TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade Cultura

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.750 Palavras (15 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 15

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque

Carolina Akeda Ferrari

Flavio Domingues Macieira da Costa

Jayne da Silva Oliveira

Patricia Fernanda da Silva

Ricardo Prestes Silva

Stephanye Vieira Bastos

Sustentabilidade Cultural

São Roque – SP

2014

Carolina Akeda Ferrari

Flavio Domingues Macieira da Costa

Jayne da Silva Oliveira

Patricia Fernanda da Silva

Ricardo Prestes Silva

Stephanye Vieira Bastos

Sustentabilidade cultural

                                                                  Trabalho destinado à disciplina de

                                                                Teoria geral da administração II,

                                                          como parte da avaliação do 2º      

                Semestre .

                                                      São Roque – SP

                                                                  2014

Resumo

O artigo buscou desenvolver um estudo sobre conceitos relacionados à Sustentabilidade Cultural, mencionando suas ideias, trazendo o exemplo da cultura japonesa que se destaca pelo fato de preservar suas raízes, com tópicos que irão auxiliar no entendimento desse tema tão complexo.

Palavras-chaves: Sustentabilidade. Sustentabilidade Cultural. Cultura Japonesa.

SUMÁRIO

Introdução        

1. Sustentabilidade        

2. Sustentabilidade Cultural        

2.1 História da culinária japonesa        3

2.1.1 Culinária Japonesa        

2.1.1.1 Pratos Típicos        

2.1.1.2 Bebidas Japonesas        

2.2 História das Artes Marciais        

2.2.1 Samurais        7

2.2.1.2 Lutas Conhecidas        8

Considerações Finais        

Referências        

Introdução

No presente trabalho será abordado o tema “Sustentabilidade Cultural” no qual se tem o objetivo esclarecer o tema exposto, tendo como exemplo a cultura japonesa, onde existe um povo muito rico e cauteloso com suas raízes.
        Dentro deste contexto também será visto alguns tópicos como a culinária oriental e as artes marciais, o que para a população local agrega um valor cultural imensurável, sendo assim os assuntos a seguir irão explorar um pouco dessa tradição tão vasta, esclarecendo a grande diversidade cultural devidamente preservada como a dos japoneses, o que irá deixar o leitor entusiasmado com este determinado tema.

1. Sustentabilidade

Na década de (1980) Lester Brown aplicou o termo sustentabilidade como um conceito concreto explicando que a sustentabilidade nada mais é do que sustentar, apoiar e conservar.  Esse termo está ligado à satisfação plena de certas necessidades de forma que possa haver a conservação das condições para que as gerações futuras também o façam. Visando também que atitudes humanas não possam atrapalhar o ciclo de renovação da natureza, nem destruir tais recursos de forma a privar as demais gerações de sua assistência. Os aspectos culturais e educativos desempenham um papel fundamental para a sustentabilidade, pois incorporam os princípios básicos da sociedade e sua forma de vida.

Sustentabilidade dentro de si tem varias subdivisões, nos quais são, Sustentabilidade Social, Econômica, Ecológica, Cultural, Espacial, Política e Sustentabilidade Ambiental. Cada uma delas tem pontos diferentes, em nosso trabalho iremos destacar a Sustentabilidade Cultural.

2. Sustentabilidade Cultural

   A cultura está na evolução dos povos, rodeados por costumes, religiões e cada uma possui uma história, são desenvolvidos pela convivência social, pois a cultura é algo que deu certo e foi passado para frente, algo que está ligado ao ser humano que vive em comunidade. Atualmente cultura se tornou qualidade de vida, algo fundamental para o desenvolvimento, tanto econômico quanto social que também faz parte da cultura de uma nação.

  Desta forma a sustentabilidade cultural é o equilíbrio entre as tradições e as mudanças e inovações, esse conceito visa à importância da preservação da grande diversidade de crenças, costumes, valores, enfim, da cultura de cada individuo, povo, grupo, de forma que ela seja transmitida para as próximas gerações. A sustentabilidade cultural se tornou o meio termo entre o global e local, uma forma de sempre estar aberto a inovações positivas, porem nunca esquecer a suas raízes.

2.1 História da Culinária Japonesa

A culinária japonesa foi constituída devido à influência geográfica do país, o Japão sendo um lugar composto por quatro ilhas grandes e milhares de ilhas menores, tendo tempestades somadas a terrenos vulcânicos e montanhosos, devido a esses fatores a escassez dos alimentos foi imprescindível e permaneceu durante muito tempo. Sendo assim a população construiu uma culinária a base de peixes e frutos do mar, os japoneses utilizaram-se também de recursos como a caça, principalmente de Veados e Javalis.
        No século III a.C, chegou ao Japão o arroz, o qual foi divulgado rapidamente. Com influência dos coreanos os japoneses aprenderam técnicas de cultivo do arroz durante o período
 Yayoi¹. As plantações de arroz permitiram uma alimentação melhor aos animais, consequentemente uma dieta mais nutritiva baseada em carnes pôde ser criada. A população aumentou rapidamente, em aproximadamente 100 anos o arroz se tornou a base de toda cultura gastronômica japonesa. A culinária japonesa é bem moderna em relação à história milenar do Japão, principalmente o arroz (mais conhecido como Gohan) que eram preparados como os costumes dos países vizinhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com