TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS[pic 1]

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

1º ATIVIDADE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

SETEMBRO– 2014

MANAUS – AM

MIKAELA JAYNNER MAIA NUNES – 21109917

1º ATIVIDADE DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

[pic 2]

                                         

SETEMBRO – 2014

MANAUS – AM

1. Conceitue TECNOLOGIA.

R: Esse termo deriva do grego techne (artefato) e logos (pensamento, razão), significando, portanto, o conhecimento sistemático transformado ou manifestado em ferramentas. Pode ser conceituada também como o estudo dos instrumentos, processos e métodos empregados nos diversos ramos industriais.

2. Diferencie inovações de produto e de processo e dê exemplos (exemplos de processo, de preferência, na esfera pública).

R: Inovação de produto são produtos que diferem significativamente de todos os previamente produzidos pela empresa. Inovação de processo pode ser entendida como processos e formas de produção tecnologicamente novas introduzidos por meio de máquinas e equipamentos, layout otimizado, sistemas integrados de informação, etc.

3. Diferencie os termos descoberta, invenção e inovação.

R: A descoberta é um conhecimento novo, porém "ao acaso”. A invenção é fruto de um trabalho dirigido, esta associada à geração de novas ideias, ao progresso do conhecimento científico propriamente dito e sua aplicação na geração de novos equipamentos ou artefatos ou mesmo novos processos, mas sempre em fase pré-comercial. A inovação é a invenção que encontrou uma utilidade prática e demanda no mercado.

4. Que fatores são considerados na difusão de uma tecnologia. Escolha um dos três para comentar.

R: Fatores Técnicos, Econômicos e Institucionais. Os fatores institucionais que condicionam o processo de difusão tecnológica incluem: Disponibilidade de financiamentos e incentivos fiscais à inovação, clima favorável ao investimento no país, acordos internacionais de investimento, sistema de propriedade intelectual, e a existência de capital humano e instituições de apoio. Podem incluir também a estratificação social, a cultura, a religião, o marco regulatório e o regime jurídico do setor ou do país.

5. As inovações provêm da busca dê soluções para problemas existentes ou as pessoas inventam e desenvolvem coisas para as quais há necessidade de buscar utilidade?

R: As inovações tecnológicas referem-se ao desenvolvimento, dessa forma, acredito que as inovações provem da busca de soluções para problemas existentes.

6. Como a utilização de cada um dos modelos explicativos para o fenômeno da inovação tecnológica (linear, linear reverso, chain linked e sistêmico) pode influenciar políticas públicas voltadas para o incentivo à inovação?

R: Os avanços da ciência não são autônomos, pois são diretamente influenciados por políticas publicas voltadas para a inovação. A principal evidencia em favor do Modelo Linear de Inovação é a de que a ciência básica tem, efetivamente, criado oportunidades para algumas aplicações tecnológicas lucrativas. Já o Modelo Linear Reverso considera as inovações que surgem a partir de necessidades identificadas no mercado. O Modelo de Ligações em cadeia ou chain linked model, toda a cadeia central de inovação interage com as atividades de pesquisa, fontes de novos conhecimentos para o processo de inovação. No modelo sistêmico há o estabelecimento de certa divisão do trabalho, em função das competências dos agentes, dessa forma as ações para a inovação devem ser destinadas fortemente no incentivo à interação e a cooperação entre elas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (198.1 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com