TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Inovação

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 6

01 - O que você, a partir do nosso estudo, entende por Tecnologia e por Ciência? Retome suas anotações, feitas durante a leitura desta Unidade sobre Tecnologia e Ciência, e compare o seu entendimento acerca desses termos. Dê exemplos práticos.

Conforme Davies (19--) apud PINTO (2012) a ciência tem de envolver mais do que a mera catalogação de fatos e do que a descoberta, através da tentativa e erro, de maneiras de proceder que funcionam. O que é crucial na verdadeira ciência é o fato de envolver a descoberta de princípios que subjazem e conectam os fenômenos naturais. “[...] a verdadeira ciência consiste em saber por que razão as coisas funcionam”. Sendo que é através da Ciência é que se descobre pelo meio de tentativa e erro - e apresentados novos conhecimentos às pessoas, possibilitando a criação de novas tecnologias e áreas de atuação. A exemplo disso, temos as Ciências: Sociais, Contábeis, Atuariais, Exatas, Naturais, etc.

Quanto as tecnologias, estas só são possíveis através da Ciência pois foram obtidos e apresentados os resultados cruciais para que as mesmas sejam criadas ou aperfeiçoadas. A ciência está intimamente ligada com a área da tecnologia, porque os grandes avanços da ciência, hoje em dia, são alcançados através do desenvolvimento de novas tecnologias e do desenvolvimento de tecnologias já existentes. " [...] ciência é uma esfera de atividades cuja organização conduz ao rápido crescimento do conhecimento, enquanto as atividades relacionadas com a tecnologia buscam alcançar o rápido crescimento dos benefícios materiais a partir do novo conhecimento." (PINTO, 2012)

REFERENCIA

PINTO, Miriam de Magdala.Tecnologia e inovação. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.

02 - Toda inovação é tecnológica? Justifique sua resposta.

Inovação tecnológica é definida pela introdução, no mercado ou na empresa, de um produto (bem ou serviço) tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado. Assim, a inovação tecnológica refere-se a produto e/ou processo novo (ou substancialmente aprimorado) para a empresa, não sendo, necessariamente, novo para o mercado de atuação. Ainda de acordo com a PINTEC, a inovação pode ter sido desenvolvida pela empresa ou ter sido adquirida de outra empresa/instituição que a desenvolveu. A inovação pode resultar de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos realizados no interior das empresas (P&D), de novas combinações de tecnologias existentes, da aplicação de tecnologias existentes em novos usos ou da utilização de novos conhecimentos adquiridos pela empresa. Ou seja: nem toda inovação é tecnológica, pois uma simples combinação do que já existe é capaz de gerar uma inovação, sem o usufruto de uma tecnologia inovadora (PINTO, 2012).

REFERENCIA

PINTO, Miriam de Magdala.Tecnologia e inovação. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.

03 - Como a utilização de cada um dos modelos explicativos para o fenô¬meno da inovação tecnológica (linear, linear reverso,chainlinkede sistêmico) pode influenciar políticas públicas voltadas para o incen¬tivo à inovação?

O modelo linear, o processo de inovação tecnológica é iniciado pela pesquisa básica, passando pela pesquisa aplicada, pelo desenvolvimento, pela engenharia até chegar à comercialização pioneira. Ou seja, para fazer todos os processos, primeiramente, seriam divididos as esferas da ciência e produção empresarial. Em segundo lugar porque admite, hipoteticamente, que a transferência de conhecimentos gerados na esfera científica para a esfera empresarial é um processo “natural”. E, em terceiro, não reconhece a diversidade entre os diferentes campos de conhecimento em termos de geração de resultados com potencial econômico.

No modelo Linear Reverso ou demand pull, que considera que as inovações surgem a partir de necessidades identificadas no mercado ou por problemas operacionais identificados pelas empresas. Este modelo coloca toda a ênfase do processo de inovação sobre a demanda identificada no mercado. Desse modo, o conhecimento científico fica subordinado a solucionar problemas surgidos na busca pelo atendimento às demandas de mercado.

Por fim, o Modelo de Ligações em Cadeia ou chain linked model, que enfatiza a permanente retroalimentação entre as diversas etapas do processo. De acordo com esse modelo, o processo de inovação pressupõe a existência de múltiplas sequências de interação entre as suas diversas etapas e a existênciade muitas formas de ampliação do estoque de conhecimentos, e não apenas avanços no campo científico.

Para a criação de políticas públicas, devem ser observadas todas as condições do ambiente e as necessidades do público alvo. Todos os 3 modelos podem influenciar de forma positiva e negativa o fenômeno de inovação tecnológica, visto que, um apresenta mais restrições, outro possibilita a interação maior entre todas as partes envolvidas, outro possui um feedback maior. Cabe ao governo definir quais são suas prioridades e quais os métodos serão adotados para incentivo a inovação tecnológica. (PINTO, 2012).

REFERENCIA

PINTO, Miriam de Magdala.Tecnologia e inovação. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.

04 - Você poderia citar alguns dos fatores que podem fazer com que uma nova tecnologia não substitua, necessariamente, a tecnologia ante¬rior, que ela veio substituir? Como a curva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com