TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Estratégias De Produção Zara: Moda Rápida

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ


Fichamento de Estudo de Caso

RIVÂNIA SOUZA DA ROCHA

DISCIPLINA: Planejamento e Estratégias De Produção

TUTOR: Prof. Roberto Tarantino

Os autores descrevem sobre a grande empresa espanhola Inditex (Indústria de Diseño Têxtil) pertencente ao fundador Amancio Ortega, e destacam a Zara, uma de suas seis redes de varejos no seguimento de vestuário masculino, feminino e infantil.

O texto explica sobre o funcionamento da cadeia global de vestuário abordando questões sobre produção, fragmentação, logística e intermediações. Apresenta os diversos problemas enfrentados ao longo desses processos citados, que nos fazem perceber a necessidade de resolução de problemas ligados ao varejo e a aceleração de todos esses processos.

Todo o processo da cadeia se dava por produção fragmentada, onde era utilizada a mão-de-obra terceirizada numa tentativa de baratear os custos de produção. Existiam também as chamadas intermediárias transfronteiriças, empresas que eram encarregadas de levar o vestuário desde a fábrica exportadora até as lojas dos países importadores, que consequentemente aumentavam o valor dos produtos para revenda. Outro fator que de certa forma atrapalhava todo esse processo eram as preferências dos clientes, pois variavam de países para países.

Além da Inditex, outras grandes lojas adquiriram o Quick Responses, um método de respostas rápidas com o intuito melhorar e agilizar todo o processo entre o varejo e a fabricação, adquirindo flexibilidade nas mudanças das tendências do mercado, melhoria na coordenação desde a produção, varejo e concorrentes, aceleração de processos internos, ajudando assim os varejistas a reduzir erros de estoque e previsão. Este método de respostas rápidas diminui significativamente a duração dos ciclos de produção ou cadeia de suprimentos, recebendo a ajuda das tecnologias da informação e pelos ciclos de moda serem mais curtos e com preços mais acessíveis.

Em 1975 foi inaugurada a primeira loja Zara, logo, Ortega se uniu a Jose Maria Castellano que era doutor em economia de negócios, e possuía experiência nas áreas de TI, vendas e finanças, tornando-o vice presidente da Inditex. A Zara era a maior e mais internacionalizada loja da Inditex.

Visando a vantagem competitiva, em 1990 ela investiu pesado em logística e TI, incluindo também a criação de um sistema just-in-time (JIT) e Gerenciamento da cadeia de Suprimentos (SCM), sistemas que administram a produção determinando tudo na hora exata visando a diminuição de estoques e custos. Esses sistemas promovem total controle de todos os processos.

A Zara evolui em todos os aspectos, desde o designer, fabricação, distribuição, armazenagem e varejo. Investiu muito em localização nobres, afim de projetar uma imagem de sucesso. Adotou o modelo de centralizar o sistema de distribuição, assim como as outras redes da Inditex, sendo ele centralizado 100% na Espanha.

Em relação ao varejo, o objetivo da Zara é oferecer sempre variedades de novas peças a todo momento com preços acessíveis. Acreditam também que a fachada da loja é o que faz a imagem deles, com isso investem pesado em localizações nobres. E com a rápida rotação do estoque e como plano de venda, é fazer com que os clientes compre o produto por ter a sensação de “compre agora, pois você não verá este item depois”.

O número de funcionários era estabelecido de acordo com o tamanho, localização e tipo da loja. Cada sessão tinha um gerente responsável, os mesmos decidiam quais mercadorias deviam continuar e descontinuar. Era dever deles também repassar informações de clientes e até mesmo suas próprias impressões, relacionado a loja, para a equipe de estilistas da Zara. Para cada criação de nova loja, um dos aspectos mais importantes era encontrar gerentes que conseguissem assumir essa responsabilidade. A Zara dava prioridade na seleção de gerentes para os próprios funcionários, e em cada promoção era desenvolvido um amplo programa de treinamento para eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com