TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Humana

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade brasileira na visão da sociologia clássica

Sabe-se que a Sociologia se refere ao estudo do comportamento social e das interações e organizações humanas. Para se fazer uma análise da sociedade brasileira de acordo com as teorias clássicas da sociologia faz-se necessária a exposição bem como a explicação das referidas correntes clássicas.

De acordo com o positivismo, a forma de entendimento do mundo, do home e das coisas em geral são explicados através dos fenômenos da natureza sendo que o entendimento de tais acontecimentos constitui a concepção positivista. Esta corrente sociológica influenciou a sociedade brasileira em sua representação máxima, com a frase “Ordem e Progresso” escrita na bandeira do país.

Face a complexidade social, teorias como o evolucionismo e organicismo, bem como a teoria capitalista de Karl Marx ocupam lugar de destaque na análise social brasileira. De acordo com a teoria evolucionista e organicista, a sociedade é vista como organismo biológico, devendo por tanto, desempenhar certas funções-chave para sobreviver. Para a Karl Marx, a sociedade (Estado) e visto como um poder público dominado pela classe que detém o poder sobre os meios de produção, ou seja, a sociedade é regida pelo capital.

A totalidade dessas teorias permite um estudo amplo de toda e qualquer sociedade, vista sobre todos os prismas sociais. A sociedade não é simplesmente a realização da natureza humana, mas ao contrário, aquilo que considerado natureza humana é, na verdade, produto da própria sociedade. Os fatos sociais possuem, dessa forma, uma realidade objetiva, passível de observação externa.

Assim sendo, estudar a sociedade do ponto de vista da sociologia clássica vai além de se descrever fatos sociais isolados, sendo necessário que o papel do homem seja enfatizado como o de maior importância, pois deste origina-se todas as relações, conflitos e fatos que fazem da sociedade um sistema complexo e de imensurável importância. Além disso, a sociedade deve ser vista como um todo interligada em todos os setores.

REFERÊNCIAS

ROBERTO, Jaime. A sociologia e as teorias sociológicas. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-sociologia-e-as-teorias-sociologicas/23914/>. Acesso em: 30 maio 2015.

MIÉCIO, Otávio. Teóricos da sociologia e as perspectivas sociológicas clássicas. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/OtvioMicioSantosSampaio/tericos-da-sociologia-as-perspectvas-sociolgicas-clssicas>. Acesso em: 30 maio 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com