TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTATIVIDADE DE PESSOAL

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.632 Palavras (23 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 23

A ROTATIVIDADE DE PESSOAL – “TURNOVER”: e seus impactos na empresa

"A verdadeira honra é a que resulta do exercício da virtude e do cumprimento dos deveres." (Gaspar Melchor de Jovellanos)

RESUMO

Mesmo com a tecnologia realizando várias atividades antes exercidas pelos seres humanos, o trabalho do homem continua sendo de grande importância na criação e desenvolvimento das organizações. Para conservar esses profissionais a empresa deve investir em seus recursos humanos e procurar uma maneira de motivar seus colaboradores. O que nos leva a evidenciar o que é a chamada “Rotatividade de Pessoal” do inglês “TURNOVER”, que quer dizer a entrada e saída de colaboradores numa empresa. O presente estudo pretende fazer uma análise através de pesquisa bibliográfica sobre o tema rotatividade de pessoal, abordando vários fatores, tais como: as razões de desligamentos, as consequências que a alta rotatividade trás para as organizações, despesas com essa rotatividade de pessoal e as decisões e modificações a serem tomadas de diminuir ou controlar esses índices. Os resultados obtidos através dessa pesquisa indicaram que existem falhas em elementos básicos nos recursos humanos, alguns devido ao mal gerenciamento e execução,  que resultam na alta rotatividade de pessoal. Verificou-se que as principais causas dessa alta rotatividade são: a falta de recrutamento e seleção de acordo com o perfil de cada empresa, o baixo comprometimento do colaborador, os problemas com o ambiente/ clima organizacional da empresa, a remuneração inadequada para o profissional bem qualificado e as formas como são apresentadas as oportunidades de crescimento dentro das empresas.

Palavra-Chave: Rotatividade de pessoal, Recursos Humanos, Motivação.

ABSTRACT
Even with the technology before performing various functions performed by human beings, the man's work remains of great importance in creating and developing organizations. To retain these professionals the company should invest in its human resources and find a way to motivate their employees. Which brings us to show what is called the "Staff Turnover" English "TURNOVER", which means the entry and exit of employees in a company. The present study aims at an analysis by research literature on the subject staff turnover, addressing several factors, such as the reasons for dismissals, the consequences of high turnover back to organizations such expenses and turnover decisions and modifications to be taken to reduce or control these rates. The results obtained through this research indicated that there are flaws in the basic elements in human resources, some due to bad management and execution, resulting in high staff turnover. It was found that the main causes of high turnover are: a lack of recruitment and selection according to the profile of each company, the low commitment of the employee, the problems with the environment / organizational climate of the company's inadequate compensation for the professional well qualified and the ways they are presented with opportunities for growth within companies

Keyword: Staff turnover, Human Resources, Motivation

INTRODUÇÃO

A mão de obra preparada esta se tornando cada vez mais rara de se encontrar. Por isso entender o que ocorre e estar sempre atento ao índice de satisfação dos colaboradores é muito importante para as organizações bem sucedidas. Segundo a teoria de Maslow (in CHIAVENATO, 2004), os seres humanos estão em constante busca de suas satisfações e sempre tendem a crescer, o que nos faz pensar que mantê-los satisfeitos e motivados passa a ser importantíssimo para que a produtividade seja da forma que a empresa acha ideal. A pesquisa de Clima entre o pessoal também é de grande valia para possibilitar aos administradores identificarem onde podem ser feitas mudanças e melhorias na condição de trabalho dos colaboradores, reduzindo assim as falhas cometidas na maneira de selecionar, treinar e contratar esses profissionais. Quando há um perfil do colaborador que se encaixa nas tarefas ofertadas, evita-se que a empresa passe a ter uma alta rotatividade de pessoal, gerando insatisfação dos clientes e várias despesas para a empresa e passe então, a ter uma alta produtividade e maiores lucros.

Por isso, o que é chamado de “TURNOVER”, é fundamental para todas as empresas, que estão em um setor cada vez mais competitivo, exigente e complexo. Essa rotatividade de profissionais é natural na vida e no mundo dos negócios, pois as pessoas procuram por mudanças e transformações, assim como as empresas que tendem a estar se adaptando a tudo que é novo e possibilita o crescimento visando o desenvolvimento e a lucratividade. Mas é claro que a alta rotatividade de pessoal significa que tem algo errado acontecendo e exige desafios a serem superados e o aprendizado que vem com eles. A alta rotatividade vem acompanhada de grandes perdas, sejam elas, de capital intelectual, de conhecimento dos processos, proximidade e familiaridade com os clientes acostumados com determinada pessoa que simpatizam para atendê-los, ou seja, esse alto Turnover quer dizer perda de lucratividade, de produtividade e de desenvolvimento. Alem disso, pode ter um impacto negativo nos outros colaboradores, trazendo desmotivação, improdutividade e insatisfação, pois as pessoas buscam alem de um emprego dos sonhos, uma remuneração adequada e o principal, um clima de confiança, motivação e satisfação de trabalhar em determinada empresa.

Esse trabalho tem por objetivo esclarecer as causas da alta rotatividade de pessoal e as alternativas para minimizar essas taxas, demonstrando os custos da empresa com admissões e demissões de pessoal, as formas de recrutamento e seleção, os treinamentos e a ambientação do colaborador com as normas da empresa e suas tarefas, as formas de melhorar a qualidade de vida do colaborador no trabalho, visando o desenvolvimento e crescimento da lucratividade da empresa. Sem esquecer, no entanto, que se o colaborador estiver motivado e em um ambiente de qualidade, ele poderá fazer suas tarefas com muito mais eficácia e rapidez, o que faz sua colaboração para o crescimento da empresa de fundamental importância.


ROTATIVIDADE DE PESSOAL

Nos dias de hoje não tratamos os colaboradores como simplesmente pessoas que estão fazendo seu trabalho maquinalmente, mas sim pessoas que pensam e que estão na empresa para colaborar com o crescimento e desenvolvimento dela.

Segundo o Artigo 3º da CLT “considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”. Parágrafo único  “Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.” Ou seja, é o trabalhador subordinado que recebe ordens e as executa, presta serviço de forma periódica, seguindo um horário e rotineiro, pessoa física que tem contrato de trabalho e recebe salário para desenvolver essas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com