TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia e Sociedade na aula presencial

Por:   •  22/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO HOSPITALAR

DISCIPLINA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

LARISSA DOS SANTOS SILVA

ATIVIDADE: Após a apresentação de conceitos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade na aula presencial, apresente, suas considerações acerca do tema discutido.

Na geração atual vivemos em uma época em que os desenvolvimentos científicos, técnicos e sociológicos estão cada vez mais relacionados. Fica difícil de imaginar o dia-a-dia das pessoas sem celular, sem televisão, sem carros, embora a humanidade tenha vivido desse jeito por muitos milênios. Atualmente um dos problemas para utilizar da melhor forma toda a tecnologia adquirida durante todos esses anos e as teorias usadas nelas, pode ser nossa falta de conhecimento em Ciências para tomarmos consciência dos prós e contras de ambas. Mas, não basta sabermos sobre Ciências e Tecnologia sem sabermos como estas se relacionam com a Sociedade, daí o porquê de fazer a relação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Hoje pode-se encontrar uma evolução histórica do desenvolvimento de uma tecnologia ou ramo do conhecimento, e enquanto se aprende os conceitos da ciência se vê também como nossas vidas mudaram ao longo dos tempos, com isso também podemos desenvolver habilidades e competências para a vida e não só para o conhecimento escolar.

Hoje, as questões relativas à Ciência e à Tecnologia e suas importâncias na definição das condições da vida humana, extrapolam o âmbito acadêmico para se converterem em centros de atenção e de interesse do conjunto da sociedade. Antes a ciência era considerada como o modo de desentranhar os aspectos essenciais da realidade, de desvelar as leis que a governam em cada parcela do mundo natural ou do mundo social. Com o conhecimento dessas leis seria possível a transformação da realidade com o concurso dos procedimentos das tecnologias, que não seriam outra coisa senão ciências aplicadas à produção de artefatos. Nessa consideração clássica, a ciência e a tecnologia estariam afastadas de interesses, opiniões ou valores sociais, deixando seus resultados a serviço da sociedade para que esta decidisse o que fazer com eles. Salvo interferências alheias, a ciência e a tecnologia promoveriam, portanto, o bem-estar social ao desenvolver os instrumentos cognoscitivos e práticos para propiciar uma vida humana sempre melhor. Não obstante, hoje sabemos que esta consideração linear acerca das relações entre ciência, tecnologia e sociedade é excessivamente ingênua. As fronteiras precisas entre estes três conceitos se dissipam à medida que elas são analisadas com detalhes e contextualizadas no presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com