TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  18/9/2021  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Fórum – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

A Gestão Pública tem feito uso da tecnologia da informação para interagir diretamente com a população, fazendo uso de ferramentas avançadas de gerenciamento a qual permitem agilizar os processos do setor, aprimorar o uso dos recursos financeiros como na redução de custos, otimização das atividades operacionais, identificação de gargalos existentes, controle de gastos, além de facilitar a vida de gestores e servidores públicos na administração pública:

A tecnologia gerencial está presente na administração pública representando um considerável diferencial quando o assunto é a realização de uma gestão eficiente aliada à agilidade e qualidade nos serviços prestados aos cidadãos. Além disso, a utilização da tecnologia gerencial também está fortemente atrelada à transparência acerca dos processos que envolvem os serviços ofertados pela instituição. É fundamental agilidade nos processos internos do órgão público, redução de custos e que facilitem a identificação de gargalos, possibilitando tomadas de decisões estratégicas mais acertadas pelos gestores. Esse sistema é uma importante ferramenta voltada ao auxílio na tomada de decisões que possui recursos de dados, e está sendo usado auxiliando na Gestão, tais como Banco de dados; Sistemas de apoio à decisão; Sistemas especialistas; Sistemas de informação executiva; Gestão de pessoas; Gestão de projetos.

Um modelo de processos gerenciais na Gestão Pública, é o portal da Transparência onde se encontram todas as movimentações na máquina pública, desde os servidores até os processos de licitações. Outro meio de tecnologia no gerenciamento dos processos administrativos da máquina pública dentro também do portal da transparência é a gestão na área da saúde onde auxiliam em tarefas de controle de internações, agendamento de consultas e exames, gerenciamento de laboratórios, controle de estoque de medicamentos e prestação de contas ao Sistema Único de Saúde (SUS), o qual disponibiliza atendimento gratuito de baixa, média e alta complexidade para mais de 207 milhões de pessoas, compreendendo toda a população brasileira, busca acompanhar as transformações no mercado de trabalho para o alcance de melhores resultados. Utiliza dos princípios da universalidade, equidade, integralidade, regionalização e hierarquização.

O mercado de saúde é complexo e não homogêneo, que exige do gestor uma análise mais específica para o funcionamento da atividade. Ao abordar o assunto SUS, envolvendo a saúde de pessoas que necessitam utilizar tal sistema, os profissionais têm um papel fundamental no produto final do procedimento. Esse modelo regionalizado resulta num maior alcance da cobertura de atendimento do SUS. É um sistema que vincula os institutos da gestão e gerência. O instituto abrange setores mais amplos, o comando de todo o sistema, seja municipal, estadual ou federal.  

Quanto à estrutura municipal, exercida pelas secretarias, subdivide-se em gestão material, que deve abastecer as unidades assistenciais, regular alocação de serviço, nortear-se pela economia, planejar orçamento; gestão de contratos e convênios; manutenção referente a estrutura física das unidades; serviços gerais e transporte; articulação de patrimônio público.

Como cada segmento da gestão é suprido pela transferência de recursos, o sub financiamento e a visão do SUS como mero complemento da saúde privada obsta a consecução dos objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com