TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula presencial

Por:   •  25/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Monitoramento Da Qualidade do Ar

Os parâmetros de qualidade do ar têm um importante papel como ferramenta para definir o momento em que os processos devem ser adotados para controlar a poluição atmosférica ou, ainda objetivado para controlar possíveis impactos ambientais, preservar as condições de saúde e/ ou adoção de tecnologias que contribuam para a melhoria da qualidade do ar. Dessa forma é possível atender os parâmetos de emissão de poluentes determinados pela Resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) por meio da Resolução n° 3 de 28 de junho de 1990.

Padrões Nacionais de Qualidade do Ar Resolução do Conama n° 3, de 28/06/1990

Em 1990 o Conama estabeleceu a concentração de 80 microgramas de partículas poluentes por metro cúbico de ar como limite aceitável. A mesma Resolução ainda define alguns parâmetros para casos agudos de poluição. Veja de acordo com a tabela.

O Distrito Federal tem áreas urbanas concentradas, dentro dessas áreas o grande fator poluente é o transporte, mas a poeira,a fumaça e a baixa umidade do ar contribuem para aumentar ainda mais a poluição do ar. O clima local tem duas estações marcantes, uma seca e outra chuvosa que refletem na sazonalidade também da qualidade do ar.

O monitoramento ambiental da qualidade do ar é feito por meio de mapeamento e coleta em pontos diferentes e estratégicos nos grandes centros ubanos. Assim pode -se estudar a qualidade do ar assimilado pela população das capitais. A tabela a seguir revela os dados obtidos pelo monitoramento realizados no mês de janeiro de 2014. Seguem as análizes:

Conclusão:

O resultado apresentou concentração elevado de PST, ultrapassando os padrões de qualidade do ar. Na região o clima tem duas estações marcantes, uma seca e outra chuvosa, que refletem na sazonalidade da qualidade do ar. As questões que mais chamam a atenção estão relacionadas com as emissões veiculares, com o cenário de uma frota crescente e com a região administrativa da Fercal, devido à presença de indústrias poluentes, grande fluxo de veículos pesados movidos a diesel e ressuspensão da poeira.

As condições apresentadas podem causar danos a saúde da população, agravando os sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta e ainda apresentar falta de ar e respiração ofegante. Efeitos ainda mais graves à saúde de gupos sensíveis( crianças, idosos e pessoas com problemas cardiovasculares.

Algumas medidas que podem ser adotadas para diminuir a poluição do ar:

- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene)

-Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada.

- Sempre que possível usar o sistema de transporte público, ou ainda utilizar a bicicleta.

- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes na indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com