de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional

Um assunto muito fomentado nas organizações atuais seria a qualificação da equipe, do grupo, dos funcionários em si. A organização necessita de funcionários qualificados, com boa integração para o bom desenvolvimento próprio.

Poderia ser considerado o aperfeiçoamento do desempenho de algo ou a busca elevada de certo nível de qualificação, sendo assim tais feitos podem ser conquistados com o treinamento.Tendo o desenvolvimento organizacional como pano de fundo, o veremos como um facilitador para mudanças em meio a muitas teorias a serem distribuídas pelos autores dentro e fora da administração, não se esquecendo do ambiente interno e externo apresentando mudanças em grande velocidade.

  1. Objetivo

Podemos interpretar que “O treinamento começa como uma resposta à necessidade ou uma oportunidade em um ambiente de trabalho” (BOOG, p.78, 2011), diante disso o principal objetivo do treinar é o aperfeiçoamento das habilidades e também a operação dos funcionários na execução das tarefas de modo eficaz e eficiente, entretanto o objetivo do treinamento não é com que os treinados realizem ações no automático, mas pensem sobre o que fazem e apliquem seus conhecimentos obtidos no treinamento em cima de situações reais, criando um senso de identificação das pessoas com a organização, desenvolvendo o espírito em equipe e aprimorando a percepção sob o ambiente externo e interno.

  1. CAPACITAÇÃO DOS MEMBROS

A capacitação de membros ou profissionais nos dias atuais são muito utilizadas. A palavra capacitação significa capacitar, preparar em outras palavras "ensinar" profissionais para o mercado de trabalho. Com as mudanças que ocorrem no decorrer do tempo e com um mercado cada vez mais exigente falta profissionais bons e preparados para atuar. Quando uma organização oferece esse tipo de treinamento para seus funcionários conseguem futuramente reduzir custos, um ambiente de trabalho agradável, diminuição da rotatividade, produtividade e ser mais competitivo.

2.1. Desenvolvimento do profissional e da organização

Entende-se como desenvolvimento profissional quando se há uma completa capacidade em compreender e executar suas tarefas procurando obter maior eficácia com o serviço prestado.

Para Chiavenato (2002, p. 496) o aperfeiçoamento profissional é a educação que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar o homem para seu crescimento profissional em determinada carreira na empresa ou para que se torne mais eficiente e produtivo no seu cargo.

Já o Desenvolvimento Organizacional teve seu início na percepção das inúmeras mudanças que ocorrem dentro da empresa. Seu foco principal está em mudar as pessoas e a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho, lembrando-se sempre da sua ênfase na cultura organizacional.

  1. FERRAMENTAS DE TREINAMENTO

As ferramentas de treinamento são os processos utilizados para a capacitação dos membros, elas são aplicadas para o desenvolvimento do profissional o treinamento, não são apenas para os novos funcionários, mas sim para toda equipe. Servindo para apresentar a cultura organizacional, metodologias, processos técnicos e práticas que serão utilizadas pelo colaborador. Existem algumas avaliações que ajudam os gestores a gerenciar melhor as necessidades de sua equipe. Após essas avaliações podem se tomar decisões para qual treinamento desenvolver, em alguns casos podem ser aplicadas dinâmicas em grupo, trabalhando o entrosamento dos funcionários e disseminar a cultura de uma empresa executando seus valores na prática.

3.1 Palestras

        Uma das ferramentas mais utilizadas hoje em dia as palestras substituíram os treinamentos individuais, e cursos dedicados apenas para um colaborador, geralmente os líderes e gerentes. Hoje são oferecidas palestras de todos os tipos, treinamentos, motivacionais de integração, para todo assunto que se busca há uma pessoa capacitada para palestrar a determinados grupos. Esse tipo de treinamento trouxe inúmeros benefícios às organizações como maior número de pessoas treinadas, menor custo e qualidade.

3.2. Dinâmicas

As dinâmicas funcionam como um mecanicismo de auxílio para pessoas, educadores, assessores, coordenadores, liderança, etc. Elas ajudam a vencer obstáculos, complicações das práticas de grupo em desenvolvimentos e treinamentos.

3.3.Jogos

Os jogos são muito importantes para o desenvolvimento e treinamento pessoal, organizacional e profissional. Com o objetivo de determinar um modo eficaz de desenvolvimento em relação às potencialidades, atitudes e habilidades. Mas se não forem aplicados corretamente isso pode ocasionar um investimento sem retorno algum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com