TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação

Por:   •  25/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.025 Palavras (21 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 21

PROJETO INTERDISCIPLINAR – 1º CICLO

USO DAS TECNOLOGIAS PARA GESTÃO EMPRESARIAL

RESUMO

As tecnologias da informação e comunicação tem se tornado cada vez mais essencial para a gestão de empresas. O uso da informatização em inúmeros processos impulsionou as atividades diárias das empresas, como permitindo automatizar tarefas, aumento da qualidade de serviços e produtos, maior divulgação da marca, redução de custos, e em diversas outras tarefas.  

São evidentes os benefícios da informatização aplicadas nos processos internos de uma empresa, e a inovação, é a porta principal para o sucesso nesta nova era digital. O setor de T.I é essencial para automatizar os processos e fornecer informações para todos os envolvidos. A tecnologia permite que diretores e gerentes supervisionem os recursos, em qualquer lugar do mundo, através da internet e seus aparelhos digitais. Atualmente é impossível que uma empresa atinja o sucesso de qualquer negócio, sem realizar os investimentos nas novas tecnologias.

Neste trabalho, abordaremos o uso da tecnologia da informação e comunicação e os benefícios, dificuldades, desafios, que ela proporcionou para a empresa Maxion, multinacional, localizada em Limeira.

ABSTRACT

Information and communication technologies have become increasingly essential for the management of companies. The use of computerization in countless processes has boosted the daily activities of companies, such as allowing them to automate tasks, increase the quality of services and products, increase brand awareness, reduce costs, and in several other tasks.

The benefits of computerization applied to a company's internal processes are evident, and innovation is the main door to success in this new digital age. The IT sector is essential to automate processes and provide information to everyone involved. The technology allows directors and managers to supervise resources, anywhere in the world, through the internet and their digital devices. Currently, it is impossible for a company to achieve the success of any business, without investing in new technologies.

In this work, we will address the use of information and communication technology and the benefits, difficulties, challenges, which is provided for the multinational company Maxion, located in Limeira.

SUMÁRIO

1. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO        3

1.1 Conceito        3

1.2 Uso de Tecnologias para Gestão Empresarial        4

1.3 Objetivos gerais        6

1.4 Metodologia        6

2. A EMPRESA        7

2.1 Histórico        7

2.2 Constituição jurídica, licença, alvarás e autorizações        8

2.3 Principais produtos, serviços e consumidores        8

2.4 Estrutura Organizacional e Funções Administrativas        9

2.5 Tipos de liderança e políticas de integralização e incentivo aos funcionários        10

2.6 Ações sociais        10

3. ESTUDO DE CASO        12

3.1 Perfil Tecnológico        12

3.2 Tecnologias e Melhorias na Gestão        14

Figura 1 - Roda...........................................................................................................15

Figura 2 - Roda flexível...................................................................................................... 16

Conclusão.................................................................................................................. 18

Referências Bibliográficas        19

        

1. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

1.1 Conceito

Segundo Veloso (2012), as Tecnologias da Informação e Comunicação são um dos modelos mais expressivos atuais que temos no avanço tecnológico, e a identificação de suas oportunidades de aplicação no trabalho, está cada vez mais presente nas diversas áreas e profissões.

A Tecnologia da Informação e Comunicação está se tornando forte e marcante, em meio a tantas tecnologias em nossa sociedade, sempre visando o aperfeiçoamento e o aprimoramento do trabalho.

“Tenho sustentado a ideia de que uma apropriação científica das tecnologias da informação e comunicação, que não sucumba a posturas mistificadoras, simplificadoras e reducionistas, largamente presentes no debate sobre o tema, pode adicionar novas possibilidades para a condução dos processos de trabalho que se utilizam tais tecnologias...” (Veloso, p.10, 2012).  

Almeida (2019) retrata em seu artigo, que a sigla TIC, foi inicialmente utilizada no Reino Unido, tendo como objetivo um currículo escolar, que ocorreu no final dos anos 90.  A sigla TIC só foi disseminada pelo mundo, com a popularidade da internet.

Para Soares (2018), as TIC’s é a união de todas as tecnologias que se interferem, e fazem parte do processo de comunicação e a busca pela informação.  Toda essa união dos recursos tecnológicos possui o foco de proporcionar para as áreas de automação e comunicação das empresas, a agilidade dos processos e com alta eficiência.

As TIC’s podem ser utilizadas a favor de empresas, comércios, escolas, etc, para que haja o aumento do desempenho no mercado. Visto que, atualmente já não se trata de uma tendência de mercado, e sim de necessidade.

Schultz (2018) retrata também que a TIC é altamente válida na educação. Escolas e universidades estão utilizando cada vez mais a tecnologia como forma de agregar valor a seus cursos e facilitar a vida daqueles que têm pouco tempo ou que possuem dificuldade de se locomover até a instituição.

Almeida (2019) retrata que as TICs possuem uma grande representatividade no mundo, e com infinitas possibilidades, e se tornando de suma importância nas indústrias.  É muito difícil, encontrarmos empresas que conseguem se manter e se desenvolver, sem utilizar as TIC’s.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (98.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com