TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Por:   •  6/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: SOCIEDADE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO– UA 04, UA 05 e UA 06

Aluno: Patrícia de Oliveira        

Polo: Franca        Turma: HST001_18                                                                

Apresente seu texto neste mesmo arquivo

Escreva um texto reflexivo entre 500 e 700 palavras com base nas seguintes questões:

  1. O que é globalização?
  2. De que modo a globalização interfere em nossas vidas?
  3. Quais são os aspectos positivos e negativos da globalização, levando-se em conta, principalmente, a evolução tecnológica e as questões ambientais?  

Atenção! Você deve, no entanto, fazer uso dos requisitos mínimos desta norma, dentre eles:

  • Numeração de páginas; 
  • Citações diretas e indiretas (quando houver); 
  • Margens direita e esquerda configuradas adequadamente;
  • Texto com alinhamento justificado;
  • Uso de referências bibliográficas, sempre no final do texto.

A Globalização

A globalização basicamente pode ser conceituada como um processo de transformações políticas e econômicas que ocorreu no final do século XX, unificando questões de ordem econômica, social, cultural e política, tornando o mundo interligado. Existe outras definições como a de Segrera (2003, p.123):

A globalização é um fenômeno que se torna possível a partir da coincidência no tempo de três processos independentes com a sua própria lógica interna: a crise e a queda do socialismo real, o desenvolvimento vertiginoso das novas tecnologias da informação e da comunicação (era da informação) e o neoliberalismo.

Ainda segundo Segrera (2003, p.123) “ Seu nascimento pode ser situado no início dos anos 1990 e torna possível pela primeira vez que os empresários transnacionais desempenhem um papel-chave não somente no manejo da economia, mas no da sociedade em seu conjunto. ”

Esse processo interfere diretamente na vida das pessoas   devido as diversas mudanças. A tecnologia é um grande exemplo da globalização devido a busca por facilitar a vida das pessoas no que diz ao acesso a bens e serviços, e também pela busca na criação de novos produtos para satisfazer as necessidades humanas, que por sua vez são ilimitadas.

A globalização apresenta aspectos positivos e negativos. Como aspectos positivos pode-se citar sobre a economia que passou a atrair investimentos de outros países, trazendo consigo uma melhora nas relações internacionais, causando abertura nos mercados, que possibilitou a entrada dos produtos importados mais baratos, que também contribuiu para redução no valor dos produtos nacionais.

Já como ponto negativo da globalização temos a má distribuição da renda no mundo. A maioria do capital está concentrada nos países desenvolvidos que são os maiores detentores de patentes, o que contrasta a diferença com os países subdesenvolvidos, em que alguns demonstram a pobreza a falta de recursos. Outro ponto negativo foi que devido a revolução tecnológica e científica, que culminou na automação de vários processos na cadeia produtiva causando o aumento do desemprego.

A globalização ao mesmo passo em que ela diminui a distância entre as pessoas ela também pode distanciar as pessoas. Esse fato ocorre através dos avanços das tecnologias que modificaram os meios de comunicação.  O exemplo de diminuir as distancias pode-se verificar no caso de pessoas que deixam seu país de origem em busca de uma vida melhor em outro pais e mantem contato com os familiares através de aplicativos que permitem videoconferência. Já no caso de distanciar as pessoas observamos em ambientes onde pessoas utilizam as tecnologias e passam muito tempo conectadas ao mundo virtual, deixando de lado gestos simples de contato no dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com