TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica Zara Moda Rápida

Por:   •  26/4/2021  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM Logística Empresarial

Resenha Crítica de Caso: Zara – Moda Rápida

Aluno: Antônio Marcos de Almeida Aca

Sistema Integrado de Gestão para Tomada de Decisão

Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho

Recife - Pernambuco

2021


Zara: Moda Rápida

Referências: Ghemawat, P. Nueno, J.I., ZARA: moda rápida – Harvard Business School. Dezembro de 2006.

Esta resenha aborda o estudo realizado à rede de varejo Zara, enfatizando como a empresa se comportou para atender a rotatividade do mercado da moda, paralela ao crescimento e expansão da marca frente aos seus concorrentes.

A Inditex, na Espanha, era uma varejista global que desenhava, fabricava e vendia vestuário, sapatos e acessórios para praticamente todos os gêneros e faixa etárias. A empresa ganhou bastante destaque em 2001, onde apresentou um lucro líquido de 340 milhões de euros. A primeira loja Zara foi inaugurada em 1975 e passava a imagem de “roupas de moda de qualidade média com preços acessíveis”. A Zara alcançou expansão na Espanha em 1990, quando começou a inauguração de lojas no exterior, realizando investimentos em logística de fabricação e TI. Prova disso foi adquirir o sistema Just in Time, um grande armazém próximo a sede, e um sistema de telecomunicações com alta tecnologia. Um ponto chave para a empresa se manter em evidência por décadas pode ser resumido em “Modelo de negócio Zara”.

Desde a sua fundação a Zara revolucionou o mundo da moda ao lançar um grande número de coleções a cada temporada, ao invés do tradicional lançamento de duas coleções a cada ano – uma para primavera-verão, e outra para outono-inverno – o que tem sido a norma da indústria da moda. Percebe-se um novo padrão para o setor, extremamente desafiador e competitivo para logística, porque ela desenha, produz, distribui e vende suas coleções em apenas quatro semanas; um período curto recorde para levar em consideração quando comparado aos seus concorrentes que levam muitos meses para fazer o mesmo processo. Além do processo de design, a produção e logística da Zara acontece dentro da própria empresa (nada é terceirizado). A vantagem dessa abordagem é dar à Zara muita flexibilidade para adaptar as últimas preferências dos clientes.

É fundamental que se tenha uma logística totalmente integrada para operacionalizar com tamanha agilidade. Por isso a Zara gerenciava bem suas compras, visando uma mão de obra barata e com qualidade, e tinha seu próprio sistema de distribuição centralizado, por exemplo. O depósito era um espaço para onde as mercadorias deveriam ser transferidas, e não armazenadas. A maior parte das peças ficavam no depósito apenas algumas horas, e no máximo até três dias. Nas lojas, peças que não tinham saída ou demoravam para sair eram retiradas pelos gerentes. As devoluções eram reaproveitas, vendidas em outras lojas Zara ou em lojas de ponta de estoque próximas ao centro de distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (44.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com