TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

Tecnologia da Informação

Tecnologia da informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar e ou processar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada ao produto, quer esteja aplicada ao processo.  (CRUZ, 2011)

Durante muito tempo a tecnologia da informação só tinha abrangência para os profissionais da área, poucas empresas a usava, devido ao fator de que era muito cara, difícil de usar, e custosa para manter.  (CRUZ, 2011)

Há alguns anos atrás a tecnologia da Informação passou a ser importante para o desenvolvimento das organizações, sendo parte fundamental para produção do bem ou serviço, sendo encontrada em quase todas as atividades humanas. (CRUZ, 2011)

Conforme Cruz (2011), todas as dificuldades enfrentadas no passado com a tecnologia da informação foi devido à falta de estrutura no âmbito de colocar as necessidades pessoais em primeiro lugar. A real utilidade da tecnologia é ter o controle efetivo da informação e simplificar as atividades.

A tecnologia da informação usada no auxílio às tarefas é de fundamental importância para aumentar a produtividade individual, sendo utilizada atualmente em praticamente todas as tarefas na organização. (CRUZ, 2011)

        Segundo Cruz (2011) se a tecnologia não for madura, estável e atualizada, pode comprometer toda a tarefa. E se não houver investimentos em treinamentos para novas tecnologias, ocorrerá grandes prejuízos e perda de oportunidades.

        É necessário usar a tecnologia da informação como estratégia para o desenvolvimento da mesma, para que cada tarefa seja executada da melhor forma possível. (CRUZ, 2011)

De acordo com Gordon e Gordon (2006) a tecnologia da informação fez com que grupos, pessoas e empresas utilizassem e gerissem as informações de modo eficiente e eficaz. Os avanços obtidos pela tecnologia das informações permitiu que fosse possível obter, gerenciar e utilizar grandes quantidades de informação com custos considerados baixos. 

Gordon e Gordon (2006) afirmam que na tecnologia das informações também se pode incluir hardwares e softwares que consistem em sistemas de gerenciamento de banco de dados e tecnologia de comunicação de dados. Hardware de computador é o equipamento usado para o processamento eletrônico das informações. Software disponibiliza as instruções em forma de códigos para computadores, e documentações correspondentes que permitem o processamento dos dados eletronicamente.

O sistema de gerenciamento de banco de dados armazena e dá suporte a grandes quantidades de informações, o que permite que os gestores acessem, classifiquem e analisem o banco de dados de forma variada. A tecnologia de comunicação de dados, em específico a rede e empresas e a internet, trouxeram grande aperfeiçoamento da comunicação das informações entre grandes e pequenas distâncias, assim os gestores e outros colaboradores, podem com facilidade enviar ou receber dados de um ponto para outro, utilizando discagens, redes de computadores, videoconferências entre outros recursos eletrônicos. (GORDON E GORDON, 2006).

Sistemas de Informações Gerenciais

É um sistema planejado para colher, processar, armazenar e disseminar informação de modo a permitir a tomada de decisões eficazes pelos executivos envolvidos. Toda decisão requer pleno conhecimento da situação para que seja adequada e eficaz. (CHIAVENATO, 2009)

Sistema de informações gerenciais é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. (OLIVEIRA, 2012)

Segundo Chiavenato (2009) Sistema de informação gerencial, tem papel importante na tomada de decisão dos gerentes, os auxiliando no planejamento e controle, trazendo informações relevantes para ação, permitindo vantagem competitiva quanto aos concorrentes.

        As informações provêm tanto do ambiente externo (concorrentes, fornecedores, entre outros), quanto do externo (volume de produção, produtividade alcançada, entre outros). As informações para as decisões dos gerentes envolvem o nível estratégico e o tático. (CHIAVENATO, 2009)

        O SIG proporciona aos gestores uma base de informações para auxiliar no processo decisório, e necessita de muita criatividade dos mesmos para tomarem a decisão apropriada para a ação. (OLIVEIRA, 2012)

                O sistema de informações gerenciais geram informações para o planejamento, organização, direção e controle na gestão das empresas, envolvendo os níveis estratégico, tático e operacional. (OLIVEIRA, 2012)

Segundo Oliveira (2012), o SIG possui diversas vantagens entre elas estão: redução dos custos das operações; melhoria na produtividade; melhoria na estrutura organizacional; redução dos níveis hierárquicos; entre outros.

        Conforme Oliveira (2012) o SIG atua como uma ferramenta de extrema importância para ajudar as empresas na melhoria da qualidade e da produtividade, agindo de forma global e não considerando apenas os setores como partes separadas, com isso tem vantagem competitiva a nível nacional e mundial.

        O SIG tem como critérios de eficiência a simplicidade, a flexibilidade, alto custo benefício, confiabilidade, aceitabilidade e produtividade.

Para Rosini e Palmisano (2003), os sistemas de informações gerenciais SIG, suprem as necessidades dos diversos níveis organizacionais, realizando relatórios gerenciais e em algumas situações permitem acesso em tempo real às ocorrências de desempenho e a dados importantes. Normalmente esses sistemas estão orientados na maioria das vezes unicamente para os acontecimentos internos, não se preocupando com o meio ambiente ou com as mudanças externas.

Os sistemas de informações gerenciais são definidos como base para o planejamento, controle e tomada de decisões nos níveis gerenciais. Em geral muitos especialistas utilizam os sistemas gerenciais para criar relatórios a partir dos dados contidos nesse sistema. Cabe também a esse sistema consolidar dados, emitir relatórios e unifica-los  sobre as operações das organizações, assim relatórios extensos são transformados, consolidados e resumidos e podem ser apresentados graficamente. (ROSINI E PALMISANO, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com