TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Gestão

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.490 Palavras (10 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 10

Diante do que nos foi proposto na ATPS, buscamos nas empresas em que trabalhamos informações para o desenvolvimento do desafio; porém devido aos colaboradores do grupo Fabio& Associadas, estar vinculado a empresas de pequeno porte, e o colaborador Fabio por estar empregado numa empresa de grande porte, com aproximadamente 1800 funcionários, achamos que haveria a chance de obtermos as informações para a realização da referida ATPS.Porém devido ao gestor não poder fornecer informações ficamos a mercê de outras empresas. Conseguimos com que um empreendedor nos fornecesse as informações para a realização da ATPS, mas o mesmo pediu para não ser identificado pois acredita que não seria bom ter os dados de sua empresa expostos.

Partindo do princípio de sigilo e como forma de proteger o empreendedor, resolvemos manter o nome da empresa, o nome do proprietário, seu endereço em sigilo. Acreditamos que reservando este direito ao empreendedor não causará dificuldade para o cumprimento do desafio proposto.

Etapa #1

Passo1

A empresa que optamos em acompanhar, está começando um processo de mudança na sua gestão, implantando novas tecnologias e procedimentos.

O nome da empresa é Marcos Filho e Cia LTDA, localizada na Avenida Farrapos 1456, Porto Alegre RS. A empresa atua no segmento de fabricação de produtos derivados de papeis de utilidade (guardanapos, papel para embalar pão, papel higiênico e outros mais).Por se tratar de uma pessoa reservada e que a mesma impôs uma condição de que não colocássemos seu nome no trabalho.

Passo 2

Mudança organizacional: Mudança implica numa quebra de conceitos e propõe alterações nos meios de produção, seja de serviço ou fabricação. Para aplicar uma mudança o gestor primeiramente deve entender que a mudança é de extrema importância para seus projetos, conseguir fazer com que seus colaboradores aceitem as idéias e as implantem no processo. Na economia da maneira como está evoluindo obriga as organizações a encararem a mudança de maneira a se tornarem competitivas e diferentes no mercado a que atuem. Para isso as organizações devem estar sempre buscando este diferencial e com metas traçadas.

Paradigmas: Paradigma nos diz que é uma maneira de indicar um modelo e padrões, que servem como diretriz da organização, descrevendo como a organização funciona ou ainda como o gestor gostaria que funcionasse.

Quebra de paradigmas: É a conscientização dos colaboradores em trocar os seus conceitos por conceitos novos. Está quebra de paradigmas é muito difícil pois para o gestor conseguir mudar o modo de pensar dos colaboradores é difícil, alguns deles muitas vezes trazem consigo os vícios de trabalho adquirido nas antigas organizações em que trabalhavam.

Como uma empresa deve preparar-se para mudar quebra de paradigma: Para uma organização começar a preparação para a mudança, deve o gestor estar conscientes de que as mudanças que estão vindo são para o bem da empresa. Todas as tratativas para a implantação destas mudanças vêm para o vem da organização, todo investimento para estas mudanças passam a ser investimento e não despesas. Quando o gestor começar a pensar desta maneira ele a empresa estará começando a quebrar os paradigmas.

Definição de Gestor organizacional : Pessoa que direciona os colaboradores em seguir os rumos traçados, este gestor tem algumas funções que julgamos de extrema importância Como é a pessoa que acredita que seus colaboradores tem potencial para atingir os objetivos e encarar as mudanças da melhor maneira. Entendemos ainda como gestor a pessoa que conduz os seus colaboradores mostrando os caminhos mais eficientes para a condução dos processos.

Papéis do Gestor Organizacional

O papel do gestor vai muito além do meramente administrar, desempenhando funções que antigamente se resumia à única pratica de administrar. Podemos dizer que um gestor não deve ser um apagador de incêndios, mas um mediador da atuação, participação e envolvimento, aquele que lidera sendo referência e exemplo através da cumplicidade, da delegação de tarefas, atribuindo responsabilidades compartilhadas num misto de união, confiabilidade na busca de melhorias nas ações realizadas, almejando o cumprimento da missão.

O Gestor que é líder influencia, propõem motivação, desafios em busca da construção voltados à diferença dos seus colaboradores e da organização. O líder direciona ações, mas, sobretudo acredita no potencial da sua equipe. É também fundamental que o gestor equacione e gerencie todos os valores e recursos para aperfeiçoar os resultados da organização.

O papel do Gestor: o gestor desenvolve três papéis muito importantes em uma Organização, conforme descrevemos abaixo:

INTERPESSOAL

Representação- Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização, assinando documentos legais. Liderança- Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados. Ligação- Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.

INFORMAÇÃO

Monitoração- Manda e recebe informação, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais. Disseminação- Envia informação para os membros de outras organizações ( memorandos e relatórios), telefonemas e contatos. Porta-voz- Transmite informação para as pessoal de fora através de conversas, relatórios e memorandos.

DECISORIAL

Empreende- Inicia projetos, identifica idéias e oportunidades, assume riscos, delega. Resolve Conflitos- Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e a mudanças. Alocação de recursos- Decide a quem atribuir recursos. Programa orça e estabelece prioridades. Negociação- Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.

Visão do Empreendedor

Na visão de um Empreendedor ao qual foi entrevistado ele define que o gestor organizacional possui muitos papéis e responsabilidades dentro de uma empresa.Seu papel é liderar, direcionar e coordenar pessoas, delegando funções e buscando sempre a melhoria nos resultados de forma equilibrada e organizada. Porém o empreendedor entrevistado não se vê desta maneira, pois devido o mesmo ter outra atribuição muitas vezes não consegue ter esta postura e ao invés de ser um gestor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com