TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rotatividade de Pessoal

Por:   •  22/3/2017  •  Monografia  •  3.914 Palavras (16 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

FRANCIELE DAIANE PAIXÃO

REBECA BATISTA PEREIRA

ABSENTEÍSMO

BAURU

2016

FRANCIELE DAIANE PAIXÃO

REBECA BATISTA PEREIRA

ABSENTEÍSMO

Projeto Integrado apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas como parte dos requisitos para obtenção do título de Tecnólogo em Recursos Humanos, sob a orientação da Prof. Me. Fernanda T. de Almeida.  

                                                             BAURU

2016

RESUMO

Atualmente o índice de absenteísmo tem sido um motivo de preocupação dentro das empresas. Por diversos fatores esse índice encontra-se cada vez maior e o grande desafio da área de Recursos Humanos juntamente com os gestores é o de identificar as causas desse fenômeno para que desta forma seja possível encontrar soluções. Algumas empresas têm investido em seus colaboradores na tentativa de desenvolver qualificação e crescimento pessoal e profissional. Tudo isso para que o serviço prestado seja eficaz, porém, nem sempre somente esse esforço é suficiente. Questões de estrutura, remuneração, falta de reconhecimento e lideranças inadequadas podem ser outros motivos de desmotivação. Desta forma, palestras motivacionais, plano de carreira, ambiente adequado entre outros são incentivos não somente para a atração de funcionários, mas também para a retenção dos mesmos. Estes itens são fundamentais para que o empregado possa enxergar os objetivos da organização e assim mostrar comprometimento e responsabilidade diante dos desafios. Deste modo, é importante que cada empresa realize um diagnóstico para identificar possíveis fatores que contribuem para o absenteísmo.

Palavras-chave: Absenteísmo. Colaboradores. Empresas.

SUMÁRIO

1       RESUMO EXECUTIVO           

1.1    OBJETIVOS            1.1.1 Objetivo geral            

1.1.2 Objetivos específicos            

1.2    JUSTIFICATIVA (com fundamentação teórica)            

1.3    METODOLOGIA (para realização do Projeto, com fundamentação teórica)

2       DESENVOLVIMENTO DO PROJETO           

2.1    HISTÓRICO E DADOS RELEVANTES DA ORGANIZAÇÃO            

2.1.1 Diagnóstico organizacional do tema envolvido            

2.2    DESCRIÇÃO DA PROPOSTA DO PROJETO            2.2.1 Disciplinas integradoras do projeto            

2.2.2 Escopo do projeto proposto (com fundamentação teórica)            

2.2.3 Etapas do projeto         

2.2.4 Cronograma Preliminar do Projeto         

2.2.4 Indicadores de Desempenho ou Avaliação do Projeto         

3       CONSIDERAÇÕES FINAIS           

REFERÊNCIAS           

APÊNDICE (S)           

ANEXO (S)           


1 RESUMO EXECUTIVO

Através desta pesquisa será possível que a empresa ‘’X’’ possa diagnosticar os principais motivos que levam ao absenteísmo, tendo como foco verificar os pontos a serem melhorados a fim de minimizar as ausências e extinguir as faltas desnecessárias que ocorrem dentro de um determinado período.

Além destes apontamentos, a empresa terá a oportunidade de identificar os itens que deverão ser estudados para aperfeiçoar o ambiente de trabalho, bem como os quesitos motivacionais que levam a maior satisfação de seus colaboradores.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

Diagnosticar na empresa “X” os principais motivos que levam ao crescente absenteísmo e diante dos resultados propor melhorias para a organização.

  1. Objetivos Específicos

- Analisar as planilhas e gráficos fornecidos pela empresa.

- Diagnosticar propostas de melhorias com base nos dados coletados.

- Aplicar o programa de conscientização demonstrando os possíveis resultados que trarão benefícios para a empresa.

- Realizar pesquisa bibliográfica.

  1. JUSTIFICATIVA

Absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde absens significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função. Referem-se ao absenteísmo como sendo: “A frequência e/ou duração do tempo perdido de trabalho, quando os empregados não vêm trabalhar [...]”. (MILKOVICH e BOUDREAU 2000, pág.123).

O termo "absenteísmo" é usado para designar as ausências premeditadas de trabalhadores no processo de trabalho e por trás do índice de absenteísmo pode-se encontrar uma variada quantidade de problemas que interferem diretamente na qualidade de vida do funcionário em seu desempenho e assiduidade. 

Segundo Marras:

Absenteísmo é o montante de faltas no trabalho, sendo elas, atrasos e saídas antecipadas acontecidas durante um determinado período. Dependem de fatores, que podem ser doenças, acidentes de trabalho ou não, responsabilidades familiares e problemas com transportes (MARRAS, 2000, pág. 57).

Schmidt (1986) destaca também que as longas jornadas de trabalho, condições de insalubridade do ambiente, baixa remuneração, duplo emprego e tensão emocional são razões que acarretam o absenteísmo em larga escala.

O absenteísmo nas empresas leva aos colaboradores a faltarem de suas atividades devido a alguma dessas “deficiências”. O mesmo não é bom para as organizações, pois dificulta a concretização de seus objetivos e afeta sua eficácia.

Segundo Chiavenato (1999, pág.65) o absenteísmo constitui em fatores de incerteza, imprevisibilidade e desperdício para as organizações como para as pessoas envolvidas. O autor ainda afirma que muitas empresas enfrentam o absenteísmo atuando sobre seus efeitos e não sobre suas causas, ou seja, as empresas acabam substituindo rapidamente os funcionários que não fazem mais parte do quadro de funcionários, descontando os dias perdidos e ainda punindo os faltantes. Desta forma torna-se fundamental diagnosticar as causas e as determinantes do absenteísmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (310.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com