TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade e Gestão ambiental

Por:   •  15/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  8.075 Palavras (33 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 33

Belo Horizonte

2016

Dedicamos este trabalho aos nossos familiares, por entender a nossa ausência, para realização deste projeto.

AGRADECIMENTOS

A todos aqueles que colaboraram para a realização deste trabalho.

À Professora, Marlise Loura pela orientação e dedicação que foi essencial para o andamento deste projeto.

A empresa e aos entrevistados, pelo tempo dedicado, em responder prontamente o nosso questionário.

A todos, o nosso muito obrigado!

RESUMO

Este projeto interdisciplinar baseou-se em questionar a sustentabilidade e gestão ambiental, que objetivou mostrar o que leva a empresa a buscar a inovação com foco na sustentabilidade ambiental. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com objetivo de avaliar se inovação e sustentabilidade ambiental realmente trazem benefícios significativos para a empresa. Para a coleta de dados foi aplicada a técnica da entrevista, com um roteiro previamente elaborado, foram entrevistados três funcionários da empresa sendo: gestor de responsabilidade social , técnico de manutenção e técnico em meio ambiente.Os resultados mostram que atualmente é exigido das organizações um modelo de gestão inovadora e sustentável para que as mesmas alcancem maior competitividade no mercado.

Palavras chave:Gestão Ambiental. Inovação. Sustentabilidade. Implementação. .Importância dos Gestores.Desafios.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 REFERENCIAL TEÓRICO 9

2.1 Sustentabilidade e Gestão ambiental 9

2.2 Inovação e sustentabilidade ambiental 13

2.3 A implementação de um modelo de negócio inovador e sustentável 15

2.4 Os desafios da inovação e sustentabilidade ambiental 19

3 METODOLOGIA 22

4 ANÁLISE DE DADOS 24

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 30

REFERÊNCIAS 32

ANEXOS - Encarte referente tratamento e reuso de água e lavagem de veículos sem produtos químicos da empresa. 36

APÊNDICE - Roteiro de Entrevista 46

1 INTRODUÇÃO

Atualmente muito se fala em crise, globalização e concorrência, fatores que impulsionam as empresas a inovarem com intuito de reduzirem custos e gerar lucratividade a fim de se perpetuarem e se tornarem referência no setor econômico de atuação.

Segundo SEBRAE (2012), quando se fala em inovação, logo vem à mente novos processos, novas ideias e novas soluções para antigos e novos problemas. Uma empresa inovadora consegue despontar em um mercado competitivo e sobreviver a tempos de crise.

Segundo a PINTEC (2011), considerando o período 2009-2011, do universo de 128.699 empresas com 10 ou mais funcionários, 45.950 implementaram produtos ou processos novos ou significativamente aprimorados, o que corresponde a uma taxa geral de inovação de 35,7%. Já com relação à inovação de produto, categoria que tende a exigir mais esforços inovativos por parte das empresas, a PINTEC (2011)revela que 18,1% das empresas lançaram novos produtos ou produtos aprimorados.

Nesse sentido, é possível considerar que a inovação está ligada à sustentabilidade empresarial e quando a organização inova com foco na sustentabilidade ambiental, pode ser capaz de manter projetos visando sua perenidade nos aspectos econômicos, ambientais e sociais.

Teoricamente, neste modelo, a instituição garante-se economicamente no mercado, sustenta seus negócios, cresce e gera riquezas. Ambientalmente protege o planeta, não compromete as gerações futuras e satisfazem suas necessidades, usando adequadamente os recursos naturais e devolvendo à natureza o que lhe foi tirado. Socialmente agrega valores,conhecimentos, pratica a responsabilidade social, gera emprego e renda.

Sabendo-se que a questão ambiental é foco de políticas públicas e empresariais, é necessário entender a conexão da inovação com a sustentabilidade ambiental, considerando o consumo consciente, o uso dos recursos renováveis, a reciclagem, o compartilhamento de conhecimentos e valores da inovação com responsabilidade via soluções que reduzem perdas e desperdícios nos processos produtivos atuais e do futuro.

Entretanto, a prática da sustentabilidade ambiental ainda gera dúvidas: inovação e sustentabilidade ambiental realmente trazem benefícios significativos para a empresa, considerando os efeitos teoricamente esperados?

A fim de responder o questionamento da pesquisa este projeto interdisciplinar tem como objetivo geral verificar o que leva a empresa a buscar a inovação com foco na sustentabilidade ambiental.

Como objetivos específicos foram traçados:

1) Demonstrar os tipos de inovação e sustentabilidade ambiental de uma empresa.

2) Caracterizar como as empresas implementam um modelo de negócio inovador e sustentável.

3) A importância dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.4 Kb)   pdf (264.9 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com