TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO ZARA – O NOVO IMPÉRIO DA MODA

Por:   •  25/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM MARKETING

FICHAMENTO DE ESTUDO DE CASO ZARA

Carlos augusto Pereda Junior

Trabalho da disciplina de Estratégias Mercadológicas

                         Tutor: Prof. Fernando Querubim Sardinha

Fortaleza

2015

ESTUDO DE CASO ZARA – O NOVO IMPÉRIO DA MODA.

Duas novas lojas por dia. Esse foi o ritmo de crescimento em 2008 do grupo espanhol Inditex, dono da mundialmente conhecida rede de lojas Zara. A expansão vertiginosa foi coroada no último trimestre com um resultado inédito: pela primeira vez, a empresa ultrapassou o faturamento de sua principal concorrente, a americana GAP, que há dez anos ocupava o posto de a maior fabricante de roupas do mundo.

Nem mesmo os tremores da economia parecem ameaçar os bons resultados da empresa. Enquanto o faturamento do setor de vestuário sofreu queda de cerca de 6% desde setembro, o da empresa espanhola cresceu 4%.

Como foi, afinal, que o grupo conseguiu deixar a concorrência para trás e se blindar contra a crise? Sem dúvida, tem sido decisivo nesse processo o singular modelo de gestão adotado desde os anos 70, quando o alfaiate Amancio Ortega começou a fazer roupões para a classe média da região da Galícia, no noroeste da Espanha. “É na hora em que o mercado se retrai que as diferenças na condução dos negócios têm maior impacto”

A Inditex, de fato, distingue-se das outras fabricantes de roupas em muitos aspectos. A começar pelo dinamismo de sua produção, que deu origem a um novo termo no setor: o “fast fashion”. Trata-se de um sistema que transporta as tendências dos principais desfiles de moda para as prateleiras das lojas em menos de um mês. Ao fim de cada estoque, uma nova coleção é colocada no lugar.

A renovação constante tem influência direta no número de visitas do consumidor às lojas.

Um segundo diferencial da empresa espanhola é a concentração de 80% de sua produção e distribuição  em um único local, a Galícia. A maioria de seus concorrentes trabalha com outro sistema: produz suas peças em países asiáticos e, a partir de lá, as envia para centros de distribuição espalhados pelo mundo.

A logística centralizada permite que a Inditex entre e saia de mercados com mais liberdade sem precisar se prender, como o restante do setor.

Os analistas apontam, ainda, outra vantagem competitiva do grupo espanhol: a ausência de dívidas. Esse tem sido um fatos decisivo para a manutenção do crescimento, apesar da crise.

Desde a abertura da primeira loja no exterior, na década de 80, a empresa só cresceu. Nos últimos 5 anos, saltou de um faturamento de 5 bilhões de euros para os atuais 10 bilhões.

Se já pertencia ao grupo  das empresas  globais com crescimento mais rápido, ela agora se credencia a tomar parte de uma lista ainda mais seleta, a das que sabem crescer em momentos de crise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com