TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES

Por:   •  6/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES

1. Organizações entrega produtos e/ ou serviços.

2. Para isso, é necessário processo. Conjuntos de processos para entregar um produto final. Processos mal estruturados entregam resultados ruins.

3. Processo são aprimorados com software corretos.

4. Infraestrutura tem hardware e software para funcionar.

5. Infraestrutura pública. Necessidade geral.

O que é informação?

Banco de dados: quando eu monto já coloco categoria nas colunas.

5c’s: coleta, contextualização, categorização, correção, condensação

Conhecimento explícito é aquele que se transformou em informação. Tácito ou explícito. Mais tácito.

Maior problema: falácia do planejamento. Pessoas fazem as coisas baseando-se em desejo, e não em séria histórica.

REVISÃO 21/09

1. Matulovic está recebendo muitos pedidos de seus pares por "exceções especiais". Ele tem sido demandado a executar projetos que não foram formalmente aprovados no processo de financiamento. Ele deveria concordar com esses pedidos?

Marconi não respondeu. Deixou no ar

2. Como o ambiente de TI da empresa foi organizado durante a década de 1990 e qual o impacto desta realidade nos negócios da organização? Explique.

Foi terceirizado. Problema: não tem ninguém interno que sabe. Quando você terceiriza, quem conhece do buzines é um terceiro. Algumas coisas podem ser terceirizadas (manutenção de computador e de dispositivo de rede, treinamento de pessoal, fábrica de software), mas outras não. Software: processos; definição de requisitos (o que o software tem que fazer para funcionar. Pode ser funcional ou não funcional. Senha é não funcional porque não afeta o processo. Funil de vendas seria funcional); Desenvolvimento; Teste; Produção. Não dá para terceirizar o processo e a definição de requisitos. Se eu terceirizo, eu preciso definir e passar isso para o terceiro, mas ter alguém interno que entenda. Resumo: não dá para terceirizar o know-how. Wolk foi complicado porque estava 100% na mão de terceiros. O erro é tratar a TI como um passivo. Tentar economizar com TI é uma ideia ruim.

3. Quais foram as primeiras ações de Matulovic como gestor de TI da subsidiária Norte Americana e qual a importância dessas medidas? Explique.

Criar um novo departamento de TI (1), um escritório de gestão, capacitou pessoal, exigiu que os processos tivessem um gerente. Página 5 do caso, segundo parágrafo. Ambiguidade: você não tem dono claro para desenvolvimento de processo e governança disso no processo. Às vezes você desenvolve o processo preocupado com a estratégia, as vezes não. Novo departamento de TI assumiu o papel de apagar o fogo, a criação de um escritório de gestão de projetos (PMO). Os gerentes vão ter que seguir as normas e diretrizes que o PMO determinar. O foco é antes de fazer, começar a planejar, juntos aos relatórios semanais. PMO cria o padrão para as outras áreas, e essas têm que seguir as diretrizes e orçamentos. Se o projeto não anda, o PMO não libera orçamento. Vira árbitro. A vantagem é a arbitragem interna. O controle de prazo, payback, orçamento e principalmente a transparência.

4. Após a primeira organização interna, qual passou a ser a preocupação central de Matulovic na gestão da TI da VW EUA? Explique a importância dessa preocupação.

Preocupação exterior. Quando o cara chegou, a área de TI estava uma bagunça. Primeira ação foi executar o que já estava em andamento; Segunda etapa: seleção; Terceira: planejamento. Antes de começar a fazer, explicar o porquê do projeto. Critérios de seleção. Qual a importância estratégica? Quando ele se paga? Deu legitimidade porque o cara chamou todo mundo, falou a regra, e todo mundo ficou alinhado e de acordo com o plano. O presidente deu benção.

a> Arrumar a casa/ terminar o que já está em andamento;

b> Filtro/ seleção;

c> Planejamento;

d> Execução.

5. Qual estratégia a organização adotou para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com