TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação

Por:   •  13/8/2020  •  Dissertação  •  2.217 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

Unidade I: A Tecnologia da Informação – TI

     James O’ Brien escreve que um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. Sistema de Informação coleta processa, armazena, analisa e dissemina informação com um objetivo.

     Todas as informações adquiridas sobre esses componentes são importantes para uma organização se tornar mais competitivas; essas informações, quando bem estruturadas e organizadas, tornam-se importantes para a sobrevivência da empresa.

     Um Sistema de Informação é composto basicamente de entrada, processamento, classificação, organização e de uma saída estruturada, que servirá de realimentação para a entrada. É notório que os sistemas de informação computadorizados agilizam a obtenção das informações, portanto os administradores, de posse dessas informações, poderão tomar decisões mais rápidas.

     Portanto, as empresas devem ter administradores que, dentre outras características, saibam interpretar as informações e agir rapidamente de acordo com elas e com os interesses das empresas. Quando um Sistema de Informação é informatizado, torna-se mais fácil o armazenamento e a recuperação dos dados; o processamento das informações é feito de uma forma mais rápida, tornando possível tomar decisões também mais rápidas.

Sistema de Informação Informatizado

     Um Sistema de Informação informatizado compõe-se dos seguintes componentes: hardware, software, banco de dados, redes, procedimentos e pessoas. O ser humano é um dos componentes mais importantes dentro do Sistema de Informação. Uma informação passada de forma errada pode desestabilizar todo o Sistema de Informação, fornecendo relatórios com informações incorretas e até direcionar a tomadas de decisões impróprias para um determinado momento.

     A Tecnologia da Informação, em seu sentido mais abrangente, engloba um conjunto de diversos sistemas de informação, usuários, gestão de uma empresa além dos aspectos tecnológicos e permite que  as  informações  sejam  processadas  de  forma  rápida,  organizada  e  segura.

Economia Digital

     O e-business, ou o comércio eletrônico, envolve a Tecnologia da Informação para permitir uma transação pela Internet. Os funcionários de algumas empresas já têm disponíveis pela Intranet as atividades que ele deve executar, o que se tornou possível por uma técnica chamada Workflow.

     Muitas empresas estão usando o conceito de Cloud Computing para armazenar as informações em locais que propiciem segurança fora da empresa. Com isso a empresa ganha em contenção em relação a suas informações, pois, se ocorrer algum dano à empresa causado por fenômenos naturais, suas informações poderão ser recuperadas com facilidade. O Cloud Computing é fornecido por Data Center e passou a ser uma alternativa interessante para empresas que não querem manter administradores de redes para conservar suas informações seguras.

Impacto da TI

     Tecnologia da Informação trouxe aspectos positivos e negativos para a sociedade, para as empresas e para o mercado de trabalho. Aquele que não se adequar às mudanças impostas por ela terá, com certeza, dificuldades em suas atividades. A Tecnologia da Informação vem crescendo em ritmo vertiginoso, em especial, a partir do surgimento da Internet, que possibilitou a interconexão de pessoas por todo o mundo.

A Internet como Meio de Divulgação

     Uma rede social que discute sobre um determinado produto pode e deve receber visitas  de  fabricantes  do  ramo  do  produto  em  questão,  para,  de  forma  sucinta,  fazer propagandas. No mundo atual, não é aconselhável inserir em mídias sociais propagandas diretas, como banners dos produtos, imagens ou outro tipo de propaganda intrusiva.

     No entanto, as mídias sociais acabam alterando essa forma de ser, ou seja, os novos consumidores irão comprar um produto pelo que outros contam dele, portanto serão influenciados pelos que já compraram.

Unidade II: ERP - Planejamento de Recursos Empresariais

Planejamento de Recursos de Materiais

     Os sistemas ERP são fornecidos em módulos e podem ser adquiridos de forma unificada, portanto a implantação pode ser feita de forma gradativa, porém, a cada módulo implantado, promove-se uma integração com os módulos anteriores.

     ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema integrado de gestão empresarial que é desenvolvido para modelar e automatizar a maioria dos processos na empresa (área de finanças, comercial, logística, produção, etc.). Entre os ERP’s mais conhecidos no mercado, existem: SAP, Totvs, Oracle, Jdedwards, Bann e outros. O sistema de ERP é uma evolução dos antigos MRP (Materials Requirements Planning). O MRP evoluiu para o MRP – II, que incorporou necessidades dos demais recursos de manufatura usados na produção, como mão-de-obra e equipamentos. O sistema ERP englobou os conceitos do MRP e trouxe uma visão mais completa do empreendimento como um todo, incluindo todos os processos, como demandas de custo, logística e recursos financeiros.

Características Apresentadas em um ERP

     Independente de qual sistema ERP tenha sido escolhido, é importante que ele apresente os seguintes fatores: estabilidade, customização e usabilidade. A estabilidade está relacionada ao desempenho, desempenho do sistema em relação à abertura de telas, emissão de relatórios, respostas a consultas a banco de dados, etc.

     Aspecto Técnico para a Implementação de um ERP

O melhor momento de implantar um ERP é quando:

• A empresa está muito bem financeiramente;

• Existe uma equipe bem treinada que vê o projeto com bons olhos;

• A complexidade dos processos da empresa gera a necessidade de integração e maior controle, principalmente no momento em que esteja bem no mercado em que atua;

• Aparecem indícios que mostram problemas no estoque, um descontrole financeiro e até indícios de fraude; esse é um momento adequado para a implantação do ERP;

     Um sistema de ERP leva, em média, dois anos para ser implantado, mas isso não pode ser levado muito em consideração, pois o tempo é o cliente que determina de acordo com a quantidade de pessoas envolvidas, tamanho da empresa e valor que será investido durante um intervalo de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com