TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia Estudada: Smartphones

Por:   •  19/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

Identificar uma tecnologia de grande impacto na sociedade moderna após a Revolução Industrial (a que você quiser), classificando-a quanto aos critérios abordados nesta aula (Aula 3). Você deve também traçar a curva S de difusão da tecnologia estudada, indicando as prováveis causas (na sua avaliação) do comportamento da curva (por exemplo: a adoção da tecnologia teve uma rápida ascensão porque houve propaganda em massa).

Tecnologia Estudada: Smartphones – A evolução dos aparelhos de comunicação

A tecnologia vem demonstrando um extenso período de desenvolvimento a partir da Revolução Industrial, na metade do século XVIII, gerando grandes transformações na economia em diversas áreas e em praticamente todo o mundo. O desenvolvimento começou a ser sentido na Inglaterra com o surgimento da indústria e buscou criar novas formas de organização da sociedade, acelerando a produção de mercadorias através de máquinas, mudando as relações de trabalho e os modos de consumo, permitindo avanços em diversos campos de conhecimento e na utilização dos recursos naturais disponíveis.

No início do século seguinte, novas mudanças socioeconômicas foram permitidas e o desenvolvimento tecnológico se deu com a criação das estradas de ferro e locomotivas que viabilizaram a capacidade de dispersão das mercadorias produzidas e o desenvolvimento do telégrafo, o primeiro meio de comunicação instantâneo que permitia a universalização da comunicação e da informação quase que de forma instantânea.

A Segunda Revolução ocorrida na segunda metade do século XIX até meados do século XX avançou geograficamente por quase todo o mundo e foi uma fase de aperfeiçoamento das tecnologias até então existentes, permitindo ainda mais, a ampliação da produtividade e dos lucros das indústrias e, foi uma fase de desenvolvimento da medicina e da descoberta do uso do petróleo como combustível. Houve a criação do telégrafo sem fio e do rádio para a ampliação da comunicação.

Já na Terceira Revolução, mais conhecida como Revolução Tecnocientífica, vimos, por todo o mundo, uma integração entre a revolução dos processos produtivos e o desenvolvimento tecnológico voltado ao avanço da ciência, da biotecnologia, da robótica, dos transportes, da informática, da eletrônica e das telecomunicações, com as transmissões de rádio e televisão, a telefonia fixa e móvel e com a internet; o que reduziu categoricamente o tempo e as distâncias.

O tema mobilidade é um dos mais discutidos e estudados no século atual, estar em movimento hoje é, talvez ao mesmo tempo, falar com diversas pessoas, escrever, ler, jogar, pesquisar, gravar vídeos, tirar fotos, ver TV, ouvir rádio, pagar conta, comprar roupa ou comida, planejar e calcular seus gastos, seu tempo e até medir seu estado de saúde. Isso não nos é suficiente, quando precisamos de muitos meios para executar tais funções, o que ocasionou em encontrar um único meio que nos favorecesse. Aos poucos e com a chegada dos telefones celulares, praticamente tudo listado acima passou a ser feito por um único instrumento e a área da informática voltou-se para os aparelhos móveis e inteligentes, que nos permitiam estar em diferentes locais e não mais presos em casas ou mesas de trabalho fixas repletas de cabos que nos prendiam a comunicação.

Os aparelhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com