TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - GYMPASS

Por:   •  18/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de análise

Disciplina: Transformação Digital

Módulo: 01,02,03 e 04

Aluno: Renata Pinto Almeida

Turma: T1

Tarefa: Para realizar esta atividade, você deve escolher uma empresa ou organização que tenha implementado uma transformação digital nos seus processos (ou tenha implementado novos modelos de negócios). 

INTRODUÇÃO

Apresente as suas considerações iniciais sobre a empresa escolhida.

   A empresa que selecionei para a atividade foi o Gympass, entendo que esta revolucionou o mundo corporativo. Desde 2012 o Gympass disponibiliza uma plataforma para que os colaboradores das empresas contratantes, tenham a disposição uma vasta gama de opções para realizar atividades físicas, possibilitando uma vida mais saudável e ativa da forma que cada um melhor se identificar.

NOME DA ORGANIZAÇÃO

Apresente a organização escolhida e informe se é brasileira ou estrangeira.

A empresa escolhida foi a startup brasileira, Gympass.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Informe área de atuação, tempo de existência, resumo do processo de transformação digital e a sua forma de implementação.

O Gympass teve início em 2012, com a ideia de que os usuários não precisassem fazer planos mensais ou até mesmo anuais em uma única academia. Essa plataforma disponibiliza uma forma de ticket avulso, esse ticket pode ser usado em várias das academias cadastradas, sem necessidade de planos ou vínculos com as mesmas. Em 2013 a empresa entendeu que precisaria aumentar o nível de usuários e teve sua primeira transformação digital, mudou de uma empresa B2C para uma B2B, hoje a startup está presente em 14 países.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS INTERNOS

Informe se a organização escolhida é uma nova empresa e indique as tecnologias-chave utilizadas para a transformação digital.

Conforme visto em aula, a transformação digital trata de fatores que modificam a forma de inovar, pensar a estratégia organizacional e entender os clientes e os competidores, modificando, inclusive o valor pela organização. Tendo isto em consideração o Gympass foi para uma área onde não existiam competidores, criou um serviço que agregava grande valor aos seus consumidores. “Sempre vai ter uma empresa querendo um colaborador mais ativo, uma pessoa querendo fazer atividade física sem ter uma solução boa e uma academia que está em busca de mais volume”, segundo Leandro CEO do Gympass.

modelo de negócio do Gympass possui a seguinte estrutura:

[pic 1] Figura 1 – Modelo de Negócio do Gympass - O Analista de Modelos de Negócios (analistamodelosdenegocios.com.br)

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Informe os benefícios e as vantagens identificados no novo modelo de negócio. Caso seja uma nova empresa, apresente as vantagens em relação à indústria em que atua.

O Gympass é um benefício corporativo que oferece aos funcionários e seus familiares acesso a diversas academia e centros de atividades físicas por uma mensalidade a partir de R$19,90 e ainda com muitos acessos a aulas onlines gratuitas. A empresa atua no modelo de negócios B2B, as empresas contratantes e seus colaboradores pagam ao Gympass e ele faz o repasse as academias de acordo com a frequência que os usuários vão até elas. Os funcionários são recompensados com acesso a melhor saúde e qualidade de vida, já as empresas com a melhor satisfação e rendimentos dos funcionários. Já os centros de atividades físicas ganham frequentadores que antes não teriam acesso, seja por capacidade de pagamento ou até desconhecimento do local, pois na plataforma ela mostra as melhores opções em questão de localização de onde o usuário está logado.

CULTURA ORGANIZACIONAL

Informe, de modo sucinto, os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão.

    Conforme acesso a plataforma e ao site do Gympass vejo como principal mensagem a que diz “O gympass incentiva o bem-estar para que todos se sintam bem.”

    O Gympass foi fundado em 2012 com a missão de acabar com o sedentarismo no mundo. O conceito de saúde e bem-estar por trás da plataforma surgiu enquanto o César Carvalho, CEO e Co-fundador do Gympass, estava com dificuldade em encontrar academias a preços razoáveis enquanto viajava à trabalho. Um ano depois, durante seu MBA na Harvard Business School (HBS), ele se viu pensando em opções de condicionamento físico que fossem flexíveis, acessíveis e, principalmente, divertidas. Foi então que deixou HBS e deu os primeiros passos em direção ao que acabou de tornando o Gympass: um benefício corporativo de atividades físicas, que alimenta uma economia circular proporcionando uma relação de ganha-ganha-ganha entre todos os stakeholders do ecossistema – empresas, usuários finais e centros de atividades físicas. (https://www.inovativa.online/artigos/conheca-a-historia-do-gympass-um-dos-unicornios-brasileiros/)

TRANSFORMAÇÕES NO CORPO GERENCIAL

Apresente alterações como novo perfil de pessoas, novo modelo de liderança, estratégias e ações modificadas. Caso se trate de uma nova organização, informe os modelos de liderança, as ações e as estratégias utilizadas.

A ideia no primeiro ano era de aumentar a quantidade de utilizadores e academias cadastradas, e foi então que mudaram de B2C para B2B e já com a primeira cliente business, a PwC, a receita da startup duplicou já no primeiro dia.  "A empresa dobrou o faturamento em apenas um dia" - Claudio Franco – CEO da Gympass.

Então em 2020 veio a pandemia e a empresa teve que se reinventar novamente, as pessoas não iam mais em academias, na verdade mal saíam de suas casas. Foi então que Claudio Franco teve a ideia de expandir o marketplace. A questão é que para ter uma vida saudável a única via não é somente a academia, musculação e etc. A partir de então foi lançado na plataforma aulas onlines com personal traines, professor de yoga, pilates, mobilidade e até mesmo terapia.

“Transformamos a empresa em 6 semanas e continuamos com esse modelo até as coisas se estabilizarem um pouco mais.” – Cláudio Franco.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Informe as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de implementação da transformação digital na organização.

Em 2019, o Gympass adquiriu a Flaner. Seu fundador é hoje o Head de Tecnologia do Gympass. O tema engajamento foi um motivador e é um grande tópico, mas os objetivos com a aquisição vão além disso. Com isso o aplicativo virou muito mais intuitivo, pois foi aplicado métodos ágeis que segundo acompanhei em aula é um método que agiliza a conclusão de processos e tarefas, ou seja, torna a navegação ou o trabalho mais flexível, sem tantas barreiras e totalmente intuitivo. Toda a jornada de compra e comunicação com as empresas tende a ser melhorada com o uso destas tecnologias.

Somente a melhoria do aplicativo não era o suficiente para abater os efeitos que a pandemia trouxe também em 2019 a começar pela Itália, como foi dito anteriormente o Gympass precisou se reinventar. Para ser mais exato, de acordo com Franco, implementaram rapidamente a criação de reuniões diárias com todos os líderes da empresa, eram chamadas de “gabinete de crise”. Todos apresentavam seus portifólios com ideias para conseguir com que a crise não os atingisse. Conforme o estudado na disciplina de Transformação Digital, a técnica utilizada foi a Scrum.

CONCLUSÃO

Finalize o seu texto destacando os principais pontos da sua reflexão sobre o caso escolhido.

Quando optei pela startup Gympass, pensei exatamente na grande inovação que está empresa brasileira lançou, e no aprofundamento do estudo destacou-se ainda mais o quão grandiosa se tornou ao longo do tempo. É de se orgulhar o quanto uma empresa brasileira conseguiu revolucionar neste mundo dos esportes que é tão concorrido. Até hoje não se tem concorrentes diretos, o que a faz ainda mais especial.

A empresa mostra sua força quando muda totalmente seu consumidor final de pessoas físicas para coorporativas, e quando aderiu ao B2B conseguiu ainda sim as pessoas físicas que já atingia anteriormente.

O Gympass agregou valor às empresas até no momento da contratação de novos funcionários, pois a empresa que tem a parceria se torna diferente das demais. Também as academias que conseguem receber um número maior de passantes nas suas dependências, gerando assim maior lucro.

A história desta plataforma mostra como é importante agir rápido, a empresa só não mudou seu método, fez aquisição de outra empresa, utilizou métodos ágeis para garantir o pleno funcionamento e com isso continuou agregando valor a sua marca e se solidou ainda mais no mercado em meio a uma pandemia. Enquanto várias empresas fecharam as portas, pode-se dizer que as do Gympass se abriram ainda mais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://site.gympass.com/br Acesso em 18 de maio de 2022

https://deepgrowth.com.br/11-gympass-como-uma-empresa-se-reinventa/ Acesso em 18 de maio de 2022, 20:10.

https://www.inovativa.online/artigos/conheca-a-historia-do-gympass-um-dos-unicornios-brasileiros/ Acesso em 18 de maio de 2022, 20:18.

https://www.saudebusiness.com/ti-e-inovacao/gympass-healthtech-brasileira-que-ganhou-o-mundo Acesso em 18 de maio de 2022, 20:32.

Gympass: O unicórnio saudável que https://www.investificar.com.br/serie-unicornios-gympass/#:~:text=Criada%20em%202012%2C%20a% acesso em 18 de maio, 20:55.

https://analistamodelosdenegocios.com.br/modelo-de-negocio-dogympass/#Como_o_Gympass_ganha_dinheiroom.br Acesso em 20 de maio de 2022, 23:15.

ATIVIDADE INDIVIDUAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com