TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia da Informação

Por:   •  13/3/2023  •  Seminário  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 5

Alunos: Gabriela  Lins, Pedro Pacheco e Thamiris Souza

  • Apresentação sobre metodologias para melhorias contínuas.

Temos como objetivo a pesquisa sobre as metodologias para melhorias contínuas, que é um conjunto de ações que uma empresa coloca em prática na intenção de otimizar ininterruptamente o aperfeiçoamento de seus processos, produtos e serviços. Isso significa que a empresa está continuamente medindo e analisando a maneira como realiza suas tarefas, em busca de falhas, atrasos e gargalos que possam ser solucionados, levando, assim, a mais eficiência e produtividade.

A melhoria contínua tem como missão possibilitar a avaliação constante da qualidade de produtos e processos internos de modo a identificar gargalos, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência.

O principal objetivo da melhoria contínua é permitir que a empresa consiga desempenhar suas atividades sempre da melhor maneira possível, gerando maior valor para o cliente final.


  • Lean Thinking

Lean Thinking é uma forma de pensar a gestão e os processos de uma empresaÉ um método focado na gestão com técnicas que valorizam o produto que chega ao cliente, evitando a diminuição do desperdício e do custo de produção em uma empresa.

A mentalidade proposta é a de melhoria contínua de processos, a partir dos princípios que incluem foco em melhorar as entregas, utilizando menos recursos e priorizando apenas o que é visto como valor pelo cliente. 

O objetivo do Lean é desenvolver processos que sejam eficientes, sem desperdício, sendo cada vez mais produtivo e atendendo ao que é valor do cliente e para o cliente.  A falta de planejamento dos gestores e o mau treinamento dos colaboradores muitas vezes implicam em altos prejuízos de tempo e investimento.

Por sua origem na Toyota, é comum que as pessoas pensem que o Lean Thinking é um pensamento apenas aplicado na indústria ou em fábricas. Entretanto, a metodologia já se provou relevante para otimizar processos de empresas de todos os portes e ramos, inclusive empresas prestadoras de serviço. Além de atender a diferentes tipos de empresas, a metodologia pode contribuir para melhorar os resultados de diferentes setores dentro das organizações, como: vendas, atendimento, financeiro, RH. 

Os princípios do Lean Thinking:

  1. Valor;
  2. Fluxo de valor;
  3. Fluxo contínuo;
  4. Produção puxada;
  5. Perfeição.

[pic 1]

Princípios do lean thinking

  • Valor

O que é valor para o cliente, ou melhor, o que seu cliente enxerga como valor dentro do seu produto ou serviço?  Valor para o cliente é basicamente aquilo pelo qual o consumidor está disposto a pagar. O resto é desperdício e deve ser eliminado. Sendo assim, o primeiro princípio do Lean Thinking é identificar o que é valor para o seu cliente. Para isso, precisa-se entender quem é o seu cliente por meio da criação de persona e pesquisas de satisfação e tendências. 

  • Fluxo de Valor

Identificado o que é valor para o cliente, busque avaliar as etapas que não são vistas como valor para ele e que a sua empresa ainda executa. Elimine as etapas, processos e recursos que não são entendidas como valor. Isso vai reduzir, automaticamente, o desperdício da sua empresa e consequentemente vai eliminar custos. Pode-se fazer isso a partir do Mapeamento de Fluxo de Valor, importante na gestão de processos organizacionais

  • Fluxo Contínuo

Identificados e eliminados os desperdícios é hora de iniciar o novo processo de produção mais enxuto. O princípio do fluxo contínuo está relacionado à produção sem interrupções. A ideia seria atender as necessidades dos clientes com rapidez, com menor tempo para processar os pedidos e baixo estoque. Essa é uma das etapas mais difíceis de atingir com plenitude.

  • Produção Puxada

Um dos princípios do Lean Thinking é produzir apenas o que o cliente deseja. Isso quer dizer que estoques e “sobras” não são bem-vindos, pelo menos não em grandes quantidades. Estoque parado é dinheiro parado e estoque desperdiçado é dinheiro desperdiçado. Já que o objetivo é diminuir o desperdício, fica mais fácil entender que, em uma produção puxada, a melhor técnica é produzir de acordo com a demanda. 

  • Perfeição

Perfeição ou melhoria contínua podem ser encarados como sinônimos aqui. Uma vez que você fez essa primeira “limpa” nos processos é importante manter a cultura de melhoria, seja na área de processos, gestão ou pessoas. Sendo o Lean Thinking um pensamento, é claro que ele se mantém no dia a dia da empresa, até porque é improvável que você consiga fazer toda a otimização dos processos em um único ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (234.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com