TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Simulação Gerencial

Por:   •  5/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - EAD

Disciplina: Simulação Gerencial

Case Adidas

        Conhecida por muito tempo como a “marca das três listras”, a Adidas foi fundada em 1920, após o período da primeira guerra mundial, pelo idealizador da marca Adolf Dassler. Especializada em produtos esportivos, a evolução da marca foi baseada na construção de um mundo melhor através do esporte.

        Esse ideal de construção de um mundo melhor através do esporte foi o grande precursor do sucesso da marca, uma vez que a administração estratégica incorporou esta premissa na cultura organizacional da empresa, e todos os colaboradores assumiram essa postura e responsabilidade de fazer um mundo melhor. E isso reflete no consumidor final.

        Outra estratégia utilizada pela Adidas para o sucesso foi se fazer presente em grandes eventos esportivos e realizar patrocínios para consolidar e fortalecer a marca. O departamento de marketing da empresa se preocupou com isso para dar visibilidade à marca.

         No Brasil, a marca chegou em 1973, na cidade de São Paulo, onde obteve uma grande visibilidade após a criação de um centro de treinamento, onde era possível demonstrar e testar produtos da marca com os jovens que utilizavam o centro. Outra ação importante da Adidas foi criar promoções diferenciadas que ofereciam oportunidades para o público interagir cada vez mais com a marca.

        Pesquisas sobre o perfil do consumidor também são utilizadas como estratégia da marca para se desenvolver e se consolidar no mercado. O ponto de venda físico e a internet já estão entre as ferramentas mais eficazes nas estratégias de marketing da marca alemã. E com a internet, a distância entre o consumidor e a marca ficou cada vez menor, uma vez que ações como a adidasTV, adiblog e Blog Originals deixam o consumir cada vez mais perto da marca.

        Esse relacionamento cada vez mais próximo entre o consumidor e a Adidas é o objetivo da adidas em qualquer canal de comunicação. Ou seja, a organização preza muito pelo contato com o consumidor.

        O sucesso da marca está relacionado com as escolhas estratégicas feitas pelos gestores, uma vez que decidiram, por exemplo, investir maciçamente em marketing para deixar os consumidores cada vez mais perto dos produtos oferecidos. E, neste caso, o sucesso da empresa se deu principalmente pelo fato de a empresa manter uma relação de confiança, harmonia e comunicação com os consumidores. Diante disso, a função de marketing atrelada às demais funções organizacionais foram fundamentais para o sucesso da marca Adidas no Brasil e no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com